Espectador Ativo
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. Doenças renais hereditárias raras: um campo em evolução na Nefrologia
Resumo As doenças renais genéticas raras compreendem mais de 150 desordens. Elas podem ser classificadas segundo achados diagnósticos como (i) distúrbios do crescimento e estrutura, (ii) doenças glomerulares, (iii) tubulares e (iv) metabólicas. Nos últimos anos, houve uma mudança de paradigma nesse campo. Os testes moleculares tornaram-se mais acess�
Braz. J. Nephrol.. Publicado em: 2020-06
-
2. Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos
Resumo: Este texto apresenta uma abordagem da presença do artista como relação, propondo um olhar sobre o corpo e sobre o deslocamento da noção de presença como uma atribuição prévia do artista, possibilitando a atenção ao que emerge no encontro entre corpos, no aqui e agora. O público é considerado como interlocutor ativo e o artista como aquel
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
3. O Flashmob como Performance e o Ressurgimento de Comunidades Criativas
RESUMO Apesar de terem surgido há pouco tempo - o primeiro flashmob moderno ocorreu na loja Macy's de Nova York, na noite de 17 de junho de 2003 -, os flashmobs espalharam-se rapidamente por todo o mundo ocidental, tornando-se, nos últimos anos, uma forma inovadora de performance que estimula o reaparecimento - ainda que passageiro e evanescente - de comun
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
-
4. O espectador criativo : a evolução técnica e a nova produção audiovisual
As inter-relações entre a produção audiovisual e a internet conjugam uma nova forma de reunião, de fusão grupal, em que a interatividade, ao oportunizar a mediação e a produção coletiva, transforma a participação do espectador. Livre da obsessão explicativa, emprega-se como método a Sociologia Compreensiva de Weber e a Fenomenologia de Husserl,
Publicado em: 2007
-
5. Solaris e Stalker : aplicação de uma poetica da leitura na area transicional de jogo entre filme-espectador
Desde o início do cinema, quando começaram a ser elaboradas as primeiras teorias cinematográficas, já existiam, nas análises fílmicas, pressupostos que tentavam definir a figura do espectador, o que ocasionou o surgimento de um pensamento heterogêneo com relação a sua função como sujeito que assiste a uma manifestação artística. Este trabalho p
Publicado em: 2000
-
6. O video como processo de interação entre realizador e comunidade : uma experiencia no ABC paulista
O surgimento do realizador no contexto das novas tecnologias nos anos 80 marca uma década de experiências alternativas com o vídeo, fora das TVs broadcast ao tempo que estas se desenvolviam e se sofisticavam tecnologicamente na América Latina. O vídeo como suporte eletrônico, particularmente o vídeo-tape portátil, chega ao Brasil de forma mais marcan
Publicado em: 1996
-
7. A experiência ambiental de Hélio Oiticica
Esta dissertação tem como objetivo apresentar o itinerário da Experiência Ambiental do artista brasileiroHélio Oiticica (RJ 1937-1980). A Experiência Ambiental consiste no conjunto de obras-manifestações que se desenvolverama partir de 1960, quando então o artista abandona o espaço bidimensional da tela e passa a ocupar o espaço-mundo. Utilizando
Publicado em: 1995