Folguedos
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
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1. FROM REVELRY TO PERFORMANCE: BIOPOWER IN THE ORGANIZATION OF THE CARNIVAL OF OLINDA
RESUMO Objetivo: O presente estudo busca compreender como o biopoder se manifesta na organização do Carnaval de Olinda. Para tanto, o Carnaval é estudado como uma complexa organização, compreendendo esse conceito para além das organizações formais, e o poder é estudado sob a perspectiva foucaultiana, que constitui a lente teórica desta investigaç
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 27/06/2019
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2. Pianos, Violões e Batuques: caminhos da invenção artística e folclórica da música negra na Amazônia paraense (1923-1940)
Resumo O artigo aborda a produção de músicas ligadas ao tema do negro por pianistas paraenses, compositores de canções de projeção folclórica voltadas para assuntos amazônicos, entre as décadas de 1920 e 1940. As trajetórias artísticas de Waldemar Henrique e de Gentil Puget indicam os caminhos que artistas vanguardistas das primeiras décadas do
História. Publicado em: 03/12/2018
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3. Mulheres negras nos carnavais paulistanos: quem são elas? (1921-1967)
Resumo: A análise referente a participação das mulheres negras nas pândegas carnavalescas insere-se muito além dos interesses de grupo, considerando que os paradigmas sobre essas festividades e as questões de gênero e do feminino atravessam o assunto, inscrevendo o temário em reflexões transnacionais que envolvem protagonistas de espectros distintos
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 11/06/2018
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4. Dimensões da cultura e da sociabilidade: os festejos carnavalescos da cidade de São Paulo (1940-1964)
"Como era o Carnaval em São Paulo antes da consagração das escolas de samba e antes da consolidação em solo paulista do modelo de desfile similar ao que já vigorava no Rio de Janeiro? O presente livro busca rastrear e investigar as muitas formas de diversão dos foliões e traçar o perfil desses carnavais na cidade de São Paulo, de 1940 a 1964. Vindo preencher uma lacuna nos estudos sobre o tema nesse recorte de tempo – há pouquíssimos estudos sobre os folguedos carnavalescos ocorridos em São Paulo entre 1940 e 1964 –, esta obra mergulha em um período que, embora não tenha sido aquele em que o Carnaval paulista conheceu seu maior esplendor, apresentou nos festejos de Momo importantes signos da sociabilidade da época."
Autor(es): Silva, Zélia Lopes da
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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5. Os fios da trama: grandes temas da música popular tradicional brasileira
Nos cantos, danças e folguedos populares brasileiros, podemos encontrar um feixe de motivos entrelaçados, padrões multicores de um tecido de que conviria procurar e acompanhar cada um dos fios aí urdidos e tramados, agrupando-os segundo sua textura ou coloração. Essas diferentes linhas temáticas, os fios da trama das expressões artísticas e religios
Estud. av.. Publicado em: 2010
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6. Mário de Andrade and the aesthetics of the popular dance bumba-meu-boi / Mário de Andrade e a estética do bumba-meu-boi
O objeto de estudo deste trabalho é a estética da dança popular bumba-meu-boi, a partir das pesquisas de Mário de Andrade (1893-1945). O folguedo, encenado apenas no Brasil há mais de um século, e que se mantém vivo até hoje, despertou a curiosidade do poeta modernista, cujo interesse trouxe a referida dança dramática para o centro de sua atenção
Publicado em: 2010
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7. Quando Vargas caiu no samba : um estudo sobre os significados do carnaval e as relações sociais estabelecidas entre os poderes públicos, a imprensa e os grupos de foliões em Porto Alegre durante as décadas de 1930 e 1940
A presente dissertação analisou os carnavais de Porto Alegre ao longo das décadas de 1930 e 1940, momento em que os folguedos “populares” foram submetidos a um intenso processo de transformação em “ícones de brasilidade”. Entretanto, ver no carnaval apenas um “símbolo de identidade nacional”, como queriam os jornalistas e os poderes públi
Publicado em: 2009
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8. Lidentité discoursif des "toadas" du "bumba-meu-boi" de la "maioba" / Identidade discursiva das toadas do bumba-meu-boi da maioba
Ce travail prétend analyser les toadas du bumba-meu-boi du Maioba comme une pratique discursive, prenant comme base lorientation donnée par Dominique Maingueneau pour lAnalyse du discours française. Nous avons présenté des catégories tels que: pratique discursives, positionnement, investissement générique, linguistique, scénographique et éthique, l
Publicado em: 2009
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9. A Festa é de Maracatu: Cultura e Performance no Maracatu Cearense 1980-2002 / La Fete e de Maracatu: Culture e Performance au Maracatu Cearense 1980-2002
O maracatu fortalezense, encenação dramática multicultural, tem como substrato histórico e antropológico os rituais de coroação dos Reis de Congo que aconteciam no século XIX. Foi incorporado ao carnaval de rua em 1937, através do maracatu Az de Ouro. No contexto da festa, o cortejo performativo constituiu-se como complexo fenômeno cultural pelas c
Publicado em: 2009
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10. Uma educação tecida no corpo
In theory say the education as a knot of meanings made in the body. We take as a reference for demonstration of this argument the shows Folguedos, Guarnicê and Flor do Lírio and built within such spectacles cultural, symbolic and aesthetic meanings, which reveal the education woven in the body. Education that can happen not only in the formal space like th
Publicado em: 2008
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11. Sou cigano sim! Identidade e representaÃÃo: uma etnografia sobre os ciganos na regiÃo Metropolitana do Recife-PE
Os ciganos, ou Roma, sÃo o enfoque deste trabalho, que versa sobre a construÃÃo da identidade Ãtnica de nÃo teritorializados, a partir da afirmaÃÃo de pertenÃa ao grupo Calon. A pesquisa foi motivada pelos questionamentos a respeito de quem sÃo os ciganos que vivem na RegiÃo Metropolitana do Recife-PE e, quando a identidade dos mesmos à acionada n
Publicado em: 2008
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12. Batuque na Rua dos Negros: cultura e polícia na Teresina da segunda metade do século XIX. / Batuque Rua dos Negros: Culture and the police in Teresina second half of the nineteenth century.
In way to a maneuver politics, it was given, in 16 of august of 1852, the transference of the old city of the province, Oeiras, for the new village of the Poti, future, city of Teresina. In little time, Teresina became the main destination of slaves and free men of the province of the Piauí. The reasons were in such a way in the transference of the provinci
Publicado em: 2008