Gilles Deleuze
Mostrando 25-36 de 384 artigos, teses e dissertações.
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25. Língua Mata Virgem Brasílica: um perspectivismo dos saberes transversos
Resumo: Apresenta-se um conjunto de recorrências discursivas em torno do problema da exterioridade americana, evidenciando linhas de força de um imaginário e de uma linguagem que constituem dispositivos coloniais. Como estratégia metodológica, assinala-se modos pelos quais a imagem da Imaculada Conceição é dada numa fulguração figurativa, rompendo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 25/03/2019
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26. Pina Bausch e Café Müller no Cinema: a mise-en-scène da copresença do corpo e dos olhos fechados
Resumo: O artigo pretende refletir sobre a questão da copresença do corpo dançante no excerto Café Müller, de Pina Bausch, sob o olhar cinematográfico de Wim Wenders em Pina (2011). Como ancoragem teórica, traz-se à cena o ensaísta e cineasta Jean-Louis Comolli ‒ mise-en-scène, representação, copresença ‒ e a filosofia do cinema da diferenç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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27. Memórias dos corpos sem órgãos nas duas Agdas, de Hilda Hilst
Resumo: “Alguém lhe toca, minha senhora? Ele disse isso.” É uma pergunta que move o conto Agda (1), de Hilda Hilst. A indagação é feita pelo médico de Agda, personagem um tanto deslocada psicossocialmente de sua rede interpessoal. Esse conto faz parte do livro Kadosh, no qual há outro conto com título idêntico, Agda (2). Hilda Hilst representar�
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 11/06/2018
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28. 1968 na França - 2013 no Brasil: Acontecimentos-Resistências
Resumo Movidas pela afirmação de Gilles Deleuze que qualifica o Maio de 68 francês como um Acontecimento, passamos a nos perguntar: qual o significado desta afirmação? O que este conceito filosófico expressa? Poderíamos considerar Junho de 2013 no Brasil um Acontecimento? Este texto surge no percurso desafiador destas interrogações. Além das contr
Rev. Direito Práx.. Publicado em: 2018-06
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29. Carmelo Bene, uma Máquina de Guerra Gaguejante
Resumo: O artigo apresenta uma das temáticas suscitadas pela pesquisa, ainda em andamento, da obra do artista italiano Carmelo Bene. A autora retoma uma relação que já havia feito, no início da pesquisa, entre o conceito beneano de máquina atorial e o conceito deleuze-guattariano de máquina de guerra, acrescentando-lhe elementos de uma abordagem da ga
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-03
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30. Deleuze, color y cosmos-Klee
Abstract: In this work we seek to propose a theory of color through Deleuzian inspiration; that is, we will propose a theory that looks on color as multiplicity and event. We therefore practice a route through some Deleuzian passages that will allow us to move forward in this proposal and take it to the territory of art. We do this in order to establish an i
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2018-03
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31. O corpo intensivo e a educação física
Resumo O artigo discute o conceito de corpo paradoxal, como proposto pelo filósofo português José Nuno Gil. Para ele, o corpo está apoiado em um estatuto ontológico no qual não seria um mero coadjuvante da existência humana, objeto do qual reclamar posse pela razão ou pela cultura, mas, sim, um corpo intensivo. Para tanto, evidencia a relação que e
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2018-03
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32. DELEUZE AND FILM’S PHILOSOPHICAL VALUE
RESUMO Neste ensaio analiso as diferentes modalidades de pensamento que ocorrem entre a filosofia e as imagens em movimento partindo da distinção metafilosófica elaborada por Gilles Deleuze entre “pensar” e “filosofar”. Esta é uma distinção fundamental para a possível elaboração de uma filosofia do cinema, ou, pelo menos, para afirmar que �
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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33. Encruzilhadas no coração de Shirley: a cidade, o gênero e o corpo no cinema de Edyala Yglesias
O livro surge do fascínio do autor Jober Pascoal pelo filme No coração de Shirley, realizado por Edyala Iglesias, em 2002, com suas personagens divergentes, a cidade que lhe deu forma e a realidade que o produziu. Em um texto rigoroso e criativo, Jober Pascoal faz do filme, um curta-metragem de 20 minutos de duração, o núcleo de seu trabalho, articulando o filme e a cidade de Salvador para discutir gênero e o mercado do sexo num tradicional local de trabalho noturno de prostitutas e travestis. Manejando um número expressivo de referências bibliográficas e filmografias – de Michel Foucault a Gilles Deleuze; de Simone de Beauvoir a Judith Butler; de Ítalo Calvino a Pierre Bourdieu, entre tantos outros autores, Jober Pascoal cria um instigante percurso de análise que vai da “cidade invisível”, obscura e alegórica, a “cidade proibida”, aquela reinventada por atos de micro resistências, em cada uma de suas três perspectivas de abordagem: a cidade, o gênero e o corpo.
Autor(es): Brito, Jober Pascoal Souza
EDUNEB. Publicado em: 2018
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34. O canto dos malditos: uma análise quantitativa da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira (1990-2010)
Resumo O artigo em questão apresenta um panorama da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira, apreciando o intervalo entre os anos 1990 e 2010. Trata-se de um estudo quantitativo, levando em consideração os artigos em Educação que trabalham com o dispositivo conceitual de Deleuze, elaborado ou não em parceria com Fél
Pro-Posições. Publicado em: 2017-12
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35. Literatura, imperialismo mundial integrado e biopolítica: Parque Industrial , Marco Zero e PanAmérica
resumo Em diálogo polifônico com Jacques Rancière (2009), Michel Foucault (1999), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2008), Samir Amin (2005), Agamben, (2008), entre outros, este artigo põe em destaque a indiscernibilidade atual entre biopolítica, espetáculo e imperialismo mundial integrado, ao mesmo tempo que procura analisar processos de resistência
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
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36. A analítica da finitude como uma semiologia dos saberes e das práticas sobre o homem: esboço de uma crítica ao pensamento antropológico na Educação
Resumo Neste trabalho, apresenta-se o esboço de uma crítica aos argumentos que promovem a imagem antropológica do pensamento como concepção fundamental à Filosofia da Educação, isto é, como um tipo e um emprego particulares de Antropologia filosófica. Com efeito, esta concepção moderna da Filosofia define a Educação como a realização de um pr
Pro-Posições. Publicado em: 2017-12