Filmes Critica E Interpretacao
Mostrando 1-12 de 36 artigos, teses e dissertações.
-
1. É que Glauber acha feio o que não é espelho: a invenção do Cinema Brasileiro Moderno e a configuração do debate sobre o ser cinema nacional.
O principal objetivo deste trabalho consistiu em estabelecer uma ampla interlocução entre os vários sujeitos envolvidos com as produções de sentido sobre o Cinema Brasileiro e que tomam a noção de moderno como ponto de discussão. A análise de textos e livros produzidos por cineastas e críticos de cinema permitiu enxergar os pontos de articulação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
-
2. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
-
3. Moderno descoberto por filmes que pensam o cinema de Lumière ao pós-guerra
O objetivo da pesquisa é encontrar as possibilidades modernas que o cinema mesmo sinalizou ao longo de um período que vai do seu surgimento, com Louis Lumière em 1895, à crise da representação no pós-guerra, com obras de Orson Welles, Alfred Hitchcock e Jean Renoir. Dessa forma, queremos compreender de que modo a ideia de moderno presente nos filmes e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
-
4. A micropolítica do desejo no cinema de Pedro Almodóvar: análise da primeira fase da obra do cineasta espanhol
O objetivo dessa pesquisa é observar de que maneira o cineasta espanhol Pedro Almodóvar utiliza, em suas primeiras produções, estruturas micropolíticas no plano da forma e do conteúdo, como uma diferente maneira de leitura da realidade, no sentido de romper com a herança deixada pelo general Francisco Franco que tinha como base a tríade Família-Esta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
-
5. O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio
Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
-
6. Cinejornal Brasileiro: a documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl
Esta dissertação tem como objeto de estudo os filmes do Cinejornal Brasileiro produzidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo. Compreendendo que o esporte sempre foi utilizado por diversos governos como elemento aglutinador, este estudo se concentra nos cinejornais com a temática esportiva e também sobre o melhoramento d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
-
7. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker / For another cinema Memory Game in Chris Marker
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2011
-
8. Imagens: documentos de visões de mundo
Vivemos em um mundo hipervisual, onde a imagem exerce um papel fundamental de identificação, divulgação ideológica e socialização de significados. Mas por muito tempo a imagem foi negligenciada no contexto dos métodos de pesquisa qualitativa. Nesse sentido, é fundamental que as ciências humanas e sociais reconheçam o potencial das imagens com fins
Sociologias. Publicado em: 2011-12
-
9. A construção biográfica no documentário cinematográfico: uma análise de Nelson Freire, Vinicius e Cartola Música para os olhos
A última década do século XX registra a revalorização da memória individual e coletiva, fenômeno identificado, particularmente, pelo resgate de temas e personagens de importância histórica, política e artística, por meio da literatura, do cinema e da música. Nesse cenário, destaca-se a intensa produção de documentários biográficos, no Brasil
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2010
-
10. Bogart duplo de Bogart : pistas da persona cinematográfica de Humphrey Bogart, 1941-46 / Bogart double de Bogart : clues of the screen persona of Humphrey Bogart, 1941-46
As páginas seguintes consistem em uma etnografia histórica do olhar hollywoodiano. Em particular, descreve a sedimentação da persona cinematográfica de Humphrey Bogart (1899-1957) na primeira metade da década de 1940. O foco analítico é duplo: por um lado, está atento às relações de gênero inscritas em suas performances; por outro, procura relac
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2010
-
11. Da fome à Tropicália : transformações estético-temáticas de Glauber Rocha entre Deus e o Diabo na Terra do Sol e O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro
Nesse trabalho analisaremos as transformações do percurso estético-temático do cineasta Glauber Rocha entre Deus e o diabo na terra do Sol (1964) e o Dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969), considerando a relação entre contexto histórico e a formação cultural do diretor. Para tanto, iremos comparar os filmes, relacionando temáticas, per
Publicado em: 2010
-
12. Caio Fernando Abreu e o cinema : o processo de adaptação de Morangos Mofados
A pesquisa se concentra no processo de adaptação de contos de Caio Fernando Abreu para o roteiro de um filme de longa-metragem. Tendo como objetivo a elaboração de um roteiro a partir do livro Morangos mofados (ABREU, 1982), a tese segue uma metodologia elaborada em seu percurso: a abordagem da obra do autor sob o ponto de vista cinematográfico, o exame
Publicado em: 2010