Georges Bataille
Mostrando 1-12 de 54 artigos, teses e dissertações.
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1. Corpo e transgressão em Bakhtin e Bataille: um debate de excessos
RESUMO O objetivo deste ensaio é apresentar, em termos comparativos, como o excesso políticoestético é o elemento de aproximação entre os temas do corpo e da transgressão que, dispostos sob contextos diversos, são facilmente encontrados nas obras de Mikhail Bakhtin e Georges Bataille. Assim, ainda que oriundos de campos distintos (dos estudos dialóg
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
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2. A INSURREIÇÃO DA IMAGEM OU QUANDO O CINEMA VISITA RAOUL UBAC
RESUMO A história das imagens no cinema e na fotografia é inscrita sobre uma base material comum coordenada pelos instrumentos de criação da fotografia. Mesmo compartilhando substratos equivalentes, seus processos artísticos não poderiam ser mais dessemelhantes. Neste artigo, colocaremos em evidência algumas iniciativas de cineastas-artesãs que estre
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
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3. Doença de Creutzfeldt-Jakob esporádica rapidamente progressiva: variante Heidenhain isolada ou PRES combinada?
RESUMO A história das imagens no cinema e na fotografia é inscrita sobre uma base material comum coordenada pelos instrumentos de criação da fotografia. Mesmo compartilhando substratos equivalentes, seus processos artísticos não poderiam ser mais dessemelhantes. Neste artigo, colocaremos em evidência algumas iniciativas de cineastas-artesãs que estre
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2021-04
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4. Proteção Miocárdica na Cirurgia Cardíaca – Qual o Método Ideal?
Resumo O objetivo deste ensaio é levantar questionamentos sobre as possibilidades de alteridade dos corpos sem rosto, tendo como preocupação central a pergunta: quanto podemos decompor a figura humana para que esta permaneça humana? Partindo de um conjunto de imagens que trazem a desfigura como elemento pictórico central, o texto discute as possibilidad
Arq. Bras. Cardiol.. Publicado em: 2020-08
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5. A imagem informe: reflexões sobre a alteridade dos corpos sem rosto
Resumo O objetivo deste ensaio é levantar questionamentos sobre as possibilidades de alteridade dos corpos sem rosto, tendo como preocupação central a pergunta: quanto podemos decompor a figura humana para que esta permaneça humana? Partindo de um conjunto de imagens que trazem a desfigura como elemento pictórico central, o texto discute as possibilidad
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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6. Controle da Pressão Arterial: O Segredo é... Trabalho em Equipe!
Resumo O objetivo deste ensaio é levantar questionamentos sobre as possibilidades de alteridade dos corpos sem rosto, tendo como preocupação central a pergunta: quanto podemos decompor a figura humana para que esta permaneça humana? Partindo de um conjunto de imagens que trazem a desfigura como elemento pictórico central, o texto discute as possibilidad
Arq. Bras. Cardiol.. Publicado em: 2020-08
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7. Sobre a mesa de mármore do café, uma iguaria canibal: perspectivas do olho, entre Walter Benjamin e Georges Bataille.
RESUMO Este artigo tem por intuito discutir as relações entre experiência e escrita nas obras de Walter Benjamin e Georges Bataille, tomando como fio condutor as figuras do olho e do olhar. A partir de uma análise das relações críticas que os dois autores estabeleceram com o surrealismo no final dos anos 1920, procede-se em seguida à leitura de dois
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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8. Autoficção e experiência em O pai da menina morta, de Tiago Ferro
Resumo Com base nos conceitos de “experiência do fora” de Maurice Blanchot e “experiência interior” de Georges Bataille, neste artigo analiso o deslocamento do sujeito para o fora no romance O pai da menina morta, de Tiago Ferro. Embora Blanchot recuse o Eu que fala na obra literária e seu discurso pessoal, proponho, ainda assim, como chave de lei
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 27/06/2019
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9. Uma lembrança a Black Narcissus – construindo alteridade e desconstruindo erotismo
Resumo Esta é uma reflexão sobre as estratégias discursivas que o filme britânico Black Narcissus(1946) utiliza quando lida com signos eróticos e raciais ao confrontar as culturas cristã e indiana no espaço colonialista na Era do Hollywood Production Code [“Código de Produção de Hollywood”]. Propomos um diálogo entre as premissas de Georges Ba
Cad. Pagu. Publicado em: 04/10/2018
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10. Os primitivos: Mário de Andrade e Georges Bataille
Resumo Em 1943, Mário de Andrade publica na Revista da Academia Paulista de Letras o ensaio “Primitivos”, em que conceitua o termo baseado no filósofo e etnólogo francês Georges-Henri Luquet (1876-1965). Luquet teve a mesma obra (L’art primitif, 1930) resenhada por Georges Bataille na revista Documents (1930). Este texto reporta-se aos ensaios de A
ARS (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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11. O sol ofuscante de Hilda Hilst e Georges Bataille
resumo Hilda Hilst e Georges Bataille foram autores que desafiaram constantemente os limites éticos e estéticos em seu fazer literário. Neste artigo, tomando a imagem do sol - cara a Bataille -, que tem em si a ideia da transgressão e do interdito, queremos pensar em que medida a atividade literária oscila entre romper os pactos socialmente impostos e p
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
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12. Proust no caminho do mal: o desvio da escrita
Resumo Este artigo analisa, a partir da leitura do livro A literatura e o mal, do filósofo Georges Bataille, a ideia do Mal presente na obra Em busca do tempo perdido, do escritor Marcel Proust, tomando como base a relação (in)satisfeita do narrador com sua amada Albertine e a noção de desvio estabelecida pelo narrador proustiano em relação à homosse
Alea. Publicado em: 2017-12