Ethnomusicology
Mostrando 13-24 de 25 artigos, teses e dissertações.
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13. Sisterhood of Good Death Celebration: ritual, music and performance / Festa da Boa Morte e Glória: ritual, música e performance
Esse trabalho discute a performance ritual e musical durante a Festa da Boa Morte e Glória realizada anualmente na segunda quinzena de agosto na cidade de Cachoeira, Recôncavo da Bahia. Elaborada através de elementos simbólicos, culturais, religiosos e de resistência política e social, a Festa da Boa Morte compreende performances musicais dentro de uma
Publicado em: 2009
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14. Kyringüé mboraí : os cantos das crianças e a cosmo-sônica Mbyá-Guarani
Os Mbyá-Guarani são um subgrupo indígena de fala Guarani, pertencente à família lingüística Tupi-Guarani. Estima-se que cerca de 5.000 pessoas da etnia Mbyá vivam entre o Sul e o Sudeste brasileiro. As crianças indígenas Mbyá-Guarani e as performances musicais e lúdicas que as envolvem cotidianamente são o tema central desta tese desenvolvida a
Publicado em: 2009
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15. Ensino e aprendizagem dos Alabês: uma experiência nos terreiros Ilê Axé Oxumarê e Zoogodô Bogum Malê Rundó.
This work aims to describe, analyze and interpret the dynamic of the teaching and learning of the alabês from the Axé Oxumarê and Zoogodo Bogum Male Rundó temples. It is about a process known as non-formal, or informal, contrary to the academic formal process because it is characteristic of oral tradition societies. The purpose of this research is to col
Publicado em: 2009
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16. Viola nos sambas do recôncavo baiano.
Viola nos Sambas do Recôncavo Baiano é um estudo etnomusicológico sobre o instrumento musical de cordas popularmente conhecido como viola, introduzido no Brasil por europeus, e que na região do Recôncavo Baiano (Bahia, Brasil) está associado a formas de expressão musical tradicionais em comunidades caracterizadas por fortes remanescentes culturais de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/07/2008
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17. Transmissão de saberes musicais na Banda 12 de Dezembro
As bandas de música civis no Brasil, em geral, funcionam como centros de formação musical, que atendem, sobretudo, a comunidade local, possibilitando a transmissão de saberes musicais necessários para a prática da música nesse contexto. A etnomusicologia tem concebido a transmissão como fator determinante para a compreensão do fenômeno musical, ten
Publicado em: 2008
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18. Processos Fonográficos e Música de Tradição Oral em Pernambuco
Durante todo o século XX a tecnologia de áudio contribuiu muito para o desenvolvimento da etnomusicologia. Inicialmente com a criação do fonógrafo e de técnicas de registro sonoro, possibilitando o desenvolvimento dos arquivos fonográficos e, posteriormente, com a crição de tecnologias que apresentassem melhor qualidade sonora, menor custo e conceit
Publicado em: 2008
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19. DiÃlogo de negros, monÃlogo de brancos: transformaÃÃes e apropriaÃÃes musicais no maracatu de baque virado
O trabalho aborda a situaÃÃo do maracatu-naÃÃo apÃs o seu âboomâ na dÃcada de 1990. As dinÃmicas da linguagem musical sÃo observadas no contexto histÃrico do desenvolvimento das comunidades maracatuzeiras afro-descendentes, sobretudo na zona norte do Recife, desde o momento de violenta repressÃo, durante o Estado Novo, atà a transformaÃÃo da t
Publicado em: 2007
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20. THE ENIGMA OF MPB AND THE WEB/CONSPIRACY OF THE VOICES: IDENTITY AND INTERTEXTUALITY IN THE MUSICAL DISCOURSE OF THE SIXTIES / O ENIGMA DA MPB E A TRAMA DAS VOZES: IDENTIDADE E INTERTEXTUALIDADE NO DISCURSO MUSICAL DOS ANOS 60
A MPB é uma prática musical popular surgida no início dos anos 60 que ainda está longe de ter sua polissemia esgotada pelos estudos de cultura. A abordagem adotada busca estudá-la como fato integral: como texto - sons musicais, em complexa relação com suas letras, performances, discursos extramusicais e o contexto mais amplo. Nesta tese argumenta-se q
Publicado em: 2007
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21. Do tempo da sussa ao tempo do forró, música, festa e memória entre os Kalunga de Teresina de Goiás
A presente dissertação de mestrado baseou-se em trabalho de campo realizado na Comunidade Kalunga, especificamente nas localidades que se encontram no município de Teresina de Goiás: Ema, Limoeiro, Ribeirão, Diadema e Jataroba. O território kalunga está localizado no nordeste do estado de Goiás e formou-se a partir do século XVIII com a migração d
Publicado em: 2006
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22. A Linguagem dos tambores. / The Language of prums.
Candomblé can be understood as a generic term used to denominate some Afro-Brazilian religions. This work focuses on the music of one of these religions, known as Candomblé de queto or nagô. Music is an essential component in the rituals of these religions, being present in almost all ceremonies. It is continuous throughout the public rituals, beginning a
Publicado em: 2006
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23. Dragão confabulando: etnicidade, ideologia e herança cultural através da música para Koto no Brasil. / "The Lying Dragon ...": ethnicity, ideology and cultural inheritage through the Koto music in Brasil.
O presente estudo de caso examina a dinâmica da continuidade da música para koto, sōkyoku, no Brasil, a partir de grupos inicialmente observados por Dale Olsen (1983a), em 1981. A temática música transterritorializada ou repertório dos imigrantes, sob perspectiva etnomusicológica, busca contribuir para os estudos de antropologia urbana em discuss�
Publicado em: 2006
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24. Palhaços da cara preta: Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma nos Bumba-bois e Folias-de-Reis - MA, PE, MG / Black-faced clowns: Black Francisco, Catirina, Mateus and Bastião, relatives of Macunaíma in Bumba-bois and Folias-de-Reis MA, PE, MG
Trabalho voltado a três brincadeiras populares com personagem negro de máscara, em três Estados brasileiros, e a comparações com o personagem Macunaíma, de Mário de Andrade. Foi realizada pesquisa de campo com registro áudio-visual por quatro anos, em continuidade com pesquisa anterior de Mestrado. O capítulo 1 introduz abordagens de Mário de Andra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2005