Etica Na Obra De Aristoteles
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. HABITUS E VIRTUDE EM PEDRO ABELARDO: UMA DUPLA HERANÇA
Pedro Abelardo apresenta na sua obra uma teoria da virtude de natureza, à primeira vista, aristotélica. Ao que parece, essa concepção também contém diferentes elementos estoicos, que não se opõem necessariamente à visão do Estagirita. Todavia, o essencial da interpretação da Escola do Pórtico acerca da virtude difere da explicação dada por Ari
Kriterion. Publicado em: 2015-06
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2. Felicidade controversa - volição, prescrição e lógica na eudaimonia aristotélica / Controversial happiness - volition, prescription and logic in Aristotles eudaimonia
Atualmente a Ética Nicomaqueia apresenta-se como uma obra fraturada. O tratamento do conceito de eudaimonia feito por Aristóteles não parece ser muito claro. Por um lado, ele privilegia explicitamente a atividade contemplativa como a eudaimonia perfeita e dessa forma dá ao conceito uma acepção dominante. Por outro lado, muito do tratamento teórico dis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2012
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3. CONATUS: DA ESSÊNCIA HUMANA À FUNDAMENTAÇÃO DO ESTADO NA ÉTICA DE BENEDICTUS DE SPINOZA
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o percurso spinozista acerca do conatus, segundo a obra Ética Demonstrada em Ordem Geométrica. Inicialmente iremos expor a relação entre o corpo e a mente, onde primeiramente serão expostas as noções de ambos os termos na tradição filosófica, em especial, Platão, Aristóteles e Descartes, para poste
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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4. Eram realmente pitagórico(a)s os homens e mulheres catalogado(a)s por Jâmblico em sua obra Vida de Pitágoras?
Pitágoras é considerado um dos mais importantes pensadores pré-socráticos. A escola pitagórica, por ele fundada, influenciou todo um pensar posterior na religião e na ciência. Jâmblico, filósofo neoplatônico e neopitagórico do século III d.C., elaborou, quase setecentos anos após o término do movimento pitagórico, uma das três biografias de P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2010
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5. A retórica em Aristóteles: da orientação das paixões ao aprimoramento da eupraxia
Esta pesquisa põe em foco as relações entre a obra Retórica, de Aristóteles, e as concepções acerca de ética e de sabedoria prática desse mesmo autor. Nesse sentido, procura mostrar que Aristóteles produziu a Retórica a fim de nortear a construção oratória e a orientação das paixões do homem grego, configurando-a como referencial de prática
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/09/2010
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6. Justice: prudence / Justiça: prudência
capacidade de aplicar verdades sobre o que é bom para tal tipo de pessoa ou pessoas fazerem em geral e, em certos tipos de situação, a si mesmas em ocasiões particulares. Este termo pode ser traduzido por prudência, que é uma virtude que, aplicada ao caso concreto, tem um caráter humano por ser contingente e variável segundo indivíduos e circunstân
Publicado em: 2010
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7. Impasses éticos ou um testemunho da experiência pedagógica
Tomando a ética como um modo de se conduzir que se constitui, a um só tempo, da relação que estabelecemos com o outro, por intermédio da relação que tecemos conosco mesmos, procuramos abordar no presente trabalho a temática dos enlaces e desenlaces constituintes do viver-junto. Duas interrogações nos acompanham: como o indeterminado atravessa nossa
Publicado em: 2010
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8. A virtude da justiça no pensamento aristotélico / The virtue of justice in the Aristotelian thought
Esta dissertação destaca A virtude da justiça no pensamento aristotélico. Com o objetivo de enfatizar a virtude da justiça como necessária ao indivíduo e à comunidade política, tem-se nas obras Ética a Nicômaco e Política de Aristóteles o referencial teórico para esta defesa. Desenvolve-se, inicialmente, as categorias fundamentais para o pensam
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/05/2009
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9. Castoriadis: uma filosofia para a educação
Há muitos tipos de filosofia, muitos estilos de praticá-la e muitas razões pelas quais a convocamos, quando se trata de falar das coisas humanas. No livro I da Ética a Nicômaco, Aristóteles afirma - contra o que fora, durante toda a existência, o principal objeto de busca de seu mestre - que a investigação que lhe interessa é aquela que trata do qu
Educação & Sociedade. Publicado em: 2008-08
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10. Conhecimento científico, ação e felicidade humana no comentário à ética nicomaquéia de Tomás de Aquino
Resumo não disponível
Publicado em: 2008
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11. Teoria da justiça de John Finnis
Esta dissertação tem por objetivo verificar se a teoria da justiça desenvolvida por John Finnis na obra “Natural Law and Natural Rigts” está em consonância com a tradição aristotélicotomista. Para tanto, primeiro é desenvolvida a teoria da justiça apresentada por Aristóteles na obra “Ética a Nicômaco”, na qual Aristóteles faz a divisão
Publicado em: 2008
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12. Implicações da tragédia na formação e no aperfeiçoamento do caráter humano, segundo a Poética de Aristóteles
O trabalho que desenvolveremos tentará estabelecer um elo entre as teorias aristotélicas sobre a ética e a arte poética. O viés que nos permitirá fazer tal ligação é a interpretação que aponta para a possibilidade de existirem idéias condizentes às propostas perfeccionistas nos textos de Aristóteles. Por isso prosseguiremos com uma chave de lei
Publicado em: 2008