Funk
Mostrando 13-24 de 106 artigos, teses e dissertações.
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13. QUEM PRECISA DE CULTURA? O CAPITAL EXISTENCIAL DO FUNK E A CONVENIÊNCIA DA CULTURA
Resumo Qual é a conveniência do funk? Deve o funk ser útil para poder ser aceito como cultura? Muitas vezes discursos que buscam apresentar o funk como uma prática cultural legítima recorrem a sua suposta utilidade. Duas leituras se destacam. O funk serviria para retirar crianças e jovens do "mundo do crime" ou seria uma lucrativa forma de economia cri
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-08
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14. Identidades de gênero no movimento funk: um estudo explanatório crítico de notícias jornalísticas brasileiras
Resumo Neste artigo analiso as designações escolhidas pelos veículos Tititi, Site R7 e Site G1 para representarem as MC's Xuxu, Transnitta e Mulher Banana e as temáticas sobre pessoas trans, sexualidade e sexo, geradas em função da heterogeneidade textual e discursiva. Meu objetivo é problematizar a forma como as práticas midiáticas jornalísticas (
Ilha Desterro. Publicado em: 2016-04
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15. Proposta e Análise de Dispositivo para Otimização do Destacamento da Gota na Soldagem MIG/MAG
Resumo Diversas forças atuam na soldagem MIG/MAG durante a transferência da gota fundida presente na extremidade do arame-eletrodo à poça de fusão, as quais variam de acordo com o modo de transferência adotado. No modo globular, o destacamento da gota ocorre quando a sua força peso supera a tensão superficial produzindo gotas maiores que provocam mai
Soldag. insp.. Publicado em: 2016-03
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16. Imaginários de uma outra diáspora: consumo, urbanidade e acontecimentos pós-periféricos
ResumoEste texto apresenta e discute alguns fenômenos que colaboram com a construção teórica do que denominamos "imaginários diaspóricos", sinalizadores de dinâmicas pós-periféricas e da circulação de fluxos culturais. A cena pós-periférica - que contextualiza fenômenos como os "rolezinhos", o "funk ostentação" ou os "pinta" natalenses - reve
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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17. Cabelos ambíguos beleza, poder de compra e “raça” no Brasil urbano
Os sujeitos da presente narrativa – mulheres que cercam o núcleo familiar de um artista de funk carioca – são apreendidos a partir de sua habilidade na manipulação de significados e representações sociais. Por meio de uma etnografia em torno do montar e do desmontar da beleza em um universo recortado por um movimento musical urbano e mais próximo
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2015-10
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18. A narrativa da montagem do funk carioca no cotidiano escolar
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal discutir a possibilidade de a narrativa da montagem do
funk carioca orientar práticas educacionais mais emancipatórias. Enquanto uma prática musical da diáspora negra fortemente presente no cotidiano da escola municipal carioca de ensino fundamental em que trabalho (eEduc. Soc.. Publicado em: 2015-06
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19. A Era Lula/Tamborzão política e sonoridade
Uma série de episódios que mostram o comprometimento do primeiro presidente petista com a militarização da segurança pública serve de pano de fundo para um estudo da origem, do desenvolvimento e da morfologia de três bases rítmicas características de três décadas sucessivas do Funk Carioca: o Volt Mix (anos 1990), o Tamborzão (primeira década do
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-06
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20. Agora abaixe o som: UPPS, ordem e música na cidade do Rio de Janeiro
Desde a década de 70, nas favelas cariocas, boa parte da produção cultural e de entretenimento está diretamente ligada à música negra norte-americana, passando por releituras em sua estrutura rítmica e adaptando as letras para o cenário nacional. A favela tem ocupado um lugar decisivo na produção e consumo musical, principalmente nos bailes funk, a
Cad. CRH. Publicado em: 2014-04
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21. ASSOCIATIVISM AND MILITANCY: RECOGNITION OF FUNK AS A CULTURAL MOVEMENT / ASSOCIATIVISMO E MILITÂNCIA: O RECONHECIMENTO DO FUNK COMO MOVIMENTO CULTURAL
Nos últimos vinte anos, o funk tem sido uma das principais expressões culturais dos jovens das camadas populares do Rio de Janeiro. Porém, sua trajetória é bastante conturbada, ao mesmo tempo em que ganhava espaço na cena cultural da cidade, o funk também foi alvo de um processo de intensa perseguição e discriminação. Esse trabalho vai focalizar n
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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22. O rap, o hip-hop e o funk: a "eróptica" da arte juvenil invade a cena das escolas públicas nas metrópoles brasileiras
A irreverência e a criticidade de alguns rappers e o gingar alegre do corpo erótico proposto pelo funk sugerem um novo cenário para as metrópoles do país, em que a pluralidade da arte juvenil surge como forma de enfrentamento das marcas deixadas por fraturas sociais profundas. Os conceitos de "visão dionisíaca de mundo", "estética extrema" e "transva
Psicologia USP. Publicado em: 2011-09
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23. Cultura ou polícia : a cobertura jornalística do funk carioca em Porto Alegre
Essa pesquisa versa sobre a cobertura jornalística do funk carioca no Rio Grande do Sul. O objetivo do trabalho é determinar quais são os critérios de noticiabilidade, ou seja, os valores-notícia do funk carioca, em Porto Alegre. A amostra, que compreendeu exemplares do Jornal Zero Hora, foi analisada a partir da Análise de Conteúdo preconizada por La
Publicado em: 2011
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24. O rap e o funk na socialização de jovens : um estudo de caso / Rap and funk in the socialization of young people - a case study
A presente pesquisa tem como foco o estudo da música como meio de expressão e socialização de jovens com idades entre 10 e 14 anos que freqüentam o SASE (Serviço de Apoio Sócio-educativo) no turno inverso da escola. Esse espaço educativo está situado na zona Leste de Porto Alegre. Os jovens que usufruem desse serviço são considerados jovens que vi
Publicado em: 2011