Filmes Tendencias
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
-
1. Fantasmas na máquina: Estrutura e movimento nos filmes de Ernie Gehr
Resumo Este artigo propõe uma interpretação de alguns filmes do cineasta norte-americano Ernie Gehr, argumentando que eles respondem aos anseios de duas tendências de composição: por um lado, uma busca por estruturas simples, com número reduzido de elementos e baseadas em procedimentos repetitivos; por outro lado, um interesse pelo que há de mais ef�
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
-
2. O novo show cinema como estratégia comercial. Uma análise das tendências de consumo de salas de cinema
Resumo A Argentina acaba de completar dez anos da introdução de duas políticas que regulam a exposição cinematográfica e que procuram proteger o cinema nacional: a cota de tela e a média da continuidade (medida que mantém a exibição do filme em função do índice de audiência e resultado de bilheteria). No presente trabalho, propomos uma análise
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-12
-
3. Mais leões, menos zebras : mapeamento de caminhos criativos dos ganhadores da área films do Cannes Lions Festival de 2002 a 2011
O Cannes Lions Festival é o mais célebre festival mundial de publicidade, responsável por ditar tendências de mercado e consagrar profissionais e agências ganhadores de seus prêmios, os Leões. A área Films, para a qual se inscrevem as peças de audiovisual publicitário, é a fundadora do Festival e, até hoje, uma das mais cobiçadas. Ocorre, entret
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
4. Vale a pena ver de novo? : a Globo Filmes e as novas configurações do audiovisual brasileiro na pós- retomada / Worth seeing again? : Globo Filmes and the new setting in the Brazilian audiovisual sector during pós-retomad a period
Esta pesquisa lança um olhar sistêmico e integrado sobre o campo do audiovisual brasileiro na primeira década dos anos 2000, a pós-retomada. A partir da abordagem da Economia Política da Comunicação e da Cultura, chega-se ao panorama atual do cinema no país e sua relação com a televisão. O estudo aborda o impacto da entrada da Globo no cinema, por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2011
-
5. 1989 e as consequências: as representações da ausência no cinema pós-muro
Parece estranho à primeira vista tratarmos do tema da ausência, tão caro à antropologia, à semiótica e às artes. Para tanto, procederemos inicialmente a uma breve conceituação do termo, para depois passarmos a um curto panorama da produção cinematográfica dos últimos 20 anos na Alemanha, que geralmente acompanha tendências semelhantes na litera
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2011
-
6. A enunciação e a reflexividade no cinema documentário aproximaçoes teóricas, filmográficas e uma realização / The enunciation and the reflexivity in documentary cinema: theories, filmographies and its undertaking
Este trabalho disserta em torno da idéia de enunciação no cinema documentário, tendo em vista principalmente um aspecto encontrado nesse campo chamado de reflexividade. De modo geral, as questões de enunciação no campo desse cinema permeiam a realização documentária desde o plano de filmagem até o momento da recepção pelo público que assiste ao
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/07/2010
-
7. Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética
Nesta tese, elaborada sob a perspectiva dos Estudos Culturais de inspiração pós-moderna e pós-estruturalista, busca-se indicar como os filmes de ficção científica têm operado na configuração de um mundo futuro, altamente tecnológico, bem como dos sujeitos que nele viverão, a partir de representações que exacerbam tendências atuais e que també
Publicado em: 2010
-
8. A enunciação e a reflexividade no cinema documentário aproximaçoes teóricas, filmográficas e uma realização / The enunciation and the reflexivity in documentary cinema: theories, filmographies and its undertaking
Este trabalho disserta em torno da idéia de enunciação no cinema documentário, tendo em vista principalmente um aspecto encontrado nesse campo chamado de reflexividade. De modo geral, as questões de enunciação no campo desse cinema permeiam a realização documentária desde o plano de filmagem até o momento da recepção pelo público que assiste ao
Publicado em: 2010
-
9. The use of audiovisual resources in Science teaching: tendencies between 1997 e 2007. / A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências entre 1997 e 2007
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização de recursos audiovisuais e o ensino de Ciências, observando as diferentes formas de aplicação na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, produzida nas últimas décadas de forma significativa. Foram analisados os trabalhos publicados nos ENPECs (Encontro
Publicado em: 2010
-
10. Perspectivas para as Línguas Portuguesa e Espanhola diante da integração de anglicismos: uma análise por meio de periódicos / Perspectives to Portuguese and Spanish languages faced with the integration of anglicisms: an analysis through newspapers
O presente trabalho tem por objetivo identificar e avaliar a integração de anglicismos apresentados nas línguas ibero-americanas por meio de jornais impressos e suas respectivas versões on-line. Na primeira parte da dissertação, desenvolvemos considerações de ordem teórica, identificando influências da presença excessiva e contínua dos anglicismo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2009
-
11. The popular song in the history of brazilian cinema / A canção popular na historia do cinema brasileiro
O principal foco desta pesquisa é investigar o diálogo entre a produção musical e a produção cinematográfica brasileira a partir do mapeamento da presença da canção popular na história do cinema brasileiro. A tese apresenta um levantamento historiográfico do uso da canção popular, composta para filmes ou neles inserida, nos vários períodos qu
Publicado em: 2009
-
12. Produção simbólica e construção do real no documentário contemporâneo: Nem tudo é verdade! Cases: Brasil e Bolívia / .
As manchetes dos jornais reforçam o conceito que se cristalizou entre a crítica cinematográfica e em alguns círculos acadêmicos, que vêem o filme de não-ficção o documentário - como um retrato da realidade. Esse estudo procura analisar alguns filmes da produção contemporânea no Brasil e na Bolívia, para detectar até que ponto o documentário r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2008