Ethnomusicology
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
1. Do ensaio à apresentação: dimensões da performance musical de um coro institucional
RESUMO Este artigo se propõe a olhar para a atividade coral no contexto da Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) com base em discussões presentes nos estudos da performance e na etnomusicologia. A partir da etnografia de um ensaio e uma apresentação do Coro da JFES, o conceito de performance será associado à compreensão do fazer musical enquanto
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
2. Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios / Vestiges of the sacred: an ethnography of forms and silences
This study is an ethnography regarding sacred forms. Our empirical field was the city of Juazeiro do Norte, which is located in the south of Ceará, one of the biggest centers of popular pilgrimage in Brazil, emphasizing the old path that leads to the statue of Padre Cícero called Ladeira do Horto. By means of a theoretical cooperation between the fields of
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2012
-
3. A "Casa A Electrica" e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil : um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade
Este estudo tem por objetivo examinar a rede de relações músico-sociais que se estabeleceu com a instalação da fábrica de discos “Casa A Electrica” no Rio Grande do Sul em 1914, no que se refere à circulação musical regional, nacional e internacional. Através de uma etnografia histórica, com base na imprensa, crônicas de memorialistas e liter
Publicado em: 2011
-
4. Maçambiques, Quicumbis e ensaios de promessa : um re-estudo etnomusicológico entre quilombolas do sul do Brasil
Retornando a temáticas e locais já estudados por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, em épocas distintas, desde outros paradigmas, essa pesquisa apresenta-se como um re-estudo etnomusicológico sobre tradições performáticas entre quilombolas do Rio Grande do Sul. Através da etnografia multi-situada, realizada entre 2006 e 2009, nas com
Publicado em: 2011
-
5. Suingueiros do sul do Brasil : uma etnografia musical nos "becos, guetos, bibocas" e bares de dondocas de Porto Alegre
¿Suingueiros do Sul do Brasil¿ tem como objetivo investigar os músicos, as músicas e os principais espaços de performance do suingue em Porto Alegre. Os suingueiros referidos no título são principalmente nove músicos nascidos nas décadas de 1940 e 1950 no estado do Rio Grande do Sul e identificados com a produção musical da comunidade negra distri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
6. Axé, orixá, xirê e música : estudo da música e performance no candomblé queto na Baixada Santista / Axé, orixá, xirê and music : a study of music and performance in Candomblé Queto
By means of this study, I intent to bring to discussion some elements found in the interaction between music and ritual in the afro-Brazilian religion called candomblé queto. The study was carried focusing forms of such religiosity in cult places in the region of São Paulo state called Baixada Santista, mainly in the religious house Ilè Asè Alaketú Omo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/03/2010
-
7. Caminhos da música instrumental em Salvador. / Paths to the instrumental music in Salvador.
O presente trabalho é uma etnografia da Música Instrumental na cidade do Salvador, Bahia, Brasil. Após discutir possíveis definições do que seja Música Instrumental, apresenta uma retrospectiva da mesma no Brasil. Mostra o seu desenvolvimento historiográfico ao longo de quase trinta anos, as diversas influências sofridas e o relacionamento dos seus
Publicado em: 2010
-
8. Etnomusicologia participativa : conceitos e abordagens em dois estudos de caso / Participative ethnomusicology : concepts and approaches in two case studies
The participative ethnomusicology also called applied ethnomusicology, among other terms has been concerning much interest on last decades, and is a spreading theme in scientific conferences and meetings. However, there are still few publications which delineate and discuss the field, what turns difficult its acceptation in scientific paradigm, which c
Publicado em: 2009
-
9. E o verbo se fez canto: músicas, discursos e cultos evangélicos
The present research results from two studies conducted with Baptist churches one of historical lineage (traditional) and the other one, Pentecostal. The research intends to reflect about music, discourses and worship. It proposes a brief review of the churches history and offers a discourse analysis about the music, about the worship and about the music per
Publicado em: 2009
-
10. Ratoeira dont hold me cause I dont have someone that let me free: music from oral tradition and cultural identity in the Santa Catarina / Ratoeira não me prende, que eu não tenho quem me solta: música de tradição oral e identidade cultural no litoral de Santa Catarina
Esta dissertação de mestrado traz um estudo etnomusicológico sobre a Ratoeira, uma música de tradição oral típica do litoral catarinense. O tema será abordado em seus aspectos musicais e sócio-culturais, buscando compreender o contexto no qual esta prática musical se insere. Para isso falarei do campo científico da etnomusicologia, sobre a etnogra
Publicado em: 2009
-
11. As juremeiras da nação Xambá (Olinda, PE):músicas, performances, representações de feminino e relações de gênero na jurema sagrada.
This dissertation focuses on the music and performances by female entities from Jurema Cult, as well as, gender and power relationships within its religious context. The fieldwork was realized at Ilê Axé Oyá Meguê of Xambá nation (Olinda, PE) and also other Jurema houses where the leaders are also filhas-de-santo from this terreiro: the juremeiras. Jure
Publicado em: 2009
-
12. A batucada da Nene de Vila Matilde : formação e transformação de uma bateria de escola de samba paulistana / Batucada of Nene de Vila Matilde : appearing and developing of a bateria de escola de samba of São Paulo, Brazil
The percussion band (bateria) of a samba school is the group responsible for the rhythm-musical development of this type of carnival community. To a certain extent, it contributes for the definition of the school identity, driving the parade on by playing rhythm patterns executed by sets of ten percussion instruments, associated in different groups. Moreover
Publicado em: 2009