Ficcao Policial Historia E Critica
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1. A investigação do crime em O dia da coruja e A cada um o seu, de Leonardo Sciascia, e em A forma da água e O ladrão de merendas, de Andrea Camilleri / La investigación del crimen en O dia da Coruja y A cada um o seu, de Leonardo Sciascia, y en A forma da água y O ladrão de merendas, de andrea Camilleri
Esta dissertação tem como objetivo analisar e discutir os romances-ensaios O Dia da Coruja e A Cada um o Seu, de Leonardo Sciascia, em perspectiva comparada com as narrativas policiais A Forma da Água e O Ladrão de Merendas, de Andrea Camilleri, no que diz respeito aos traços estilísticos, históricos e temáticos das obras em foco. Na pesquisa, reflet
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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2. Eu é um outro: manifestações do duplo em Luiz Alfredo Garcia-Roza / "Yo es otro": manifestaciones del doble en Luiz Alfredo Garcia-Roza
Verificamos na ficção brasileira contemporânea uma reescritura do gênero policial, que deixa de ter como principal meta a retirada das máscaras que encobrem a verdade. Nesta era de ambiguidades e incertezas, em que a verdade passa a ser substituída pelas versões, o tema do duplo encontrará a condição ideal para sua revitalização. É o que podemos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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3. Figurações do gótico e de seus desmembramentos na literatura brasileira de 1843 a 1932
O romance gótico surgiu na Europa em meados do século XVIII. No início do século XIX, a literatura gótica desmembrou-se na Literatura de Terror/Horror, na Literatura de Mistério/Suspense, nas Histórias de Fantasmas, no Conto Policial e, até mesmo, nas Narrativas de Ficção Científica. Todas essas categorias evoluíram e encontraram no século XX um
Publicado em: 2007
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4. A REGIÃO SUBMERSA: A CONJUNTURA PÓS-64 SOB AS MÁSCARAS DA SÁTIRA E DA NARRATIVA POLICIAL / The Submerse Region: the Conjuncture Pos-64 under the Masks of the Satire and the Detective Narrative
Este trabalho analisa a obra A região submersa (1978), de Tabajara Ruas, objetivando estabelecer as relações entre ficção e História, e investigando o emprego, na tessitura dessa narrativa, do recurso satírico e dos elementos intrínsecos inerentes à poética do romance policial. A incorporação dos traços temáticos e estilísticos pertinentes à
Publicado em: 2004
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5. O detetive e o método
Nesta dissertação procuramos analisar os processos de descoberta de três detetives da narrativa policial: Dupin, Sherlock Holmes e padre Brown, personagens de Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle e Giben Keith Chesterton, respectivamente. Selecionamos três narrativas destes autores para uma análise mais efetiva: "Os Crimes da Rua Morgue", de Edgar Allan
Publicado em: 2002