Fotografia Artistica
Mostrando 1-12 de 73 artigos, teses e dissertações.
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1. DA FOTOGRAFIA DOCUMENTAL À ARTÍSTICA
RESUMO Este artigo tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a visualidade na contemporaneidade ao focar a fotografia contemporânea e sua relação com a sociedade, principalmente na criação e manutenção de regimes de verdade e de poder da atualidade que transmutam o conceito de verdade na contemporaneidade. São abordadas as fricções entre
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
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2. Railway photography and technology: analysis of the photographic record of Brazilian railway in the 19th century
RESUMO O objetivo deste texto é examinar alguns conjuntos de fotografias de companhias ferroviárias no Brasil, a fim de ressaltar o potencial desse tipo de material iconográfico, não apenas como documentação artística, mas também tecnológica. Tratamos particularmente de uma coleção de 6 mil fotografias reunidas por empresas como Companhia Paulista
História. Publicado em: 21/10/2019
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3. “Ask me to send these photos to you”: a produção artística de Alair Gomes nos Estados Unidos .
resumo Antes de ser conhecida no Brasil, a produção fotográfica de Alair Gomes circulou nos anos 1970 e 1980 nos Estados Unidos, em publicações tanto do meio das artes quanto ligadas a uma homossociabilidade estadunidense, como são os casos das revistas Performance, Gay Sunshine, The Advocate e Advocate MEN, e do Artists Almanac. Este artigo analisa ta
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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4. Marcel Duchamp – Notas da Caixa de 1914
Nos anos 1970, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produção
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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5. Um soldado na frente de batalha, um cientista no laboratório. A vanguarda de Aleksandr Rodchenko entre a cultura visual e a cultura política
Este artigo busca retomar o período anterior à adoção da fotografia como meio artístico privilegiado por Aleksandr Rodchenko (1891-1956), por entender que a fotografia significou não uma ruptura, mas, ao contrário, fez parte de uma experimentação visual mais abrangente que ele conduziu na década de 1920. Busca-se também recolocar esta produção a
An. mus. paul.. Publicado em: 2015-06
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6. A impureza da imagem: estéticas intersticiais entre a fotografia analógica e digital
O texto faz uma análise crítica da imagem digital tendo em vista os percursos e desvios do processo de assimilação da fotografia analógica pela base técnica numérica. Parte-se da filosofia do aparato de Flusser e do conceito de emulação de Foucault para pensar a digitalização ocorrida, na década de 1990, como um projeto industrial que visava, sob
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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7. A exposição como múltiplo: lições de uma mostra norte-americana em São Paulo, 1947
No ano de 1947, a Biblioteca Municipal de São Paulo apresentou a exposição Fotografia Artística preparada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York com consultoria técnica de Andreas Feininger. Tratava-se de uma mostra didática de reproduções fotográficas impressas em painéis, acompanhadas de textos, que reunia imagens de autoria de fotógrafos como
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-06
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8. Fotografias da imaginação: experiências de aprendizagem para além do olhar no Projeto Vila Educação e Arte / PHOTOGRAPHS OF THE IMAGINATION: Experiences of learning to look beyond the Village Education Project and Art.
Esta pesquisa partiu do princípio de que a fusão entre arte e vida é capaz de fortalecer e reinventar nossa relação estética com o mundo. O objeto de análise está vinculado à experiência do Projeto Vila Educação e Arte, realizado entre os anos de 2008 e 2010, na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná. Foram investigadas as mudanças significa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/09/2012
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9. [Autor]retrato Coletivo, uma Poética da Autoria Aberta: Poética da Autoração, Poéticas em Coletividade e uma taxonomia para a Espect-Autoria - agenciamento autoral dos espectadores nas artes participativas e interativas. / Collective Authorself-Portrait, a Poetics of the Open Authorship: Authoring Poetics, Multi-Poetics in Collectivity and a taxonomy for the Spect-Authorship - authorial agency of the spectators in participatory and interactive arts.
Esta tese de doutorado apresenta um estudo e formulações teóricas sobre o conceito de espect-autoria e defende os conceitos de Poética da Autoria Aberta, Poética da Autoração e Poéticas em Coletividade como praxis artística de apropriação dos dispositivos de produção das representações sociais, no contexto da autoria dos espectadores nas artes
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2012
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10. Sistemas e ações autoimpostos - arte e vida / Systems and self-imposed actions - art and life
Essa dissertação é uma escrita performática que procura entender a arte como elemento para enxergar melhor o cotidiano; é um conjunto de observações e reflexões sobre trabalhos que lidam com regras autoimpostas pelos artistas; uma explanação sobre jogos que mudam os caminhos do cotidiano, transformando o olhar e a sensibilidade. Ações de artistas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2012
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11. Rhiz hommes: redes de subjetividades / Rhiz hommes: subjectivities webs
Com a profusão de imagens fotográficas do mundo capitalista e o incentivo para que todos sejamos produtores, o modo de fruição das fotografias e a nossa relação com esses simulacros vão se alterando. A necessidade que a web traz de nos apresentarmos em imagens faz com que tenhamos que fabricá-las e através delas passamos a nos relacionar de maneira
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
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12. Engordurando o Mundo: o corpo de Fernanda Magalhães e as poéticas da transgressão / Fattening the world: Fernanda Magalhãesbodies and the Poetics of Transgression
Esta pesquisa visa analisar as obras da artista visual paranaense Fernanda Magalhães (1962-) que tencionam os limites e potencialidades de representações do corpo na arte, em especial corpos volumosos. A série de trabalhos A representação da mulher gorda nua na fotografia é enfatizada com o objetivo de discutir e problematizar as visualidades e os pad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012