Fotografos
Mostrando 1-12 de 82 artigos, teses e dissertações.
-
1. Medir o tempo e outros poemas
RESUMO A seção Criação tem por objetivo publicar textos e materiais inéditos de escritores e/ou artistas, fotógrafos, desenhistas, além de documentos inéditos encontrados no Arquivo do IEB-USP. “Medir o tempo e outros poemas” reúne cinco poemas de Heitor Ferraz Mello. Mello é poeta, jornalista e professor na Faculdade Cásper Líbero, em São P
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
-
2. Hinário para corpos em desalinho I - Meninas
RESUMO • A seção Criação tem por objetivo publicar textos e materiais inéditos de escritores e/ou artistas, fotógrafos, desenhistas, além de documentos inéditos encontrados no Arquivo do IEB-USP. “Hinário para corpos em desalinho/ I - Meninas” reúne quatro poemas de Mar Becker (Marceli Andresa Becker). Mar Becker é poeta, tem formação em F
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
-
3. Poemas
RESUMO A seção Criação tem por objetivo publicar textos e materiais inéditos de escritores e/ou artistas, fotógrafos, desenhistas, além de documentos inéditos encontrados no Arquivo do IEB/USP. Neste número, são publicados seis poemas de Dinha (Maria Nilda de Carvalho Mota). Dinha é poeta, militante contra o racismo, integrante e cofundadora do se
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2021-08
-
4. Resistência e resiliência em tempos de pandemia
Resumo Este artigo propõe refletir sobre as possibilidades enunciativas de coletivos periféricos contemporâneos, com foco na experiência do DiCampana Foto Coletivo. Criado em São Paulo, em 2016, o coletivo de fotógrafos entende a sua ação na proposta de formar uma coleção de novas imagens que mostrem a periferia sem as lentes típicas que a emoldur
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2020-09
-
5. O cotidiano, a quebrada e o sonho: a resistência pelo olhar na ação de um fotocoletivo
Resumo Este artigo propõe refletir sobre as possibilidades enunciativas de coletivos periféricos contemporâneos, com foco na experiência do DiCampana Foto Coletivo. Criado em São Paulo, em 2016, o coletivo de fotógrafos entende a sua ação na proposta de formar uma coleção de novas imagens que mostrem a periferia sem as lentes típicas que a emoldur
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2020-09
-
6. Drenagem ecoguiada com HotAxios para o tratamento de pseudocisto pancreático traumático em criança.
Resumo Este artigo propõe refletir sobre as possibilidades enunciativas de coletivos periféricos contemporâneos, com foco na experiência do DiCampana Foto Coletivo. Criado em São Paulo, em 2016, o coletivo de fotógrafos entende a sua ação na proposta de formar uma coleção de novas imagens que mostrem a periferia sem as lentes típicas que a emoldur
Arq. Gastroenterol.. Publicado em: 2020-09
-
7. A fotografia do vazio – sobre Haruo Ohara
Resumo Este artigo debruça-se sobre a obra do fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara, pouco conhecida entre nós, e que se distingue da de outros fotógrafos pela sua ousada estética que tende a um vazio: captar a presença das coisas e não seu sentido. Sua intensa produção fotográfica é estranhamente realizada em paralelo a sua atividade de agriculto
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2019-04
-
8. "Apenas aperte o botão...": prática fotográfica amadora em Belo Horizonte
RESUMO Este artigo tem como ponto de partida a questão da influência do aprimoramento tecnológico e comercial da fotografia - assim como de suas veiculações publicitárias -sobre a gênese e o desenvolvimento da prática amadora. Buscou-se mapear como a prática fotográfica foi ofertada e difundida na cidade de Belo Horizonte entre as décadas de 1940
An. mus. paul.. Publicado em: 14/11/2018
-
9. Um álbum ilustrado para Minas Gerais no alvorecer da República
RESUMO No início do século XX, dois fotógrafos atuantes no estado de Minas Gerais, Francisco Soucasaux e Raymundo Alves Pinto, divulgaram a mesma ideia: publicar um álbum ilustrado de Minas Gerais, Brasil. Francisco Soucasaux faleceu antes de concluir seu projeto, que foi finalizado por seu irmão, Augusto Soucasaux. Raymundo Alves Pinto não chegou a pu
An. mus. paul.. Publicado em: 09/08/2018
-
10. Impressões e compreensões sobre uma comunidade rural na Amazônia, Brasil
Este artigo expressa – por meio de um ensaio fotográfico em um projeto fotográfico de criação coletivo e interdisciplinar – a busca por captar Rio Pardo, uma comunidade rural amazônica. Metodologicamente, a proposta evitou um roteiro preestabelecido – baseando-se na noção de ensaísmo. Entre outros elementos, o trabalho foi executado, no geral,
Interface (Botucatu). Publicado em: 2018-03
-
11. Fotografia: teoria, interrompida?
Resumo Estabeleço um diagnóstico sobre o estado da arte das teorias da fotografia, em vista dos sintomas de uma “interrupção” de seus discursos, no limite entre duas balizas que o orientaram, desde os anos 1980, a saber: a ênfase nos dispositivos técnicos de visualização e seu corolário semiótico de indexicalidade. A partir dos discursos teóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
12. A experiência do homem comum na fotografia de rua contemporânea
Resumo A experiência do homem comum ressurge na fotografia contemporânea através de um renovado interesse pelo cotidiano das ruas das cidades. Recentemente, uma nova geração de fotógrafos volta-se para o cotidiano do homem comum, interrogando, através de suas novas figurações, o próprio papel da fotografia como registro e como arte. Interessa-nos p
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12