Gestos Na Musica
Mostrando 1-12 de 34 artigos, teses e dissertações.
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1. Quais atividades educativas o Auxiliar em Saúde Bucal poderia realizar sem a presença do Cirurgião-Dentista?
A motivação e a educação em saúde são de extrema importância na promoção da saúde bucal da população e devem ser trabalhadas o mais cedo possível junto aos indivíduos. Desta maneira, a idade escolar é um período adequado para o trabalho de motivação, porque a criança já desenvolveu habilidades manuais e uma noção das relações de ca
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
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2. Políticas de solidariedade em acampamentos de fãs em shows de música pop
Resumo Debate-se como os acampamentos de fãs em espetáculos de música pop internacionais que passam pelo Brasil são emblemáticos para se perceber a colonialidade (QUIJANO, 2010) e a reiteração performática de gestos em torno do fascínio pelo estrangeiro na cultura juvenil brasileira. Postula-se, a partir do debate sobre as Teorias da Performance e d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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3. Performance, significado e interação no musicar participativo/apresentacional de uma roda de choro
RESUMO Rodas de choro são espaços destinados ao musicar do choro, uma música fundamentalmente instrumental que surgiu nas camadas populares do meio urbano no Brasil do século XIX. Atualmente, essas rodas articulam elementos de performances participativas e apresentacionais de acordo com os significados construídos e com as experiências adquiridas. O te
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
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4. SOBREVIVENDO AO ABUSO SEXUAL NO COTIDIANO FAMILIAR: FORMAS DE RESISTÊNCIA UTILIZADAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES
RESUMO Objetivo: apreender formas de resistência utilizadas por crianças e adolescentes em um cotidiano familiar de abuso sexual. Método: pesquisa qualitativa desenvolvida em um Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência no semiárido de Pernambuco, com dados coletados entre junho e novembro de 2014 por meio de entrevista com nove mul
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 03/07/2017
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5. A Música instrumental descritiva de Judith Weir
Resumo Este artigo discute técnicas descritivas abstratas da compositora inglesa Judith Weir em duas composições instrumentais: Distance and Enchantment [Distância e encantamento] para quartet com piano, de 1988, e Musicians Wrestle Everywhere [Músicos lutam em todo lugar], para dez instrumentos, de 1994. Canções folclóricas e locais mencionados e de
Per musi. Publicado em: 2016-04
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6. Anamorfoses na música eletroacústica mista
Uma problemática fundamental da música eletroacústica mista surge em situações ambíguas oriundas das mesclas entre a esfera instrumental e a eletroacústica, que podem colocar em dúvida não somente a origem das fontes sonoras, mas também os processos pelos quais os sons podem ter sido submetidos ao longo da composição. Nesses casos, denominados anamorfoses, surgem desconexões, desvios no desenrolar mais comum e esperado para certos gestos instrumentais. A presença humana na situação da performance tende a polarizar as atenções e, portanto, acentuar essas eventuais distorções, uma vez que as anamorfoses atuam no limiar entre relações audiovisuais mais diretas – o que é visto em termos gestuais é coerente com o que é escutado – e relações mais distantes – o que é visto não apresenta conexão imediata com o que é escutado. Na introdução e na primeira parte do livro é apresentado um panorama histórico da música eletroacústica mista, além de conceitos que servirão de base para fundamentar a problemática das anamorfoses e um mapeamento de exemplos considerados representativos desta problemática. Já na segunda parte do livro o autor busca um aprofundamento da questão por meio da análise de duas obras eletroacústicas mistas: Parcours de l’Entité (1994), de Flo Menezes, e Altra voce (1999), de Luciano Berio. Desse modo, as anamorfoses na música eletroacústica mista são apresentadas tanto do ponto de vista dos materiais musicais em si como da dinâmica global da performance, já que elementos extramusicais são frequentemente previstos por compositores para enfatizar tais distorções.
Autor(es): Gati, Tiago
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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7. Três perspectivas gestuais para uma performance percussiva: técnica, interpretativa e expressiva
Esse artigo¹ propõe uma reflexão sobre a atuação do intérprete percussionista em função dos gestos que o mesmo poderá aplicar sobre uma performance musical. Para uma construção performativa, que acreditamos poder auxiliar na transmissão do conteúdo musical de uma obra, selecionamos três ações gestuais: técnica (relativa aos movimentos corpor
Per musi. Publicado em: 2013-06
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8. Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
Considerando a importância do conhecimento sobre os fatores que podem influenciar a aderência aos programas de exercícios físicos, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar a influência da música na motivação para a prática da ginástica de participantes do projeto de extensão "Ginástica e equilíbrio estético". Para a
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Publicado em: 2012-03
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9. As inter-relações entre os gestos musicais e os gestos corporais na construção da interpretação da peça para piano solo "Sul Re" de Héctor Tosar
O presente trabalho é um estudo do gesto como alicerce da experiência musical. São desenvolvidos os conceitos de gesto musical e gesto corporal e a sua conexão com a interpretação musical. Posteriormente, procedo à análise das inter-relações entre ambos os tipos de gesto na obra para piano solo ¿Sul Re¿ (1981) de Héctor Tosar (1923-2002) na busc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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10. A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
O presente estudo teve por objetivo verificar quais são as estratégias que crianças alfabetizadas (6 a 9 anos), desenvolvem, estando numa situação de ambiência nas múltiplas leituras, para elaborar uma representação gráfica para os sons. Consiste em uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de entrevi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/11/2011
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11. Análise crítica do Ofício Divino das Comunidades
O objetivo do presente trabalho é fazer a análise crítica do Ofício Divino das Comunidades, que é uma proposta de Liturgia das Horas inculturada. A primeira publicação deste livro litúrgico brasileiro data de 1988, e o mesmo já se encontra em sua décima quarta edição (2007). O Ofício Divino das Comunidades, ao longo de mais de duas décadas de e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/10/2011
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12. SUSSAS E CURRALEIRAS KALUNGAS: na Folia do Divino Pai Eterno da cidade de Cavalcante-GO e na Festa de Santo Antônio da comunidade do Engenho II / Sussas andd Curraleiras Kalungas: at the Folia of Divino Pai Eterno of Calvacante and Festa de Santo Antônio of Engenho II community
Esta é uma pesquisa musical da comunidade Kalunga no contexto da Folia do Divino Pai Eterno de Cavalcante-GO e da Festa de Santo Antônio do Engenho II. Durante estas festividades são apresentadas a Curraleira e a Sussa, dois gêneros musicais com estrutura, forma, harmonia, melodia, ritmo e instrumentação hibridizados. A contextualização histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011