Etnomusicologia Indigena
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
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1. Aspects of Paiter Suruí oral art
Este texto apresenta a intricada relação entre música e narrativa, entre a voz falada e a voz cantada, voz e mito, que, juntos, fazem parte da arte poética dos Paiter Suruí, povo indígena de Rondônia (Amazônia). Parte da herança cultural do povo Paiter Suruí pode ser encontrada no Arquivo Arampiã que possui gravações coletadas pela antropóloga
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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2. Kyringüé mboraí : os cantos das crianças e a cosmo-sônica Mbyá-Guarani
Os Mbyá-Guarani são um subgrupo indígena de fala Guarani, pertencente à família lingüística Tupi-Guarani. Estima-se que cerca de 5.000 pessoas da etnia Mbyá vivam entre o Sul e o Sudeste brasileiro. As crianças indígenas Mbyá-Guarani e as performances musicais e lúdicas que as envolvem cotidianamente são o tema central desta tese desenvolvida a
Publicado em: 2009
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3. O dom e a tradição indígena Kapinawá (ensaio sobre uma noção nativa de autoria)
O objetivo deste artigo é analisar a noção nativa de autoria presente na comunidade indígena Kapinawá, localizada no sertão de Pernambuco, nordeste do Brasil. A partir de uma antropologia histórica (Oliveira 1988), analiso a autoria como uma tradição inventada (Linnekin 1983; Handler 1984; Handler & Linnekin 1984) resultante de um processo político
Religião & Sociedade. Publicado em: 2008
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4. Música nas sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul: estado da arte
Durante os últimos trinta anos, a etnomusicologia das terras baixas da América do Sul experimentou um forte crescimento. O fato está contribuindo para que a região venha a deixar de ser, definitivamente, uma das mais desconhecidas do planeta quanto às suas músicas, embora detentora de algumas das descrições mais antigas do mundo sobre música "primit
Mana. Publicado em: 2007-10
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5. a mapping out of, and an exercise in, the research possibilities on the ceremonial activity of the Mebengokre (Kayapó) Native Brazilians / Os modelos da experiência ou a experiência dos modelos: introdução ao estudo cerimonial xikrin
Esta dissertação propõe-se a fazer um mapeamento e um exercício das possibilidades de pesquisa sobre a atividade cerimonial dos índios Mebengokre (Kayapó), particularmente do subgrupo conhecido como Xikrin do Cateté, do sudoeste do Pará. A partir de uma revisão bibliográfica sobre a expressão músico-ritual indígena e sobre os processos sócio-co
Publicado em: 2006
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6. Musical performance in the ternos of catopês of Montes Claros. / Performance musical nos ternos de catopês de Montes Claros.
Os grupos de Congado constituem na atualidade uma das importantes manifestações culturais do Brasil. Essa expressão é caracterizada por elementos musicais, cênicos e plásticos resultantes da inter-relação de aspectos da cultura africana, luso-espanhola e indígena, que se mesclaram na configuração de uma manifestação genuinamente brasileira. Dos
Publicado em: 2005