Filmes Musicais
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
-
1. Constelações fílmicas: um método comparatista no cinema
Resumo Este artigo propõe debater e adensar os estudos comparativos no cinema, campo carente de sistematização. Informados pelas contribuições de autores e áreas distantes – de um lado, Walter Benjamin, de outro, a astronomia -, aventamos um método comparatista próprio: as constelações fílmicas. Um exemplo de constelação (os musicais trabalhis
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-12
-
2. Masculinidades melodramáticas en tres filmes de Sandro
Resumo: Neste artigo temos como proposta realizar uma análise das representações masculinas presentes em três melodramas argentinos de princípios dos anos 70 protagonizados por Roberto Sanchez, mais conhecido como Sandro: Muchacho (1970), Siempre te amaré (1971), e Embrujo de amor (1971), dirigidos por Leio Flendeir. A partir de uma perspectiva de gên
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 05/08/2019
-
3. A música e a estrutura cinematográfica dos filmes de Robert Bresson
Resumo Esta resenha apresenta o livro A música no cinema de Robert Bresson, de Luiza Beatriz Amorim Melo Alvin, destacando as análises musicais detalhadas, realizadas pela autora, para entender a relevância da música na estruturação do pensamento cinematográfico do cineasta.
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
-
4. Rio, Zona Norte (1957) de Nelson Pereira dos Santos: a música popular como representação de um impasse cultural
Neste artigo, pretendo examinar um determinado tipo de relação do cinema com a música popular, cuja trajetória histórica pode ser localizada entre os anos 1930 e os anos 1950, e que expressou a tentativa de construir um tipo de cinematografia popular que fosse a expressão da identidade nacional brasileira. Em vários filmes deste período, a música po
Per musi. Publicado em: 2014-06
-
5. A sonata de Bresson
O cineasta francês Robert Bresson utilizou a música com bastante parcimônia em seus filmes, fazendo, muitas vezes, uma seleção de pequenos trechos de música clássica preexistente. Tal é o caso de A grande testemunha (1966), em que podemos fazer analogias entre a maneira como os trechos da sonata D969 de Schubert são organizados no filme e as formas
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-06
-
6. Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade : jovens e fanfictions
O presente estudo, inspirado nos pressupostos da História Cultural, mais especificamente voltado à história das práticas de leitura e escrita, tem como objetivo examinar algumas das transformações operadas nas práticas de escrita e leitura deflagradas com o surgimento dos computadores e da internet. As tecnologias da informação e comunicação da at
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
7. Orfeu : do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro" (1959) e "Orfeu" (1999) baseados na peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes / Orpheus : from the myth to the brazilian reality a soundtrack analysis of the movie "Black Orpheus" (1959) and "Orpheus" (1999) based on Vinicius de Moraes play "Orfeu da Conceição"
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro", de Marcel Camus (1959) e "Orfeu", de Cacá Diegues (1999), integrando música instrumental, canção, sound design e edição de som enquanto elementos criativos das obras e sua relação com as outras linguagens que compõem a totalidade dos filmes. Será feita uma decupagem i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
-
8. Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
A presente pesquisa disserta sobre as concepções de música de um grupo de crianças de seis e sete anos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Objetiva investigar construções, relações, reelaborações, modos de agir e pensar sobre música do aluno a partir da interação sócio-cultural no contexto da e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
9. Dialogismo e tradução intersemiótica em Pink Floyd The Wall: luto e melancolia na Inglaterra do pós-guerra
O filme Pink Floyd The Wall, adaptação para o cinema do álbum conceitual da banda Pink Floyd, narra a história, desde a infância até sua completa alienação, do protagonista Pink, um músico nascido na Inglaterra nos anos finais da Segunda Guerra Mundial, cuja morte do pai durante a guerra lhe desencadeia um processo de depressão e melancolia que cul
Publicado em: 2010
-
10. Pipiruí e caixa de assovio: tocadores de pífanos e caixas nas festas de reinado
Este trabalho buscou estabelecer um panorama sobre a atuação de tocadores de pífanos e caixas nas festas de reinado, em Minas Gerais, com ênfase na análise musicológica de dois grupos pertencentes a este estilo: o Pipiruí, da cidade de Conceição do Mato Dentro e a Caixa de Assovio, do Serro. As festas de reinado eram promovidas desde o período colo
Publicado em: 2009
-
11. The narrative role of song at the brazilian movies since Retomada / O papel narrativo da canção nos filmes brasileiros a partir da Retomada
From the analysis of sixty-two Brazilian movies released since 1995, the thesis presents a categorization of the narrative role of popular songs in these productions. The films of this period called "Retomada (National Cinema Resume) show the use of this specific musical form for the construction of meanings in scenes and, ultimately, for the making of alleg
Publicado em: 2008
-
12. Elementos para uma poética da música do cinema : ferramentas conceituais e metodológicas aplicadas na análise da música dos filmes Ajuste final e O homem que não estava lá.
Neste trabalho é examinada a hipótese de que os estudos fílmicos brasileiros pagam tributos altos demais a um determinado esquema conceitual de atribuição de valor à música dos filmes, esculpido no âmbito das grandes teorias gerais do cinema, com raízes mais profundas na declaração assinada por Eisenstein, Pudovkin e Alexandrov sobre o futuro do c
Publicado em: 2007