Grotowski
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25. Teatro Pobre: meta ou caminho?
RESUMO Este texto é uma resenha do livro Para um Teatro Pobre, de Jerzy Grotowski, recentemente publicado no Brasil com nova tradução de Ivan Chagas. Primeiramente, apresenta-se um breve histórico desse livro, que é uma das mais importantes obras escritas na área de Artes Cênicas, uma vez que contribuiu expressivamente para estabelecer novos parâmetr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
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26. Uma Arte do Encontro
RESUMO A partir da abertura para pesquisas dos arquivos da segunda parte da vida de Grotowski, este texto se debruça sobre as concepções de teatro do mestre polonês, nas quais ele o descreve como a arte do encontro. Trata-se, ao mesmo tempo, de colocar essa proposição nas interrogações de uma época e de mostrar como esse encontro é o anátema que r
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
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27. O Espectador-Hóspede
RESUMO O texto trata das reflexões de um antropólogo que seguiu durante anos a atividade performativa de Thomas Richards, que dá prosseguimento à pesquisa de Jerzy Grotowski sobre a Arte como veículo. Não se entra no mérito das técnicas e dos métodos de trabalho, mas se levanta os efeitos, ou ainda, os reflexos de uma série de obras que não são c
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
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28. A Voz e o Campo de Visão / The Voice and the Field of Vision
This research focuses on studying the actors voice in the improvisational game developed by PhD. Marcelo Lazzaratto called Field of Vision, which has only one rule in its dynamics: follow any movement that appears on the field of vision of the actor. As the Field of Vision is a very simple and vast game, many aspects that make up the voice of the actor in fi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2012
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29. Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator / Riding on the wind : Buddhist meditation contributions in the actor formation process
Este trabalho procura discutir a relação entre meditação budista e treinamento de atores. Há mais de um século o budismo tem sido objeto de estudo de acadêmicos da Europa e América. Ao longo desse período um vasto material foi produzido e disponibilizado falando sobre a filosofia, a religião e as práticas culturais ligadas as diferentes tradiçõe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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30. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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31. Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
Essa dissertação examina questões relativas à ética nas relações construídas no convívio do processo de criação da prática teatral, a partir de observações colhidas durante os ensaios do espetáculo Primeiro Amor, do Grupo Neelic, de Porto Alegre (RS). O trabalho de campo, registrado em vídeo e acompanhado de diários de ensaio, cartas de inte
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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32. Corpo-voz em contexto coletivo: aÃÃes vocais formativas no canto coral. / Body-voice in collective context: voice actions formative in choral singing.
Corpo e voz estÃo juntos como um instrumento integral na atividade de cantar. O objetivo deste trabalho à entender como se vivencia esse corpo Ãnico no processo ensino-aprendizagem do canto. Para tal, investiguei o processo de montagem de espetÃculos cÃnico-musicais desenvolvido pelo Coral da Universidade Federal do CearÃ. Utilizei as ideias de Dalcroz
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2011
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33. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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34. Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante.
Esta dissertação examina as noções de ―corpo‖ e ―organicidade‖ em Grotowski, a partir de suas práticas teatrais, desde os primeiros espetáculos até o Príncipe constante à exceção de Akropolis -, no intuito de examinar suas buscas, processos de criação, rejeições, retomadas e descobertas. Grotowski manteve, através de r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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35. O LUME no contexto do Teatro de Pesquisa do Século XX / The LUME in the context of twentieth century research theater
Esta pesquisa tem por objetivo contextualizar a experiencia do grupo LUME (Nucleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) dentro da tradicao do Teatro de Pesquisa do seculo XX. Na primeira parte do trabalho, identificamos o movimento historico que possibilitou a consolidacao de um teatro com base no ator no seculo XX e mapeamos os principais ponto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/02/2011
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36. De Volta à Sala Fechada: o meu diálogo com Jerzy Grotowski
RESUMO A partir da leitura de cartas e textos de Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e Constantin Stanislavski, este texto discute as diferentes compreensões do autor acerca da obra de Grotowski. Ao comparar diferentes passagens de escritos de Grotowski e Stanislavski, este texto elucida e problematiza, do ponto de vista histórico, alguns elementos na genealogi
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-06