Formacao Artistica
Mostrando 13-24 de 215 artigos, teses e dissertações.
-
13. Mãos que dançam e traduzem: poemas em língua brasileira de sinais
resumo O presente artigo apresenta uma pesquisa que buscou explorar um baú de poemas em língua brasileira de sinais (Libras) que fizeram e fazem parte da história da comunidade surda brasileira. Utilizamos a imagem de um baú como forma de trazer os poemas e selecionar as preciosidades e antiguidades que são guardadas no baú, relacionando os poemas sina
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-08
-
14. Arte, escola e museu: análise de uma experiência em arte/educação no Museu Universitário de Arte - MUnA
Resumo A partir de uma perspectiva teórica e empírica, o artigo analisa uma experiência em arte/educação desenvolvida com estudantes da rede pública de ensino na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, no Museu Universitário de Arte - MUnA. De abordagem qualitativa e de caráter descritivo e interpretativo, a pesquisa constatou que o contato com museu de
Educ. Pesqui.. Publicado em: 01/03/2018
-
15. Marcelo Pombo: condições de formação de um artista improvável
Resumo O artigo revisa a trajetória social do artista Marcelo Pombo, referência na renovação estética na Argentina pós-ditadura. Seu caso é tomado como paradigma de um tipo de artista que, carente de capital intelectual ou econômico, ingressa no campo artístico durante os anos iniciais da democracia, apresentando um universo estético plebeu que con
Tempo soc.. Publicado em: 2017-12
-
16. Composição Instantânea: formação coreográfica do artista da dança e de seu corpo-realidade
Resumo: O artigo se propõe a discutir a formação e a preparação do corpo-real do artista da dança, a partir das práticas corporais relacionadas com o trabalho de composição instantânea, segundo a concepção do coreógrafo britânico Julyen Hamilton. Para tanto, realizou-se um estudo de prática artística em que o campo privilegiado foi o próprio
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 23/10/2017
-
17. O ensino secundário centrado nas artes: percepções de jovens do norte de Portugal
Resumo Este artigo desenvolve uma reflexão sobre as mediações entre os mundos juvenil e escolar, a partir das percepções de estudantes do norte de Portugal acerca da sua formação. O foco recai sobre o ensino secundário realizado no contexto da vertente artística especializada, uma das ofertas disponíveis para os jovens portugueses que, desde 2009,
Educ. Pesqui.. Publicado em: 21/08/2017
-
18. Práticas corporais e artísticas, aprendizagem inventiva e cuidado de si
Resumo Nos últimos anos temos trabalhado com as práticas corporais e artísticas na formação, e junto a comunidades, em serviços de saúde e espaços de produção artística, entendendo que essas práticas promovem a produção de cuidado, o encontro e o aumento de potência de vida, segundo uma ética que resiste aos modelos prescritivos, normativos e
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2017-08
-
19. A relação entre crítica e produção na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil na década de 1970
Nos anos setenta, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produç
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
-
20. Marcel Duchamp – Notas da Caixa de 1914
Nos anos 1970, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produção
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
-
21. O Ensino da Dança: uma via complementar para a formação contemporânea do ator
Resumo: Esta pesquisa qualitativa interpretativa tem como objetivo compreender a formação corporal ministrada por Mélanie Demers, artista convidada para ministrar o curso Dança para atores no inverno de 2014 na École supérieure de théâtre da Université du Québec à Montréal. Com base no conceito de experiência (Dewey, 2005) e na teoria da ativida
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
22. O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
Resumo Este artigo decorre de um estudo com 52 estudantes de um curso de licenciatura em educação artística, que teve por objetivo analisar a aprendizagem da docência construída no contexto das disciplinas de didática, considerando o que se ensina, como se ensina e a influência do professor formador a partir do que ele próprio faz para ensinar. A op�
Educ. Pesqui.. Publicado em: 02/02/2017
-
23. Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações
Resumo Este artigo apresenta os caminhos e resultados de uma pesquisa realizada na Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti (BIMM), localizada na Fundação Casa de Rui Barbosa, na cidade do Rio de Janeiro. O principal objetivo da investigação foi contribuir para a orientação das atividades realizadas na BIMM através da elaboração de um plano educacio
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2016-06
-
24. O Coletivo (com) Preguiça: encontros, fluxos, pausas e artes
Busca-se apresentar alguns traços da produção artística, dos momentos de criação e aspectos que fazem funcionar o Coletivo Preguiça – dispositivo grupal de experimentações de linguagens e fazeres artísticos –, que nasceu em ações desenvolvidas na interface da arte e da produção da saúde, e foi ganhando autonomia e emancipando-se nas formas
Interface (Botucatu). Publicado em: 2016-03