Grotowski
Mostrando 49-60 de 70 artigos, teses e dissertações.
-
49. Treinamento do ator : plano para a reinvenção de si
Esta pesquisa busca ampliar os estudos sobre a formação do ator visando identificar e explorar princípios e procedimentos que promovam a autonomia técnica e criativa do ator no exercício profissional. A proposta de treinamento tem por base as práticas de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e das experiências junto ao grupo Internac
Publicado em: 2009
-
50. Movimentos de encenação em corpos de pensamento-criação
Essa dissertação se insere no campo das artes cênicas, constituindo uma reflexão teórica acerca da direção teatral e de procedimentos empregados na produção de três espetáculos da Santa Estação Companhia de Teatro (Porto Alegre/RS). A pesquisa refere-se a minha experiência como diretora da companhia e portanto, não se faz de forma distanciada,
Publicado em: 2009
-
51. Altered states of consciousness in art media: the role of the body in the actors work / Estados alterados de consciência em artemídia: o papel do corpo no trabalho do ator
É cada vez mais comum a utilização de tecnologias nos processos comunicacionais em arte. Acoplamentos de próteses ao corpo e hibridização de linguagens cênicas se sucedem. Tais processos, em sua maioria, são realizados sob a perspectiva do diretor, do coreógrafo ou do crítico de arte. Aqui é proposta uma análise pelo corpo em ação no meio. O ob
Publicado em: 2008
-
52. Movimento expandido: Confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarino
Esta dissertação investiga a confluência entre a dança e o teatro na composição do bailarino, participante da criação e da cena. Baseando-se em um estudo teórico e em depoimentos concedidos por artistas de Belo Horizonte, que participaram de processos de criação envolvendo as interfaces entre o teatro e a dança, a pesquisa se interessa pela manei
Publicado em: 2008
-
53. Vakhtangov in search of the theatricalization / Vakhtangov em busca da teatralidade
Vakhtangov in search of the theatricalization takes as an object of study the ways of formation of scene and the proposals for the work of the actor in the last works developed by the Russian director, in the years of 1920-1922, and his contributions for the contemporary theater. During this period, there were analysed the proposals of re-creation of concept
Publicado em: 2008
-
54. Respiros: por um estado de jogo entre o teatro e a clínica
This work is the effort to promote a conversation beetwen theatre and clinic, where the and, the intersection, is considered the main point. With this aim, the concept of encounter is taken as a mediator for the exercise of writing and thinking. To find a way in beetwen these two fields, a territory of research is created which is denominated as teatrar (to
Publicado em: 2008
-
55. Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas.
Esta dissertação consistiu numa reflexão sobre o trabalho de voz desenvolvido com os alunos das séries iniciais dos cursos de Teatro da Faculdade de Artes do Paraná, no que diz respeito ao domínio técnico e expressivo do corpo para a expressividade vocal. Tendo como referenciais teóricos do Teatro - Stanislavski e Grotowski - meu objetivo foi estudar
Publicado em: 2008
-
56. Do silêncio ao grito: as estratégias do encenador-educador Luiz Marfuz na direção dos jovens do Liceu para o espetáculo Cuida Bem de Mim.
A dissertação DO SILÊNCIO AO GRITO: as estratégias do encenador-educador Luiz Marfuz na direção dos jovens do Liceu para o espetáculo Cuida Bem de Mim, faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, dentro da linha Poéticas e Processos de Encenação. Traz o estudo de um projeto de arte-educação envolv
Publicado em: 2008
-
57. Do silêncio ao grito: as estratégias do encenador-educador Luiz Marfuz na direção dos jovens do Liceu para o espetáculo Cuida Bem de Mim.
A dissertação DO SILÊNCIO AO GRITO: as estratégias do encenador-educador Luiz Marfuz na direção dos jovens do Liceu para o espetáculo Cuida Bem de Mim, faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, dentro da linha Poéticas e Processos de Encenação. Traz o estudo de um projeto de arte-educação envolv
Publicado em: 2008
-
58. A espetacularidade da performance ritual no Reisado do Mulungu (Chapada Diamantina - Bahia)
O ritual de visita do Reisado, prática religiosa do catolicismo rural, se baseia nas relações de troca material/espiritual entre o grupo de devotos e as pessoas visitadas. Os Santos de devoção abençoam as casas através da visita anual do Reisado. Este artigo sobre a dimensão espetacular do corpo nesse ritual focaliza os processos de montagem da perfo
Religião & Sociedade. Publicado em: 2007-07
-
59. Entre a precisão e espontaneidade: Grotowski e os princípios pragmáticos do trabalho do ator
This work approaches the relationship between precision and spontaneity as a pragmatic principle of the actor s craftsmanship base, from the texts and reports of the polish director Jerzy Grotowski. The analysis is led by a pragmatic logic, in which the concepts are dynamically connected with the practice. We observe the pair, precision and spontaneity, situ
Publicado em: 2007
-
60. A criação de textos teatrais a partir de jogos e das peças didáticas de Bertolt Brecht.
This work deals with a project of research and action carried through with a group of young people of a popular neighborhood in Salvador that searched to understand the emancipating potentials that the activity Theater-education could afford the participants. Such a perspective seeked the development of a methodology of education of the theater, from teatric
Publicado em: 2007