Filme Documentario
Mostrando 1-12 de 97 artigos, teses e dissertações.
-
1. Gravando: desafios para (re)contar narrativas do(no) movimento social de travestis brasileiras
Resumo A produção de um documentário como estratégia de pesquisa no campo das ciências humanas ainda gera debate significativo. Buscando contribuir para esse debate, o objetivo deste artigo é apontar alguns desafios metodológicos que marcaram o processo de pesquisar/registrar/narrar um filme documentário sobre a trajetória de vida de Keila Simpson e
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2020-12
-
2. O cinema-caracol de Luis Tróchez Tunubalá: uma câmera Misak contra o(s) colonialismo(s)
Este estudo analisa o documentário Na Misak (2018), do diretor indígena Luis Tróchez Tunubalá, do Cauca colombiano. Situando-o como filme-prismático, no marco do cinema indígena e do colonialismo reiterativo em Abya Yala, seu objetivo é investigar a tessitura fílmica a partir da perspectiva indígena sobre a construção da indianidade no contexto ur
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
-
3. Hibridização e gêneros do discurso em Recife frio, de Kleber Mendonça Filho
RESUMO Neste trabalho, proponho uma leitura de aspectos discursivos do curta-metragem de ficção Recife frio (2009), de Kleber Mendonça Filho, com o objetivo de refletir sobre como a hibridização de gêneros na obra, decorrente da presença de gêneros intercalados no filme, cria sentidos e provoca determinada postura na interlocução com os espectadore
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2020-06
-
4. Cantos, luto e resistência Tikmũ’ũn (Maxakali) no filme GRIN (2016)
Parte do livro:Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc
Autor(es): Belisário, Bernard; Tugny, Rosângela de
EDUFBA. Publicado em: 2020
-
5. O poder de denúncia do cordel no cinema: O romance do vaqueiro voador, de João Bosco Bezerra Bonfim e Manfredo Caldas
Resumo O filme O romance do vaqueiro voador, de Manfredo Caldas, é construído a partir do cordel homônimo de João Bosco Bezerra Bonfim - que, por sua vez, foi inspirado no documentário Brasília segundo Feldman, de Vladimir Carvalho - com a finalidade de contar, denunciar e lembrar a tragédia que foi a construção de Brasília. O artigo pretende discu
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
-
6. Narrative and database in “All that is Solid”, a desktop documentary
Resumo Este artigo propõe analisar “All that is Solid”, do artista e cineasta Louis Henderson, um filme-documentário que utiliza a área de trabalho de um computador como o pano de fundo para um novo tipo de estrutura narrativa a desdobrar-se. O filme é analisado, principalmente, através da noção de Lev Manovich de “banco de dados como uma forma
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
-
7. Landscapes of memory: the first visual images of the Bororo of Central Brazil
Resumo A oportunidade de exibir o filme Matto Grosso, the Great Brazilian Wilderness (1931) numa aldeia Bororo no Brasil Central e traduzir para o português esse travelogue, considerado o primeiro documentário com som sincronizado, levou os autores a analisar imagens visuais da sociedade Bororo realizadas nas primeiras décadas do século XX. O foco do art
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 09/05/2019
-
8. Podem os personagens secundários falar? posição feminina no documentário autobiográfico face à memória da ditadura militar no Brasil
RESUMO Diante do campo da autobiografia e de seu cruzamento com o cinema, no contexto da experiência legada pela ditadura civil-militar brasileira, este artigo pretende investigar certos modos políticos de enunciação e subjetivação, aqui postos em cena pelos documentários autobiográficos “Os dias com ele” (Brasil, 2012), de Maria Clara Escobar, e
Alea. Publicado em: 2018-08
-
9. Construção de gênero, laços afetivos e luto em Paris Is Burning
Resumo: O filme Paris Is Burning, de Jennie Livingston, tem suscitado críticas e elogios desde seu lançamento, em 1990. Seu retrato da cultura dos bailes no Harlem nos anos 80, a abordagem da sua singular economia de construção de gênero e as negociações que faz do cruzamento entre etnicidade e sexualidade inspiraram leituras desde o ativismo negro, o
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-12
-
10. Diáspora, interculturalidade e memória em En tierra extraña
Resumo O trabalho explora as relações entre os processos de mobilidade transnacional e a construção das subjetividades nas representações dos emigrantes no documentário En tierra extraña (BOLLAÍN, 2014), tendo como metodologia principal uma análise sociocrítica do filme articulada à contextualização da cinematografia espanhola no campo das migr
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
11. Da história oral ao filme de pesquisa: o audiovisual como ferramenta do historiador
Resumo: Ensaio analítico do processo de produção de imagens, formação de arquivo audiovisual, análise das fontes e criação da narrativa fílmica dos quatro filmes historiográficos que formam a caixa de DVDs Passados presentes, do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (Labhoi/UFF). A partir de trechos do arquivo a
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2017-10
-
12. Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
RESUMO Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junt
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09