Etica Teologia E Educacao
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13. Educação e religião como elementos culturais para a superação da intolerância religiosa : integração e relação na compreensão do ensino religioso
O propósito deste trabalho é entender até que ponto a influência da colonização brasileira interfere ou dificulta o entendimento do Ensino Religioso e o relacionamento educador(a) e educando(a) com essa realidade, já que vivemos numa capital, Salvador, com uma diversidade religiosa e cultural, de maioria afrodescendente. Convivemos com uma gama de pre
Publicado em: 2009
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14. A dimensão pedagógica da religião: da pedagogia de Jesus à pedagogia cristã em tempos de sociedade secularizada.
Com esta pesquisa, busca-se demonstrar a dimensão pedagógica da religião. Para tanto, estudou-se a relação entre pedagogia e religião, o que implica a formação do sujeito e a construção social. Utilizou-se como objeto o líder religioso Jesus atividade pública, método e ensinamento , com o intuito de se compreender sua prática pedagógica no sé
Publicado em: 2009
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15. A morte de Deus: uma crítica Nietzschiana ao modelo ético-moral da civilização ocidental
O presente trabalho refletirá sobre o conceito de morte de Deus lançado pelo filósofo Friedrich Wilhem Nietzsche no século XIX, buscando resgatar a idéia original da aplicação deste conceito. Caminhar-se-á através das sendas filosóficas criadas por Nietzsche, buscando-se compreender, inclusive, que suas experiências familiares e seu envolvimento p
Publicado em: 2009
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16. Fenômeno bullying e a ética do saber cuidar
Uma análise do fenômeno bullying por meio das narrativas de vítimas. O teor das narrativas e sua análise interpela-nos para a fragilidade daqueles e daquelas que sofreram os mais variados tipos de violência. O primeiro capítulo apresenta uma reflexão sobre a sociedade e a educação do século XXI, o ser humano e suas relações culturais e sociais co
Publicado em: 2007
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17. The Christian family: spirituality, love and violence / Família cristã: espiritualidade, amor e violência
São mais de três décadas que estou envolvido diretamente com o mundo eclesiástico cristão e acompanhando de perto comportamentos não recomendados, que perpassam expectativas no âmbito espiritual, amoroso e violento; que acontece de maneira açodada nos lares cristãos; que são omitidos, velados, e até ocultados em nome de uma ética que prefiro cham
Publicado em: 2007
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18. A NOÇÃO DE CONSCIÊNCIA MORAL EM BERNHARD HARING E SUA CONTRIBUIÇÃO À ATUAL CRISE DE VALORES / BERNHARD HARING S NOTION OF MORAL CONSCIENCE AND HIS CONTRIBUTION IN REGARD TO THE CURRENT CRISIS OF VALUES
A abertura ao mundo moderno em todas as direções caracterizou o trabalho do Concílio Vaticano II. Bernhard Häring foi um dos personagens-chave do Concilio e de seu desenvolvimento teológico posterior. A perspectiva básica da sua teologia moral está na integração entre atitude religiosa e ética. Com isso, desenvolve a sua reflexão baseada na exist�
Publicado em: 2007
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19. Religiosidade humana e fazer educativo
Partindo do entendimento de que o homem é um ser religioso, o presente estudo buscou construir uma compreensão da relação entre a religiosidade humana e o fazer educativo. Desenvolveu-se com um grupo de alunas/educadoras do Curso Normal que foram acompanhadas durante o processo de formação e em sua prática de estágio. Fazendo uma leitura da religiosi
Publicado em: 2007
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20. ENTRE LES CONVITIONS ET LES DÉFIS: ÉTHIQUE SEXUEL CATHOLIQUE ET CONCEPTION DE LA SEXUALITÉ DE L`ÊTRE HUMAIN D` AUJOURD`HUI / ENTRE CERTEZAS E DESAFIOS: ÉTICA SEXUAL CATÓLICA E CONCEPÇÃO DE SEXUALIDADE HUMANA HOJE
Esta dissertação é o resultado de um confronto entre a palavra do Magistério Eclesial a respeito da Ética Sexual Católica e a concepção e vivência da sexualidade humana nos dias de hoje. No primeiro momento, faz uma análise a respeito da modernidade em crise, também caracterizada como pós-modernidade, com suas vertentes e repercussões para a com
Publicado em: 2006
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21. Instituição da subjetividade moderna : a contribuição de Inacio de Loyola e Martinho Lutero
o tema deste trabalho é o nascimento da subjetividade moderna na cultura ocidental, tendo como ponto de partida, não o pensamento de René Descartes, que é comumente considerado como o pai da modernidade na filosofia, mas seus antecedentes imediatos na Teologia, especialmente dois autores cristãos que, do ponto de vista do nascimento da Modernidade, est�
Publicado em: 1996