Graffiti
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25. Construções, desconstruções e reconstruções: histórias do grafite contemporâneo goianiense / constructions, deconstructions and reconstructions: stories of Goiânias contemporany graffiti
Esta pesquisa, ligada à linha de pesquisa Teoria, História e Crítica da Arte e da Imagem do Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual, se baseia nas propostas de História da Imagem para discutir o grafite goianiense na contemporaneidade. É um trabalho que busca sustentação nas teorias pós-modernas, adotando como metodologia a pesquisa qualitativ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/07/2010
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26. Construções, desconstruções e reconstruções: histórias do grafite contemporâneo goianiense / constructions, deconstructions and reconstructions: stories of Goiânias contemporany graffiti
This research, linked to the research line Theory, History and Criticism of Art and the Image of the Graduate Program in Visual Culture, is based on proposals of the Image of History to discuss the graphite in Goiânia nowadays. It is a job search support in post-modern theorys, adopting a qualitative research methodology as effected through interviews with
Publicado em: 2010
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27. A gente chega e se apropria do espaço! Graffiti e pichações demarcando espaços urbanos em Porto Alegre
Este estudo problematiza práticas culturais de tribos de jovens grafiteiros e pichadores em espaços urbanos de Porto Alegre – RS, entre os anos de 2008 e 2009. Tem como referencial teórico o campo dos Estudos Culturais, da Cultura Visual e busca ferramentas metodológicas da etnografia pós-moderna. O corpus da pesquisa foi construído a partir de fotog
Publicado em: 2010
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28. Diálogo de traços : etnografia dos praticantes de apropriações visuais do espaço urbano em Porto Alegre
Esta etnografia, apoiada nas inserções exploratórias da pesquisa de campo, recusa certa fronteira pré-estabelecida entre graffiti e pichação (forjada mediante a suposta supremacia estética e moral do primeiro com relação à segunda) e os considera como práticas de apropriações visuais realizadas no espaço da cidade. A partir dessa posição em c
Publicado em: 2009
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29. Ponto e Linha sobre Plano : a pichação na região central da cidade de Porto Alegre
A partir do diálogo interdisciplinar, este trabalho propõe uma reflexão acerca da pichação portoalegrense e de sua relação com o espaço urbano, em especial o patrimônio público edificado visando à conversão do objeto de pesquisa em um documento histórico. Todavia, documentalizar um objeto tem como contrapartida um ato de monumentalização deste
Publicado em: 2009
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30. The poetics of Gentileza : a carioca heritage / A poetica de Gentileza : um patrimonio carioca
O Profeta Gentileza é conhecido na cidade do Rio de Janeiro por ter executado um trabalho de intervenção visual plástico de grande dimensão no espaço urbano. Profetizando entre os carros, nas avenidas e na barca que liga o Rio a Niterói, tornou-se uma lenda urbana a partir da década de sessenta até os dias atuais. O trabalho realizado por Gentileza
Publicado em: 2009
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31. Onde Está Banksy?
Banksy é um codinome autoral, uma assinatura de grafites e estênceis que se assomam aos muros, às fachadas, às ruas, às praças da Inglaterra desde a última década, propagando-se por outros tantos espaços urbanos ao redor do mundo (da Europa à América Latina, dos Estados Unidos à Palestina), um trânsito, uma atitude já típica da nova geração
Publicado em: 2009
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32. Graffitações televisivas: um estudo cartográfico sobre a atualização do graffiti na MTV
A pesquisa que toma forma nas páginas desta dissertação de mestrado problematiza o graffiti na mídia TV, considerando sua atualização na Music Television (MTV) brasileira. A dissertação, inserida na linha de pesquisa de Audiovisualidades do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNISINOS, partiu da intuição de uma graffitação televisiva
Publicado em: 2008
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33. As escritoras de grafite de Porto Alegre: um estudo sobre as possibilidades de formação de identidade através dessa arte
Esta dissertação tem como objetivo analisar a formação de identidade social das grafiteiras de Porto Alegre. Estas escritoras de rua imprimem nos muros uma prática de construção de identidade, como mulheres conquistando espaço em um território até então predominantemente masculino - o mundo do grafite e do hip hop. É possível perceber o grafite
Publicado em: 2008
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34. Beauty that makes table: the ratio of domestic workers with the media, beauty and consumption / Beleza que põe mesa : a relação de trabalhadoras domésticas com mídia, beleza e consumo
This dissertation analyzes the relationship between popular segments of society - especially the category of domestic workers - with the media, consumerism and beauty. The reason for our choice of domestic workers is because this profession has, simultaneously, many characteristics that allow it to be considered as subaltern: its undervaluation due to hybrid
Publicado em: 2008
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35. Pichadores and graffiters : artistic manifestations and preservation politics of the historical and cultural patrimony of Campinas-SP / Pichadores e grafiteiros : manifestações artisticas e politicas de preservação do patrimonio historico e cultural da cidade de Campinas-SP
This work is about two kinds of urban manifestation that happen out of the oficial places of production and circulation of art: the pichação and graffiti. Here we intend to expose another character of the pichação and graffiti - more than the marginal and the criminal character - the artistic and cultural expression. Then, rebuilt the social history of t
Publicado em: 2007
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36. A PEDAGOGIA DO SPRAY: O QUE FAZ O GRAFITEIRO, GRAFITEIRO / THE PEDAGOGY OF THE SPRAY: HOW ONE BECOMES A GRAFFITI WRITTER
A document of performance. This is the format of this thesis. Its main task consists in a search for the meanings of the graffiti from the standpoint views and depositions of seven young graffiti writers belonging to the upper-medium class of the southern area of the city of Rio de Janeiro. It also deals with the interpretation of the photographic images of
Publicado em: 2006