Espacos Expositivos
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista
RESUMO José Wasth Rodrigues (1891-1957) - artista multifacetado, estudioso e escritor - teve carreira longeva e profícua. Com obras em diversos museus, órgãos públicos e coleções privadas, colaborou no projeto visual de Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) para o Museu Paulista em diversos períodos e espaços expositivos. Entre outras obras, sã
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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2. Bebês, Museus e Mediação: da dimensão estética às relações
Resumo: A pesquisa apresentada neste artigo é parte da dissertação de mestrado ‘Bebês no Museu de Arte: Processos, Relações e Descobertas’. A partir da análise de sessões do programa No Colo, do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, buscou-se compreender a inclusão de bebês nos programas de educação em museus de arte. Com base na investigaç
Educ. Real.. Publicado em: 11/11/2019
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3. Ensino de artes visuais e espaços expositivos: limites e possibilidades nas escolas públicas de Cabedelo (PB)
Reconhecendo a escola como a via mais importante para promover a visitação às exposições artísticas e para a democratização do acesso à arte e à cultura buscou-se, nesse trabalho investigar os possíveis entraves que dificultam o acesso das Escolas Públicas aos espaços expositivos artísticos. Neste contexto analisam-se conceitos tais como media�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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4. Cenografia no teatro e nos espaços expositivos: uma abordagem além da representação
A cenografia tem um papel importante no contexto contemporâneo dos museus, no entanto, sobre ela, recaem alguns equívocos e preconceitos ligados à ideia ultrapassada que limita cenografia à representação, à simulação e à teatralidade. Atualmente, os museus investem, cada vez mais, em espaços flexíveis que possam ser modificados e adaptados a cada
Transinformação. Publicado em: 2012-12
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5. O que pensam as famílias sobre a formação artística dos filhos com deficiência? com a palavra, as mães
A presente dissertação tem como objetivo investigar como as famílias abordam a formação artística dos filhos com deficiência no âmbito das escolas particulares, verificando os conceitos que essas famílias possuem acerca da Arte e do ensino de Arte e como conduzem o investimento artístico e cultural de seus filhos nesse campo. O trabalho se constitu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/10/2011
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6. Relações entre público e arte contemporânea: propostas educacionais para espaços expositivos
O presente trabalho parte do distanciamento que se observa entre o público e a arte contemporânea. Desenvolve-se uma análise de propostas expositivas e suas respectivas concepções de processos educacionais, considerando-as como alternativas de aproximação entre arte contemporânea e o público. Para tanto, ir-se-á relatar três propostas, tomando-as
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/07/2011
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7. Poéticas conceituais e espaços expositivos: algumas experiências
Parte do livro:História da arte: ensaios contemporâneos
Autor(es): Jaremtchuk, Dária
EDUERJ. Publicado em: 2011
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8. Sobre o lugar expositivo : um olhar crítico sobre os espaços expositivos de arte contemporânea em Porto Alegre
A presente pesquisa lança um olhar crítico sobre os espaços de exposição de arte contemporânea em Porto Alegre, examinando a realidade local em relação a conceitos relativos ao lugar expositivo na arte, às práticas profissionais artísticas e às experiências museográficas e expográficas contemporâneas. Através do estudo de casos, levantando a
Publicado em: 2011
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9. Curadorias na arte contemporânea : considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo de arte / Curatorships in contemporary art: precursors, concepts and artistic field
A pesquisa definiu o processo de transição da curadoria ‘tradicional’, voltada para as atividades de conservação, organização, pesquisa e exposição das obras de arte, para a curadoria ‘contemporânea’, caracterizada pela organização da exposição através da elaboração de conceitos críticos formulados pelo curador, que desenvolve de for
Publicado em: 2010
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10. Sombra e cisão : a rasura e outras reescritas da paisagem
A poética da sombra, em sua potencialidade oximôrica, permite expressar realidades complexas ou aparentemente contraditórias. A partir dessa premissa, propõe-se a reflexão da sombra como a matriz imaterial de minha obra plástica, em diálogo com a arte produzida a partir da década de 60 - sobretudo a abordagem dos espaços expositivos e do corpo propo
Publicado em: 2009
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11. Curador e arquiteto em diálogo: os casos das Bienais Internacionais de Arte de São Paulo de 1981 e 1985 / Curator and architect in dialogue: the cases of the Bienal Internacional de Arte de Sao Paulo in 1981 and 1985
Esta dissertação tem como foco analisar, através de um viés crítico, o diálogo entre curadoria e arquitetura presenciado nas exposições de Arte Contemporânea, tomando como estudo de caso a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, à luz de suas expografias. Dentro do amplo contexto das Bienais é estabelecido um recorte que compreende as primeira
Publicado em: 2009
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12. As Bienais de Artes Visuais do Mercosul : utopias & protagonismos em Porto Alegre (1997-2003)
Esta tese discorre sobre a Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Exposição de arte contemporânea que ocupa vários espaços expositivos e interfere na cidade de Porto Alegre através de intervenções na paisagem e, principalmente, cultural, social, artística e economicamente. Mais especificamente buscou-se a apresentação das relações de estado e merc
Publicado em: 2009