Gumbrecht
Mostrando 37-46 de 46 artigos, teses e dissertações.
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37. A dimensão performativa do gesto na prática docente
O presente estudo, de caráter ensaístico, discorre, desde um ponto de vista filosófico, sobre o sentido do gesto em geral e na prática educativa. A análise procede da diferenciação do sentido do gesto do mero gesto motor em relação aos gestos figurado ou expressivo a partir da qual se depreende a acepção própria de gesto à investigação. Infere
Revista Brasileira de Educação. Publicado em: 2010-12
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38. PAST PRESENT - READING PEDRO NAVA IN THE 21ST CENTURY / PASSADO PRESENTE ¿ LENDO PEDRO NAVA NO SÉCULO XXI
O presente trabalho propõe uma perspectiva de leitura, em vertente contemporânea, das memórias de Pedro Nava, a partir das propostas teóricocríticas formuladas por Paul Zumthor, Susan Sontag e, em especial, Hans Ulrich Gumbrecht. O conceito de produção de presença, cunhado por este estudioso, serviu como ponto de partida para a análise da construç�
Publicado em: 2010
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39. Hibridização, discurso, mentalidade : frestas para uma história da literatura brasileira?
Estudo da hibridização no discurso do romance brasileiro, representado por Memórias de um sargento de milícias (1854-55), de Manuel Antônio de Almeida; Os sertões (1902), de Euclides da Cunha; Memórias sentimentais de João Miramar (1924), de Oswald de Andrade, e Boca do inferno (1989), de Ana Miranda, percebida como fonte ou fresta para uma história
Publicado em: 2010
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40. TRANSLATING POETRY: FACE-TO-FACE WITH HILDA HILST AND ADÍLIA LOPES / UM CORPO A CORPO COM A POESIA: TRADUZINDO HILDA HILST E ADÍLIA LOPES
O objetivo desta dissertação é realizar versões comentadas para o inglês de poemas de Hilda Hilst e Adília Lopes; e apresentar teorias e reflexões críticas sobre poesia e tradução. Da brasileira Hilda Hilst são traduzidos poemas do livro Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (1974). São marcas desses poemas a complexidade formal, a musicalidade
Publicado em: 2010
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41. Em 1975 : três romances brasileiros
Esta dissertação de Mestrado estuda o ano de 1975 a partir dos conceitos de dispositivo, que são artefatos ou práticas cotidianas, e de código, opções culturais dispostas em pares de oposição, reproduzindo o experimento realizado por Hans Ulrich Gumbrecht no seu livro Em 1926: vivendo no limite do tempo. A partir dos dispositivos e códigos definido
Publicado em: 2008
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42. PASTS, PRESENTS AND PRESENCES: HISTORICAL SIMULTANEITY IN HANS ULRICH GUMBRECHT / PASSADOS, PRESENTES E PRESENÇAS: A SIMULTANEIDADE HISTÓRICA EM HANS ULRICH GUMBRECHT
Passados, Presentes e Presenças: A Simultaneidade Histórica em Hans Ulrich Gumbrecht. Tomando o experimento historiográfico, Em 1926: Vivendo no Limite do Tempo de Hans U. Gumbrecht como ponto de partida, visa-se aqui investigar certos aspectos centrais nos estudos teóricos de literatura atuais. É com um inusitado Manual do Usuário que Gumbrecht inaugu
Publicado em: 2007
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43. Para além da autoconsciência moderna: a historiografia de Hans Ulrich Gumbrecht
Neste artigo, apresento uma análise dos aspectos historiográficos da obra de Hans Ulrich Gumbrecht. Acompanhado o desenvolvimento de sua teoria da modernidade e das conseqüências dessa teoria para a escrita da história e para a auto-consciência disciplinar. Por fim, proponho uma releitura da história da historiografia através dos dois tipos de cultur
Varia Historia. Publicado em: 2006-12
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44. O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL / THE TASTE OF A LUTA: OS SERTÕES AS A STRATEGIC THEATRICAL CONSTRUCTION
O gosto da luta. Os sertões como estratégia de construção teatral propõe um olhar sobre A luta (2005-2006), última parte do espetáculo em movimento Os sertões, transcriação do livro de Euclides da Cunha realizada por José Celso Martinez Corrêa. A investigação situada no contexto de resistência do Teatro Oficina contra a especulação imobiliá
Publicado em: 2006
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45. Caio Fernando Abreu: em busca de Dulce e de si mesmo
Esta dissertação centra-se no campo da análise literária e focaliza o romance de Caio Fernando Abreu, Onde Andará Dulce Veiga? Um Romance B. A pesquisa se detém em dois momentos: a contextualização contemporânea do gênero romance, especialmente no Brasil, e a análise do corpus, sob a luz de teorias que discutem a contemporaneidade. O trabalho perg
Publicado em: 2005
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46. DIMENSIONS PERFORMATIVES DE L¿EXPÉRIENCE THÉÂTRALE CONTEMPORAINE: UN DIALOGUE CONSTRUCTIVISTE AVEC RENÉ POLLESCH / ACENTOS PERFORMATIVOS NA EXPERIÊNCIA TEATRAL CONTEMPORÂNEA: UM DIÁLOGO CONSTRUTIVISTA COM RENÉ POLESCH
Esta tese se propõe à construção de uma perspectiva teórica que observe determinados experimentos teatrais contemporâneos a partir de sua performatividade e de possíveis deslocamentos entre a atividade teórica e a prática teatral. As proposições de Hans Ulrich Gumbrecht, bem como as pesquisas da teórica do teatro Josette Féral ¿ buscando integr
Publicado em: 2001