Espaco E Tempo No Cinema
Mostrando 1-12 de 36 artigos, teses e dissertações.
-
1. Abordando a Relação Clínica e a Comunicação de Notícias Difíceis com o Auxílio das Artes e dos Relatos Vivos
RESUMO Introdução A Relação Clínica (RC) é um termo mais abrangente do que relação médico-paciente e, atualmente, tem sido utilizado para descrever o contato da equipe de saúde com o paciente e seus familiares, além da interação da equipe entre si. Para estabelecer relações interpessoais satisfatórias, é importante reunir habilidades de co
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 14/10/2019
-
2. O tempo do espectador: a fruição da imagem em movimento no espaço do museu
Resumo O artigo dispõe-se a refletir sobre a relação do espectador junto às obras que utilizam a imagem em movimento no espaço do museu e como tal relação gera novos modos de fruição, ressaltando a disponibilidade de tempo dedicado à apreciação das obras. Trata-se de analisar a relação entre o tempo da obra e o tempo do espectador diante de fil
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
-
3. NARRATIVAS EN EL PAÍS DE LA INFANCIA
Resumo A expressão da própria subjetividade, tanto nos meios de comunicação quanto na política, na pesquisa acadêmica, na literatura, no cinema e nas artes visuais, teve sem dúvida uma ancoragem prioritária na instauração da memória pública como um dever ético nas sociedades contemporâneas, e por consequência na valorização do testemunho, em
Alea. Publicado em: 2016-12
-
4. paisagens sociais e cinemáticas em o som ao redor
Resumo Esse trabalho discute sobre a particular potencialidade cinematográfica na construção de imagens do espaço urbano como um sistema significante no contexto relacionado às noções de espaço urbano (espaço) e modernidade (tempo). Aqui é dada atenção à discussão sobre como um espaço urbano em particular, a cidade brazileira e nordestina Reci
Mercator (Fortaleza). Publicado em: 2015-12
-
5. O coro trágico de Pasolini
Na segunda metade da década de 60, entre obras como Édipo Rei (1967) e Medeia (1969), Pasolini projetou realizar um filme-poema "sobre o Terceiro Mundo". Dessa "espécie de documentário, um ensaio", nas suas próprias palavras, foram preservados vários fragmentos em película. Entre eles estão as Notas para uma Oresteia africana (1968-69), uma tentativa
Alea. Publicado em: 2014-12
-
6. Paisagens Fílmicas: Um diálogo possível entre vídeo, corpo, tempo e espaço / Filmic landscapes:a possible dialogue between video,body,time and space
A presente dissertação aborda o potencial poético da linguagem videográfica na influência das relações de visibilidade surgidas da percepção do espaço, em um contexto de intervenções mediadas por projeções de vídeo, na construção de paisagens fílmicas, tendo como suporte, três espaços específicos, na cidade de Salvador: o Museu de Arte S
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
-
7. Mímese do tempo: projeções temporais em um homem com uma câmera e Tokyo-Ga
Esta dissertação analisa os filmes Um homem com uma câmera (1929), de Dziga Vertov, e Tokyo-Ga (1985), de Wim Wenders, em sua relação com a temporalidade e a historicidade da época em que foram realizados. São abordados paralelamente aspectos históricos e estéticos, sendo utilizadas categorias históricas como regime de historicidade, proposta por F
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/12/2011
-
8. Sertões do mundo, uma epistemologia
A ideia de sertão é bastante difundida nas imagens do senso comum, dos saberes populares, das ciências, das artes verbais, da literatura, do cinema, das partes plásticas, da música, dentre muitos outros saberes., O conceito de sertão, entretanto, salvo do ponto de vista físico, é pouco estudado. As imagns do sertão, dispersas nos mais diversos saber
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
-
9. A evolução das salas de cinema na cidade de São Paulo: um estudo das mudanças na forma organizacional
As novas tecnologias, principalmente as baseadas em processos digitais, estão revolucionando o mundo em diversos aspectos. A mudança tecnológica é uma das mais profundas forças que moldam a natureza e a intensidade da competição, promovendo a entrada de novos competidores e a eliminação de antigos, além de afetar, até mesmo, a indústria do entret
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2011
-
10. Brasília e pós-modernidade na terra de José Eduardo Belmonte
Cinema não é a reprodução da realidade, mas uma representação imagética que revela uma cultura, uma sociedade, um lugar e um tempo. O presente estudo insere-se no contexto da cultura midiática audiovisual e procura analisar a conexão estabelecida entre a obra de José Eduardo Belmonte, o seu espaço Brasília e o seu tempo pós-modernidade, partindo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/07/2011
-
11. Imagem em ação: para um cinema do corpo
Esta tese propõe o entendimento do cinema como uma narrativa do corpo, e sugere que a realização de uma obra audiovisual seja um ato de performance. Para isto proponho a compreensão de algumas obras audiovisuais como cinemas do corpo, partindo da fenomenologia do filósofo Maurice Merleau- Ponty (1908-1961) e de parte das ciências cognitivas e do entend
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2011
-
12. O Processo, em Kafka e Welles : exceção e inação
A análise comparativa entre o romance de Franz Kafka, O processo, e o filme homônimo de Orson Welles pretende compreender de que maneira a obra cinematográfica transcria o universo kafkiano, levando à tela cinematográfica o tempo, o espaço e o protagonista, a partir do hipotexto literário. As estratégias narrativas empregadas na produção da pelícu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011