Estilo Arqueologico
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1. Arte e simbolismo xamânico na Amazônia
Os chamados ídolos de pedra amazônicos, apesar de conhecidos há mais de cem anos, constituem uma categoria de artefatos indígenas sem contexto arqueológico, histórico ou etnográfico. Este artigo apresenta uma primeira análise formal das peças conhecidas e algumas hipóteses sobre a sua função e finalidade. O estilo, os motivos simbólicos e o deta
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2010-04
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2. A tradição Tupiguarani no Alto Uruguai: estudando o acervo Marilandi Goulart
Com este trabalho procurei compreender o povoamento do alto Uruguai com grupos portadores da tradição tecnológica Tupiguarani, a partir de sítios registrados na área atingida pela UHE Itá. A análise se detém sobre o Acervo Marilandi Goulart, composto por cultura material e relatórios de pesquisa produzidos durante o desenvolvimento do Projeto Salvam
Publicado em: 2008
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3. Cultura material lítica e cerâmica das populações pré-coloniais dos sítios Inhazinha e Rodrigues Furtado, município de Perdizes/MG: estudo das cadeias operatórias / Lithic material culture and pre-colonial populationsceramic from the sites of Inhazinha and Rodrigues Furtado, in the municipal district of Perdizes/MG: A study of the operational chains.
O presente trabalho tem o intuito de identificar e compreender as cadeias operatórias dos vestígios, cerâmicos e líticos, coletados nas escavações realizadas nos sítios Inhazinha e Rodrigues Furtado, localizados no município de Perdizes, região do Triângulo Mineiro, oeste do Estado de Minas Gerais, para se inferir sobre a manutenção de uma contin
Publicado em: 2008
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4. Novas perguntas para um velho problema: escolhas tecnológicas como índices para o estudo de fronteiras e identidades sociais no registro arqueológico
A relação entre variabilidade artefatual e identidades sociais no registro arqueológico é uma das principais problemáticas da pesquisa arqueológica, independente do enfoque teórico. No que tange à arqueologia brasileira, esta questão foi tradicionalmente abordada através dos conceitos de fase e tradição, porém suas aplicações não acompanharam
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2007-04
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5. Arqueologia Tupi no nordeste de São Paulo: um estudo de variabilidade artefatual / Tupi archaeology in northeastern São Paulo State: a study of artifactual variability
Nessa dissertação empreendemos um estudo sistemático de contextos arqueológicos associados à tradição Tupiguarani no nordeste do estado de São Paulo, mais precisamente no médio e alto vale do rio Mogi Guaçu. A ênfase no estudo da variabilidade artefatual dos conjuntos selecionados revelou processos culturais e sociais que possibilitam a construç�
Publicado em: 2007
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6. Os significados da similaridade e do contraste entre os estilos de arte rupestre $$b um estudo regional das pinturas e gravuras do alto-médio São Francisco / The meanings of the similarity and the contrast between rock art styles $$b a regional study of paintings and engravings of the upper-middle São Francisco river
Este trabalho apresenta análises estilísticas e espaciais da arte rupestre de cerca de cem abrigos do alto-médio São Francisco (norte mineiro e sudoeste baiano), desenvolvidas com o objetivo de elaborar um quadro crono-estilístico do registro rupestre regional que possa subsidiar estudos de correlação entre seqüências estratigráficas e seqüências
Publicado em: 2006