Expressividade Musical
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1. "Amor" e "morte" nos madrigais de Carlo Gesualdo: um estudo sobre o desenvolvimento da escrita musical e textual
Resumo:A escrita musical do compositor Carlo Gesualdo transforma-se ao longo de seus seis livros de madrigais. Enquanto nos aspectos que integram os dois primeiros livros encontramos principalmente características da tradição polifônica do Renascimento, nos madrigais dos terceiro e quarto livros predomina o experimentalismo harmônico, ao passo que nos d
Per musi. Publicado em: 2015-12
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2. Trajetória do canto cênico de Elis Regina
Estudo sobre o estilo de performance da cantora Elis Regina ao longo de sua carreira, com foco na integração entre as expressões musical e cênica. Discute as principais influências e desenvolvimentos no seu gestual a partir de depoimentos de diversos artistas, críticos e produtores musicais. Analisa sua concepção cênica em relação ao conteúdo da
Per musi. Publicado em: 2014-06
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3. A música francesa reconfigurada no jazz modal de Bill Evans
Embora seja senso comum que a música francesa, especialmente a do século XX, tenha exercido influência no estilo improvisatório do pianista de jazz norte-americano Bill Evans (1929-1980), a importância deste papel é raramente abordada em estudos bem fundamentados. Estes dois pontos - música francesa e Evans - oferecem uma oportunidade para investigar
Per musi. Publicado em: 2013-12
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4. Efeitos do treinamento e da prática vocal profissional sobre o canto e a fala / Effects of training and professional vocal practice over singing and speech
Neste estudo observam-se os efeitos decorrentes do treinamento e da prática vocal profissional, tendo por base três hipóteses que evidenciem semelhanças e diferenças entre fala e canto: 1) a fala é diferente entre grupos, 2) o canto é semelhante entre grupos, 3) fala e canto possuem semelhanças e diferenças influenciadas por formação musical e tre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/01/2012
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5. Avaliação de performances por ouvintes: um estudo com estudantes de licenciatura em música da FAMES
Este estudo investigou a relação entre a variação de expressividade e a preferência de performances na opinião de ouvintes, tomando como objeto de estudo os estudantes do curso de licenciatura em música da FAMES. Partindo da premissa que correlaciona positivamente uma performance expressiva ao nível de apreciação do ouvinte, este trabalho submeteu
Per musi. Publicado em: 2012-12
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6. Análise quantitativa da expressividade musical com base em medidas acústicas e do gesto físico
A expressividade musical é um conceito de difícil quantificação em parâmetros objetivos e é ainda geralmente analisada de forma subjetiva, por músicos ou pesquisadores com experiência musical. Atualmente há uma crescente busca por métodos e descritores concretos para extrair, quantificar, analisar e sintetizar essas intenções expressivas. Isso ve
Publicado em: 2010
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7. Expressividade intervalar nos poesilúdios de Almeida Prado
Este trabalho visa formar um corpus de entendimento da ordem dos materiais construídos a partir da lógica de intervalos. Os intervalos recorrentes são entendidos também como marca indelével no aspecto de conferir unidade e coesão da obra. Os vários sistemas musicais - tonal, modal, atonal, serialismo livre e transtonalismo - tal vinculação ocorre po
Publicado em: 2009
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8. Song that Enchants Chorus: a study of the process of musical education with aged in Madre de Deus City, metropolitan area of Salvador City, Bahia State. / Coral Canto que Encanta: um estudo do processo de educação musical com idosos em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, Bahia.
Esta pesquisa estuda o processo de educação musical com idosos na região metropolitana de Salvador, Bahia. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso Explanatório para coletar e analisar os aspectos impactantes no processo de ensino e aprendizagem musical com coralistas participantes da atividade de Canto-Coral do Centro de Convivência da Secretaria de
Publicado em: 2009
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9. Bergsonismo musical: o tempo em Bergson e a noção de forma aberta em Debussy / Musical bergsonism: the time in Bergson and the concept of open form in Debussy
Esta dissertação procura estabelecer uma confrontação teórica entre a filosofia da duração de Henri Bergson e o projeto composicional de Claude Debussy, no que diz respeito às estratégias de renovação da noção tradicional de tempo, estratégias que, embora aplicadas a setores distintos, fazem reverberar analogamente o mesmo espírito de época.
Publicado em: 2009
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10. Musicalidade na performance com a flauta doce
A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da flauta doce de um grupo de dezessete sujeitos, com idades entre nove e treze anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio em Porto Alegre, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da musicalidade. Apóia-se na concepção d
Publicado em: 2009
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11. Descoberta Automática de Conhecimento em Interpretações Musicais: Microandamento e Microdinâmica
The performance of a song in the exactly way it is written on the score tends to sound mechanical and artificial to any musician with a minimum experience. Among the variations made by a musician when interpreting a score, classified as musical expressivity, are: a) microtiming, micro time variations; b) microdynamics, small variations of the notes intensity
Publicado em: 2009
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12. A abordagem AME Apreciação Musical Expressiva como elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música.
Esta pesquisa investiga a influência de uma proposta de orientação docente no desenvolvimento de articulações entre teoria e prática durante o estágio de uma estudante do curso de Licenciatura em Música da UFBA. Usando um estudo de caso, a pesquisa desenvolveu e aplicou uma abordagem de formação de professores com ênfase em apreciação musical, i
Publicado em: 2009