Georges Bataille
Mostrando 13-24 de 54 artigos, teses e dissertações.
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13. Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper’s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter
Nosso estudo tem como proposta analisar o informe, anticonceito formulado por Georges Bataille, aplicando-o às obras Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper's son, de Ken Jacobs, e Patterns: divided, mirrored, repeated, de Gerhard Richter. Essas obras se abrem, através de dilaceramentos, para a impossibilidade de lhes fixar
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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14. Da perda do objeto: o encontro sobre o abismo
Resumo Este artigo teoriza sobre a relação entre a perda do objeto de satisfação plena e as possíveis experiências de gozo. A fim de empreender essa discussão serão tomados como centrais os conceitos de das Ding em Freud e objeto a em Lacan, alicerçados nos conceitos de angústia, gozo e erotismo, este último encontrado nas elaborações do filóso
Psicol. USP. Publicado em: 2017-04
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15. A escrita atuante de Carl Einstein
RESUMO Poeta de vanguarda que se tornou historiador e teórico da arte, mediador cultural entre França e Alemanha, Carl Einstein colaborou com diversas publicações (entre as quais Die weißen Blätter, Die Aktion, Das Kunstblatt e Transition). Foi coeditor, com Georg Grosz, de Der blutige Ernst (1919) e, com Paul Westheim, de Europa-Almanach (1925), além
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2016-06
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16. Georges Bataille, Michel Leiris e a experiência do sagrado no entreguerras
O presente artigo tem como objetivo elucidar os usos e sentidos da noção de sagrado nas formulações teóricas e nas trajetórias intelectuais de Georges Bataille (1897-1962) e Michel Leiris (1901-1990) na Paris dos anos 1930. Em meio às diversas experiências estético-políticas da época, que questionavam a
Relig. soc.. Publicado em: 2014-12
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17. L'excrit
Texto originalmente publicado em Po&sie, n° 47, 1988 e coligido em Une pensée finie (1990). Ele se situa no contexto dos trabalhos sobre a comunidade e Georges Bataille. Na primavera de 1983 saía o ensaio La communauté désœuvrée na revista Alea (n° 4), posteriormente (em 1986) incluído no volume homônimo com dois outros ensaios. Trata-se de escreve
Alea. Publicado em: 2013-12
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18. O valor de uso do impossível
Visando à reflexão sobre o projeto da revista Documents, publicada nos anos 1929-1930, o artigo discute as relações entre a arte e a etnografia a partir da noção de "valor de uso", que se tornaria decisiva na obra de Georges Bataille. Para tanto, vale-se de textos publicados na revista por autores como Michel Leiris, Georges Henri Rivière e Carl Einst
Alea. Publicado em: 2013-12
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19. Meditação de método
O artigo aborda a reflexão sobre o método na tradição filosófica, evocando especialmente Descartes, Hegel e Heidegger, no intuito de especular sobre a especificidade do pensamento de Georges Bataille. Retomam-se, assim, noções importantes como comunidade, impossível, não-saber, entre outras
Alea. Publicado em: 2013-12
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20. O touro confrontado: o homem ébrio
Abordando especialmente os anos 1930-1940, o texto ensaia uma aproximação do contexto de produção da obra de Georges Bataille sem perder de vista seu aspecto multifacetado. Filosofia, literatura, política, moral, sociologia, nenhum caminho demasiado direto pode alcançar o que ela tem de essencial, em sua dimensão a um só tempo sagrada, louca, erótic
Alea. Publicado em: 2013-12
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21. Hegel, a morte e o sacrifício
Alea. Publicado em: 2013-12
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22. In-signifiances d'acéphale
O artigo se propõe a discutir a leitura de Bataille empreendida por Blanchot em La Communauté Inavouable, tomando como ponto de referência e de tensão o episódio Acéphale. Especula-se, assim, sobre noções como comunidade, comunismo, amizade, sacrifício.
Alea. Publicado em: 2013-12
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23. A experiência interior como experiência de ator
Trata-se de voltar, com Georges Bataille, a um dos dramas mais excessivos e mais impossíveis de representar de A formação do ator, de Stanislavski: a cena chamada de "o dinheiro queimado". Se Tortsov, o mestre desse ensaio teatral que assume a forma de uma narrativa de formação, não cessa de fazer seus jovens atores repetirem essa cena, ao ponto de ela
Alea. Publicado em: 2013-12
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24. A comunidade dos contemporâneos
A partir da ideia de "contemporâneo", presente em Giorgio Agamben, propõe-se aqui dois caminhos para se conceber a comunidade hoje: 1) A partir do pensamento sociológico que entende a comunidade como substância comum compartilhada (território, cultura, etnia, classe, etc.) ou; 2) A partir do que denominamos filósofos contemporâneos da comunidade (Maur
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-12