Glauber Rocha
Mostrando 37-48 de 58 artigos, teses e dissertações.
-
37. Sertão e Narração: Guimarães Rosa, Glauber Rocha e seus desenredos
Este texto busca verificar as formas de construção da nação em Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa, e Deus e o Diabo na terra do sol, de Glauber Rocha. Utilizando autores como Homi Bhabha, Stuart Hall, Walter Mignolo, Veena Das, o texto indaga de que forma esses autores construíram o sertão.
Sociedade e Estado. Publicado em: 2008-04
-
38. Tratamento coadjuvante da arterite de Takayasu através de angioplastia transluminal percutânea com stents: relato de caso e revisão de literatura
Os autores fazem uma breve revisão de literatura sobre o uso coad-juvante de stents na arterite de Takayasu e apresentam um relato de caso de uma mulher jovem, 27 anos de idade, com quadro de cefaléia holocraniana acompanhada de náuseas, síncopes e tonturas. Concomitantemente apresentou turvação visual e claudicação de membros superiores. Entre as v�
Revista Brasileira de Reumatologia. Publicado em: 2008-04
-
39. Por um cinema político tricontinental: a guerrilha imagética de Glauber Rocha contra o leão das sete cabeças imperiais / By a political film "tricontinental": the guerrilas imagery of Glauber Rocha agains imperial lion of the seven heads
Engajado no exercício de uma prática cinematográfica que objetiva denunciar os males da opressão, Glauber Rocha adquiriu prestígio internacional com uma produção marcada por dimensões políticas. Analisar os atributos políticos e estéticos presentes em O leão de sete cabeças, filmado no Congo, em 1969, é a proposta deste trabalho. No filme, ao d
Publicado em: 2008
-
40. O sertão dilacerado: outras histórias de Deus e o Diabo na terra do sol
A busca deste texto será a de compreender como uma das mais importantes narrativas do cinema nacional - Deus e o Diabo na terra do sol, de Glauber Rocha (1963) - construiu o sertão, quais as imagens e as figuras utilizadas, ecomo esse sertão delineia e projeta o Brasil.
Lua Nova: Revista de Cultura e Política. Publicado em: 2008
-
41. Derrida com Makumba: o dom, o tabaco e a magia negra
O cachimbo e o número quatro: dois traços, repetição infinita. Mallarmé, O Azul, do infinito-quatro à série infinita. As cinzas do cachimbo, as cinzas de Auschwitz, as cinzas de Rui Barbosa. Tabaco, planta da América: uso religioso e medicinal. Tabaco e cachimbo como dom, remédios. Colombo descobre o tabaco. O ouro de Colombo e sol de Mallarmé. Ín
Publicado em: 2008
-
42. Cabra marcado para morrer: mosaico de fragmentos no documentário de Eduardo Coutinho
O objeto deste estudo é o documentário brasileiro "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, do qual serão analisados os elementos constitutivos, que se apresentam em forma de fragmentos recuperação da memória dos personagens, cenas remanescentes do primeiro projeto que fora interrompido pela Ditadura Militar, depoimentos, imagens de arquivo, ma
Publicado em: 2008
-
43. A estética teatral no cinema de Glauber Rocha (Artaud e Brecht)
A presente dissertação visa a uma abordagem crítica da linguagem cinematográfica de Glauber Rocha, enfocando principalmente suas relações com a estética teatral. Para tanto, desenvolveremos um estudo sobre três filmes de sua cinematografia: Barravento (1961), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963) e Terra em Transe (1967). As referências teatrais abo
Publicado em: 2007
-
44. O cinema tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974) / Le cinéma tricontinental de Glauber Rocha: politique, esthétique et révolution (1969-1974)
Cette thèse a pour but danalyser trois films que le cinéaste brésilien Glauber Rocha a réalisés à létranger: O leão de sete cabeças (Congo/Italie/France, 1970), Cabeças cortadas (Espagne, 1970) et História do Brasil (Cuba/Italie, 1972-74, co-réalisation de Marcos Medeiros). Nous partons de lidée selon laquelle la production des significations de
Publicado em: 2007
-
45. Utopia Selvagem, de Darcy Ribeiro e A Idade da Terra, de Glauber Rocha: o visível, as vozes e a antropofagia
Essa dissertação tem por objetivo estudar a interlocução entre Glauber Rocha e Darcy Ribeiro, a partir do visível, das vozes, da antropofagia em Utopia Selvagem: saudades da inocência perdida, uma fábula, do roteiro de Idade da Terra e o respectivo filme. Para isso, esse texto será composto por três capítulos.O primeiro fará aproximação entre a
Publicado em: 2007
-
46. Cinema e geografia : a idealização do rural
O presente trabalho tem por objetivo analisar duas películas fílmicas, que retratam os movimentos de resistência dos insurgentes da história brasileira. Os filmes analisados são “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha, produzido em 1969 e “Cabra Marcado Para Morrer”, (1964 – 1984) de Eduardo Coutinho. Ambas as pelícu
Publicado em: 2007
-
47. The Cangaço in Brazilian cinema / O cangaço no cinema brasileiro
The cangaço was a kind of social banditry that occurred in the Northeast of Brazil between the years 1870 and 1940. This historic movement was portrayed in the Brazilian cinema through different periods, by diverse forms. The first films approaching this thematic were developed from 1920 decade on. The cangaço is structured as a specific genre during the 1
Publicado em: 2007
-
48. A viagem no cinema brasileiro : panorama dos filmes de estrada dos anos 60, 70, 90 e 2000 no Brasil / The trip on Brazilian Cinema : an overview about brazilian road movies of 60´s, 70´s, 90´s and 2000
The present dissertation is an overview about brazilian road movies made on 60´s, 70´s, 90´s and 2000 and the questions that it brings up, like the personal and brazilian identity quests inside a journey across the country. For this reflexion it was annalyzed the mainly road movies of each decade: in 60´s, Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, B
Publicado em: 2007