Estruturacao Musical
Mostrando 1-12 de 37 artigos, teses e dissertações.
-
1. “ACORDAR” PARA O SIMBÓLICO: UMA INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA SOBRE OS EFEITOS DE UM ATELIÊ MUSICAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO (TGD)
RESUMO: A pesquisa Os efeitos do ritmo como função de estruturação psíquica em crianças com TGD se propôs a acompanhar os efeitos de um ateliê musical sobre um grupo de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Trabalhamos com a hipótese de que a atenção a propriedades musicais pode favorecer o desenvolvimento da linguagem e enla
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2019-04
-
2. As bambas do samba: mulher e poder na roda
A obra destaca e reconhece a importância da figura feminina na estruturação do samba como símbolo de identidade nacional e como instrumento de empoderamento. O livro mostra ̶ através de artigos e reflexões sobre espaço da mulher como protagonista na construção do samba, um dos símbolos de resistência e negociações da população negra no Brasil , a forma como as mulheres no samba ousaram enfrentando o patriarcado, o afastamento de suas posições no processo constitutivo do gênero musical e o apagamento do seu protagonismo dentro do movimento.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2019
-
3. As bambas do samba: mulher e poder na roda
A obra destaca e reconhece a importância da figura feminina na estruturação do samba como símbolo de identidade nacional e como instrumento de empoderamento. O livro mostra ̶ através de artigos e reflexões sobre espaço da mulher como protagonista na construção do samba, um dos símbolos de resistência e negociações da população negra no Brasil , a forma como as mulheres no samba ousaram enfrentando o patriarcado, o afastamento de suas posições no processo constitutivo do gênero musical e o apagamento do seu protagonismo dentro do movimento.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2016
-
4. O caso do Som Imaginário: contracultura, experimentação e indústria fonográfica entre as décadas de 1960 e 1970
A banda Som Imaginário surgiu no ano de 1969 com o intuito de acompanhar o músico Milton Nascimento em sua turnê na qual promovia seu álbum Milton (1970). Nos anos seguintes, o grupo pôde alçar vôos independentes que resultaram em três discos gravados pela Odeon em 1970, 1971 e 1973. Neste artigo, pretendemos articular a produção musical do grupo c
Per musi. Publicado em: 2014-12
-
5. "Você mandou eu cantar, na mente que eu não sabia": estruturação formal e camuflagem em um gênero musical camponês do médio Jequitinhonha
O paulista é um importante gênero músico-coreográfico camponês no médio Jequitinhonha (Minas Gerais). A partir da análise formal de alguns de seus parâmetros técnicos, este artigo busca explorar mecanismos através dos quais uma forma musical e literária pode propor um enunciado coerente e ao mesmo tempo dificultar ou restringir sua apreensão. Est
Per musi. Publicado em: 2013-06
-
6. Processos Temporais em Gérard Grisey
Passado mais de um quarto de século desde a fundação do coletivo musical LItinéraire, as obras criadas e o pensamento desenvolvido pelos seus integrantes permanecem como um terreno ubertoso para a investigação musicológica e referência essencial para prática composicional hodierna. Dentre estes compositores, inauguradores da tendência estética dit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
-
7. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
-
8. Ensino e aprendizagem de guitarra em espaços músicoeducacionais diversos de João Pessoa
O ensino e aprendizagem da guitarra se consolidaram a partir de uma conjuntura de fatores relacionados ao desenvolvimento histórico, interpretativo e cultural do instrumento. Assim, a formação do guitarrista se desenvolveu em espaços diversos e a partir de estratégias singulares relacionadas à prática e à inserção social da guitarra. Na atualidade,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
9. O Jingle publicitário e sua curva de importância no contexto da comunicação de mercado
O trabalho aborda o papel desempenhado pelo elemento musical, o Jingle, dentro da estrutura da peça publicitária comumente chamada de comercial. Para averiguar a premissa de que o Jingle perdeu importância expressiva pela chegada da Era dos Meios Digitais em relação às mensagens publicitárias veiculadas até o final do século XX pelo Rádio e pela Te
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
-
10. Sinfonia sistêmica : os processos criativos e a concepção estética dos ciclos vitais
Este trabalho analisa, em uma visão sistêmica, três elementos distintos, mas profundamente relacionados à composição musical: o processo criativo, uma concepção estética baseada nos ciclos vitais e uma obra, a Sinfonia Sistêmica. Ao abordar o processo criativo, buscou-se criar uma visão ampla, levando em conta não só o processo de geração, mas
Publicado em: 2011
-
11. O Lugar Da Música Uma Análise Do Processo Criativo Sob a Perspectiva Do Receptor / The Place Of Music An Analysis Of The Creative Process In The Perspective Of The Receiver
Com foco na história da música ocidental e norteado pelas teorias da estética da recepção, suas inferências e projeções no campo musical, este estudo visa investigar o processo produtivo em música sob a ótica do receptor. Trata-se de uma análise da relação do receptor com os espaços formais de realização da música no sentido tanto concreto q
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/03/2010
-
12. O Lugar Da Música Uma Análise Do Processo Criativo Sob a Perspectiva Do Receptor / The Place Of Music An Analysis Of The Creative Process In The Perspective Of The Receiver
Com foco na história da música ocidental e norteado pelas teorias da estética da recepção, suas inferências e projeções no campo musical, este estudo visa investigar o processo produtivo em música sob a ótica do receptor. Trata-se de uma análise da relação do receptor com os espaços formais de realização da música no sentido tanto concreto q
Publicado em: 2010