Filosofia E Religiao
Mostrando 13-24 de 278 artigos, teses e dissertações.
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13. FILOSOFIA DA ARTE E ARTE DE FILOSOFAR. ARTE, LINGUAGEM E RELIGIÃO EM FICHTE E SCHELLING (1807-1812)
RESUMO Este trabalho desenvolve aspectos da controvérsia entre Fichte e Schelling em relação aos elementos estéticos, linguístico-filosóficos e da filosofia da religião de ambos, que é foco das "Investigações sobre a liberdade humana de Schelling", assim como das exposições da doutrina da ciência e da ética do Fichte tardio (1810-1813). As dive
Kriterion. Publicado em: 2015-12
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14. A disputa pela laicidade: Uma análise das interações discursivas entre Jean Wyllys e Silas Malafaia
Resumo Este artigo analisa conflitos envolvendo lideranças laicas e religiosas na esfera pública brasileira entre os anos de 2010 e 2013. O pastor Silas Malafaia protagoniza os confrontos aqui recapitulados, primeiro contra a deputada Iara Bernardi, na ocasião de um debate sobre o PLC 122/2006, passando por sua tão repercutida entrevista no programa de M
Relig. soc.. Publicado em: 2015-12
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15. A HERANÇA GRECO-ÁRABE NA FILOSOFIA DE MAIMÔNIDES: PROFECIA E IMAGINAÇÃO
Para elaborar sua profetologia, Maimônides retoma conceitos relativos às teorias do intelecto de Al-Fārābī e de Avicena, que, por sua vez, se baseiam nas noções sobre a alma de Aristóteles. Dessa perspectiva, a Revelação divina deve ser considerada um fato natural inserido na totalidade da natureza criada por Deus. Compreender a Revelação signifi
Kriterion. Publicado em: 2015-06
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16. A Sociologia como uma Filosofia Prática e Moral (e vice versa)
Embora boa parte da sociologia contemporânea tenha um caráter político e moralizante, a sociologia da moral como tal permanece pouco desenvolvida. Diferentemente da sociologia da religião, da sociologia do conhecimento ou da sociologia das artes, a sociologia da moral não possui uma verdadeira tradição, ainda que os pais fundadores da disciplina tives
Sociologias. Publicado em: 2015-05
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17. Uma ciência sobre “coisa” alguma: relações funcionais, comportamento e cultura
Embora seu conteúdo seja do interesse de áreas vizinhas, como Antropologia, Filosofia, Sociologia e Biologia, o livro está situado no âmbito da Análise Comportamental da Cultura. Essa área representa um campo temático relevante no contexto de uma das mediações teórico-epistemológicas da Psicologia e é constituída por uma ciência, a Análise do Comportamento, e uma filosofia de ciência, o Behaviorismo Radical. O texto, mais precisamente, está centrado nas práticas culturais, que se referem às ações humanas executadas de maneira entrelaçada com ações de outros indivíduos, característica inerente aos comportamentos sociais. Tecnicamente, o conteúdo examinado é o anunciado no subtítulo do livro, ou seja: relações funcionais, comportamento e cultura. No entanto, para além dessa instância, o texto trata da lógica subjacente às relações ou interações entre as pessoas, e entre estas e as agências de controle (como governo, lei e religião), ocupando-se de examinar tais relações de maneira funcional. Pode-se dizer que o texto, paralelamente ao interesse por precisão técnica na ciência do comportamento, busca estimular o leitor para uma avaliação sobre quanto temos, tradicionalmente, construído pressupostos, princípios, sistemas explicativos, escolas de pensamento e teorias voltados à defesa de explicações do comportamento humano com base em estruturas, quer físicas, quer conceituais, que não passam de constructos hipotéticos que se supõe sejam diretamente causadores de ações, atividades, comportamentos. Conceber uma “estrutura cognitiva”, uma “mente pensante”, uma “estrutura de personalidade”, um ego, um eu, um id, um superego, um traço de caráter, uma estrutura fisiológica, enfim, um mecanismo subjacente responsável pela causalidade primeira do comportamento parece constituir um equívoco perene na história da Psicologia e, talvez mais, na história da ciência. Embora sem, naturalmente, negar um monismo fisicalista, ontológico, de substância, o livro rejeita o status prioritário de importância tradicionalmente atribuído às estruturas, em si mesmas, como entes explicativos do comportamento humano.
Autor(es): Carrara, Kester
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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18. A conquista da felicidade via filosofia: o exemplo de Boécio
A análise visa a uma reflexão sobre ética e educação na obra De consolatione philosophiae, de Boécio. A partir da posição e atitude filosófica e de uma breve exposição geral do trabalho, procura-se compreender o processo boeciano de busca da felicidade, exposto no Livro III. No diálogo entre a Filosofia e Boécio, é retomada a ideia de que todos
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2014-12
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19. O desfecho das guerras de religião: a autonomização da razão política na metade do século XVI
Com poucas exceções, a historiografia francesa encobriu sistematicamente as tentativas de pacificação religiosa no século XVII e, ainda mais, no século XVI, consideradas como prefigurações medíocres do Édito de Nantes (1598). Ao fazê-lo, os historiadores se privaram de uma pré-história indispensável e de uma reflexão séria sobre as questões
Rev. Bras. Ciênc. Polít.. Publicado em: 2014-08
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20. Religião e ciência: diferença e repetição - uma investigação a partir da concepção moral e religiosa de Henri Bergson
O foco do artigo é a investigação da relação entre religião e ciência, tomando como horizonte de partida a concepção moral e religiosa do filósofo Henri Bergson. Inicialmente localiza-se o campo histórico da investigação por meio de traços da vida e das principais obras desse autor, considerando essa localização como importante para informar
Cad. CRH. Publicado em: 2013-12
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21. Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor
Este texto trata das fontes da Filosofia e da Psicologia de John Dewey segundo o próprio Dewey. O destaque à Filosofia e à Psicologia deweyanas decorre do entendimento que, além de serem essas as duas disciplinas para as quais Dewey realizou seus maiores investimentos intelectuais, elas estão intricadamente vinculadas em sua obra. Com esse recurso, pret
Educ. rev.. Publicado em: 2013-06
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22. Cristianismo e modernidade: o cristianismo moderno e a modernidade cristã de Vladimir Soloviev
O propósito desta dissertação é contribuir para os estudos que visam investigar as relações entre a tradição cristã e a cultura moderna, e assim trazer elementos para responder duas questões fundamentais: (1) o que é vivo e o que é morto no cristianismo e na modernidade, e (2) o que deve viver e o que deve morrer no cristianismo e na modernidade.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2012
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23. A Arquitetônica de Peirce como resposta ao Enigma dA Esfinge de Emerson &mais além / Peirces Architectonic as the Answer to Emersons Riddle of The Sphynx and Beyond
Nossa Tese de Doutorado dando prosseguimento à nossa Dissertação de Mestrado (2008) - tem como principal objetivo mostrar que a resposta completa que Charles Sanders Peirce (1839-1914) deu ao Enigma (da Existência) proposto por Ralph Waldo Emerson no poemafilosófico deste, A Esfinge (1841, 1846, 1867) está em sua admirável Arquitetônica. Nosso trabal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/11/2012
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24. Enfrentando o inimigo com as suas próprias armas : a presença e a importância das Escrituras na argumentação de Thomas Hobbes / Facing the enemy with their own weapons : the presence and importance of Scriptures in the argumentation of Thomas Hobbes
O objetivo deste trabalho é examinar a interpretação das Escrituras feita por Thomas Hobbes para corroborar sua tese sobre o caráter absoluto do poder civil, especialmente sobre a Igreja. Na época de Hobbes era necessário ao cidadão conhecer as Leis de Deus para discernir se a Lei Civil se opunha a elas ou não, para que não pecasse contra o poder ci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012