Haikai
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. Gagaku, de Olivier Messiaen
A tensão entre nostalgia e inovação se manifesta de maneira única em Gagaku, o quarto movimento de Sept Haikai, de Olivier Messiaen. A religiosidade de Messiaen representa uma forma de nostalgia para a vanguarda intelectual francesa. Messiaen considera o senso de ritual e de estase como expressões musicais do sagrado. Através da comparação da estrutu
Per Musi. Publicado em: 2012-06
-
2. Haikai e performance: imagens poéticas
Esta tese se dedica a estudos sobre o haikai e a performance, buscando estabelecer pontos de interseção entre aquela espécie de poesia japonesa e este campo de ação e reflexão, onde se conjuga a teoria e a prática. A partir de percursos referenciais a respeito de ambas as formas, a pesquisa procura criar uma interlocução entre os modos de pensar oci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
-
3. O Haikai nas artes visuais: tradução intersemiótica / O Haikai nas artes visuais: tradução intersemiótica
Based on the theory of Intersemiotic Translation developed by Julio Plaza, the central purpose of this research is to analyse the process of recreation of aesthetical forms in intersemiotic translations of haiku into the universe of visual arts. More specifically, considering the peculiarities of this type of poem in its syntactic, semantic, and pragmatic as
Publicado em: 2007
-
4. Fotografias do cotidiano : a consagração do instante em Rubem Braga e Alice Ruiz / Fotografias do cotidiano : a consagração do instante em Rubem Braga e Alice Ruiz
Fotografias do cotidiano: a consagração do instante em Rubem Braga e Alice Ruiz é um estudo em que se reúnem crônica e haicai. Gêneros literários que, mesmo diferentes, apresentam um vínculo: o cotidiano. Apesar de apontar um objeto comum como elemento de aproximação entre os gêneros, levam-se em conta as especificidades de cada um. A intenção d
Publicado em: 2006
-
5. Cinema e poesia: uma relação intersemiótica em Akira Kurosawa
This work proposes a reflexion about the intersemiotic translation between cinema and the poetic language as from an analysis of the film Dreams (Japan, 1990), by the Japanese director Akira Kurosawa under an esthetic and semiotic perspective. Such approach takes, as its basic assumption, the reflection of the presence of poetic elements in the construction
Publicado em: 2006