Game Studies
Mostrando 1-12 de 100 artigos, teses e dissertações.
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1. Comparison of digital games as a cognitive function assessment tool for current standardized neuropsychological tests
Abstract Objective: Cognitive dysfunction may occur postoperatively. Fast and efficient assessment of Postoperative Cognitive Dysfunction (POCD) can minimize loss of quality of life, and therefore, a study comparing a digital game with standard neuropsychological tests to assess executive, mnemonic, and attention functions to evaluate POCD seems to be relev
Brazilian Journal of Anesthesiology. Publicado em: 2022
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2. Prevalence and risk factors for internet gaming disorder
Objectives: To estimate the prevalence of internet gaming disorder (IGD) and associated risk factors in a sample of secondary and postsecondary students from a public federal institution of higher education (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) in Southern Brazil. Methods: The study included a sociodemographic questionnaire, the Beck Dep
Braz. J. Psychiatry. Publicado em: 2020-10
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3. Terrorismo químico: proposta de modelagem de risco envolvendo ricina em eventos de grande visibilidade no Brasil
RESUMO Grandes eventos estão no centro de estratégias terroristas e vem-se repetindo com frequência no âmbito internacional. Durante os últimos anos, o Brasil é palco de megaeventos esportivos; e este ano sediará a Copa do Mundo Fifa Sub-17. Assume-se que a maior exposição, nesses contextos, aumenta a vulnerabilidade ante as ameaças não convencion
Saúde debate. Publicado em: 13/01/2020
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4. Translating the Rules of Football in South America, 1863-1914
Resumo Este artigo explora o início da história da Association Football na América do Sul através do estudo de caso das primeiras traduções das regras do jogo do inglês para o português e o espanhol. Demonstra, por meio de uma comparação das diferentes temporalidades e contextos desses documentos, a natureza conectada e transnacional do esporte. Is
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 13/12/2019
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5. Child Distributive Behavior and Inhibitory Control in a Private Context
Resumo Diversos estudos têm buscado avaliar os aspectos cognitivos subjacentes à partilha de bens. O presente trabalho teve por objetivo avaliar se existe relação entre controle inibitório e comportamento distributivo em contexto privado (total anonimato do distribuidor). Participaram de um jogo ditatorial e de uma tarefa padrão Stroop, 136 crianças e
Paidéia (Ribeirão Preto). Publicado em: 09/12/2019
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6. The 2018 Brazilian Elections and the Digital World: a case study about the digital game Bolsomito 2k18
Resumo O presente artigo é resultado de um trabalho coletivo realizado pelo grupo de pesquisadores de Antropologia do NEMO (Núcleo de Estudos da Modernidade), INCT/InEAC/UFF que investiga jogos eletrônicos4. Trata-se de uma análise do jogo produzido durante a campanha eleitoral de 2018, intitulado, Bolsomito 2k18. O trabalho de campo foi iniciado logo ap
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 28/11/2019
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7. Elaboração Conceitual por meio da Criação Colaborativa e Coletiva de Jogos Digitais na Perspectiva da Educação Inclusiva
RESUMO: Este artigo examina a elaboração de conceitos em crianças com e sem deficiências em atividades de criação de jogos digitais. O estudo apresenta o uso da tecnologia em uma abordagem pedagógica sustentada nas teorias de Vigotski relacionadas à elaboração conceitual, à imaginação e à criatividade na infância e nos estudos em design de jog
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 25/11/2019
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8. O uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down
Resumo Introdução O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil e um importante recurso no trabalho com crianças, mas é importante considerar que os brinquedos e brincadeiras vêm se transformando e incluíram os jogos virtuais, que passaram a ser utilizados nos atendimentos de terapia ocupacional. Objetivo Analisar três plataformas e seis
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 04/11/2019
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9. Is virtual reality beneficial for dual-task gait training in patients with Parkinson's disease? A systematic review
RESUMO Essa revisão sistemática examinou as evidências sobre os efeitos da realidade virtual (RV) no treinamento de marcha com tarefa-dupla na doença de Parkinson (DP). Métodos: esse estudo (registro PROSPERO: CRD42019114736) visou responder à questão: “A RV é benéfica no treinamento de marcha com tarefa-dupla em pacientes com DP?” A busca, de
Dement. neuropsychol.. Publicado em: 23/09/2019
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10. Poesia. A glorificação do sensível
resumo Este ensaio busca ressaltar algumas características da extensa obra lírica de Johann Wolfgang von Goethe, desde os versos de “ocasião” com que saúda os avós maternos no Ano Novo de 1757, até pouco antes de sua morte em março de 1832. Distinguindo-se por profícua interpenetração de estilos, formas, motivos e também de várias tradições
Estud. av.. Publicado em: 12/08/2019
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11. Validation of a Scale to evaluate Pathological Digital Game Dependence
BACKGROUND INFORMATION: Digital game or video game disorders have been recently (June 2018) included in ICD-11 (International Classification of Diseases) by the World Health Organization (WHO). The disorder can occur with or without an internet connection. OBJECTIVE: Validation of a scale to evaluate the dependence of pathological digital game (PDGD). METH
MedicalExpress (São Paulo, online). Publicado em: 04/07/2019
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12. ConheceDOR: the development of a board game for modern pain education for patients with musculoskeletal pain
RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor crônica é um dos principais desafios para os sistemas de saúde. As estratégias comportamentais e a educação em dor apresentam grande potencial no tratamento de pessoas com dor crônica, especialmente pela modificação de crenças e do comportamento. Os jogos de tabuleiro podem ser uma estratégia educativa que
BrJP. Publicado em: 19/06/2019