Evil
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13. PASSIONS AND EVIL IN KANT'S PHILOSOPHY
In this paper, I aim at relating passions to evil in Kant's philosophy. I begin by explaining the difference between affects and passions in the text Anthropology from a Pragmatic Point of View. Kant claims that both affects and passions are illnesses of the mind, because both affect and passion hinder the sovereignty of reason. I show that passions are wors
Manuscrito. Publicado em: 13/01/2015
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14. O livre-arbítrio em Agostinho / Free-choice in Augustine
Para considerar o livre-arbítrio da vontade, Agostinho deve mobilizar concepções já estabelecidas sobre a natureza divina, sobre a natureza do mal e também sobre a natureza da alma humana. À medida que tais concepções se modificam, o livre-arbítrio da vontade assume contornos diversos até obter sua forma mais acabada, na qual se revela como raiz do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/09/2012
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15. Visões do "Mal" : estudos visuais sobre fotografia pericial : acervo do Instituto de Criminalística em São Paulo, 1987 a 2007 / Visions of "Evil" : visual studies on forensics photography : images from São Paulo s State Institute of Criminalistics, 1987-2007
As imagens de cunho pericial, como as que se encontram no Laboratório de Fotografia do Instituto de Criminalística em São Paulo (IC), enquadram-se num grupo de produção visual que pode ser chamado de descartável. Para além de sua função ilustrativa nos laudos periciais (e de sua força de argumento como índice do acontecido), a fotografia de nature
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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16. Queda e elevação : Hegel, Schelling e Kierkegaard
Esta tese objetiva investigar a questão do mal a partir da visão hegeliana, schellinguiana e kierkegaardiana, tomando como referência principal o tema da queda a qual pressupõe um estado original de felicidade e perfeição do ser humano no paraíso (Gn 3) e que foi perdido em vista da transgressão à norma estabelecida por Deus de não se poder comer d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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17. O mal como condição humana: a negação da morte e seus desdobramentos em Ernest Becker
Ernest Becker dedicou-se à compreensão da condição humana afirmando ser o medo da morte a instalação do terror nas bases psicológicas do homem. A partir dessa constatação, produziu um trabalho constituído por uma síntese de pensamentos com base na filosofia Kierkegaardiana, na psicanálise Freudiana e de seus colaboradores, destacando Otto Rank e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2011
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18. Hannah Arendt e a abrangência do conceito de Banalidade do Mal
Com esta dissertação, pretende-se ampliar a abrangência do conceito de Banalidade do Mal, um termo criado por Hannah Arendt para qualificar um Mal que não fora ainda detectado com uma forma própria e que ela observou no nazista Adolf Eichmann durante seu julgamento em Jerusalém em 1962. Ela o chamou de um Mal sem raízes, que é como um fungo na superf
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
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19. A SUPREMA QUESTÃO DA FREIHEITSSCHRIFT: a crítica de Schelling às tentativas de teodiceia
A teodiceia é o conceito utilizado na modernidade filosófica para designar uma defesa ou justificativa da perfeição divina diante do problema do mal. O objetivo deste trabalho é mostrar que o livro de Schelling de 1809, a Freiheitsschrift, dispensa a elaboração de uma teodiceia ao oferecer um sistema da razão no qual o problema do mal é devidamente
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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20. Banalidade do Mal: colapsos morais no 3 Reich / Banality of Evil: moral collapse in the 3rd Reich
Este trabalho investiga o significado da expressão Banalidade do Mal cunhada por Hannah Arendt em suas investigações sobre Adolf Eichmann em Jerusalém. Preza-se pelo questionamento do seu significado frente à logística de extermínio do Holocausto. Investiga-se, por um lado, aspectos de um colapso moral a respeito de nossas usuais compreensões acerca
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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21. Banalidade do Mal: colapsos morais no 3 Reich / Banality of Evil: moral collapse in the 3rd Reich
Este trabalho investiga o significado da expressão Banalidade do Mal cunhada por Hannah Arendt em suas investigações sobre Adolf Eichmann em Jerusalém. Preza-se pelo questionamento do seu significado frente à logística de extermínio do Holocausto. Investiga-se, por um lado, aspectos de um colapso moral a respeito de nossas usuais compreensões acerca
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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22. Ethos and Pathos in Schopenhauer and Nietzsche: life, will and asceticism / Ethos e Pathos em Schopenhauer e Nietzsche: vida, vontade e ascetismo
This dissertation investigates the conception of asceticism on two German philosophers, Arthur Schopenhauer and Friedrich Nietzsche. Whereas there isn t a precise language to mediate this two philosophies, we apply the concepts of pathos and ethos to make a dialog between the German philosophers, which allow us to investigate how these concepts appear in the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/08/2011
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23. Estudo psicanalítico sobre a gramática da maldade gratuita / Psychoanalytic study about the functioning of gratuitous evil
A cultura ocidental contemporânea trouxe para a história do homem novas modalidades de crime e novos tipos de criminosos. A magnitude da destruição do outro alcançou cifras e situações sem precedentes. Embora Freud pensasse que, em princípio, os homens acertassem seus conflitos por meio da violência, nosso estudo foca um tipo específico de sofrimen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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24. LITERATURE AND POPULAR CULTURE ON THE EARLY CHRISTIANITY: THE BELIEF AND PRACTICE OF THE EVIL EYE IN GALATIANS 3,1-5 / LITERATURA E CULTURA POPULAR NO CRISTIANISMO PRIMITIVO: A CRENÇA E PRÁTICA DO MAU-OLHADO EM GÁLATAS 3,1-5
Literatura e cultura popular no cristianismo primitivo são apresentadas como temas com o objetivo de analisar, a partir da literatura, cultura e práticas mágicas no Mundo Antigo, a inserção das comunidades cristãs nesse ambiente vital, no geral e, da comunidade de Gálatas, no particular. O objetivo é, através da transdisciplinaridade (teologia, hist
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011