Escultura Social
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. Operários da memória: artistas escultores do início do século XX e o concurso do monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo
RESUMO: O presente artigo discute a construção do monumento Glória imortal aos fundadores de São Paulo (obra de Amadeu Zani, 1925) e, mais especificamente, o concurso público para escolha da maquete, ocorrido em 1910. O foco da análise é o conjunto de projetos apresentados por escultores paulistas, brasileiros e italianos e toda a conflituosa negocia�
An. mus. paul.. Publicado em: 2015-12
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2. Residuos de la violencia. Producción cultural colombiana, 1990-2010
Esta obra analiza los productos culturales contemporáneos del choque entre la globalización y la violencia a través de la literatura, del cine, de la arquitectura y de la escultura. Específicamente estudia las subjetividades que derivan de este contexto: los cuerpos residuales, es decir, remanentes de la generalizada violencia social, política, y económica inherentes a las sociedades consumo. El análisis está centrado específicamente en los textos La virgen de los sicarios de Fernando Vallejo, Rosario Tijeras de Jorge Franco y en sus adaptaciones cinematográficas. También examina las novelas Satanás y Scorpio City de Mario Mendoza, Perder es cuestión de método y Vida feliz de un joven llamado Esteban de Santiago Gamboa, El olvido que seremos de Héctor Abad Faciolince y Todo pasa pronto de Juan David Correa. A través del trabajo plástico de Doris Salcedo el texto examina como los cuerpos residuales están presentes como ausencia en la escultura contemporánea y esto, en última instancia, señala su condición marginal. Además, explora transformaciones urbanas recientes en Bogotá, particularmente en estructuras arquitectónicas como el Palacio de Justicia y el Parque Tercer Milenio. En este corpus diverso se analiza el contexto político e histórico en el cual los cuerpos residuales devienen parte del proceso de reciclaje de desechos. Este trabajo propone una lectura de la producción cultural reciente totalmente novedosa tanto en su forma como en el contenido, en tanto que rompe con las visiones tradicionales y propone una nueva comprensión no solo de la violencia sino de las prácticas culturales contemporáneas colombianas.
Autor(es): Fanta Castro, Andrea
Editorial Universidad del Rosario. Publicado em: 2015
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3. Dimensões comunicacionais no conceito de escultura social de Joseph Beuys como possibilidade de tradução criativa.
O presente artigo é resultado de pesquisa de doutorado em Comunicação e Semiótica, realizada na PUC-SP, sobre o conceito de Escultura Social na obra de Joseph Beuys, com recorte em pesquisadores como Matthias Bunge e Caroline Tisdall, bem como a influência dos filósofos românticos Schiller, Goethe, Hegel e de Novalis na construção deste conceito na
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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4. Dimensões comunicacionais no conceito de escultura social de Joseph Beuys: um processo de tradução criativa
Essa investigação busca a compreensão do conceito de Escultura Social de Joseph Beuys, que requer a adoção de uma visão de suas dinâmicas comunicacionais como processos criativos constantes, fundindo-se com sua vida. O primeiro objetivo desta Tese é encontrar a definição do conceito de Escultura Social de Joseph Beuys que sustente a sua proposta de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/10/2011
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5. Joseph Beuys: o elemento material como agente social
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o papel social do elemento material na obra, ação e pensamento do artista alemão Joseph Beuys (1921-1986). A partir da década de 1970, Beuys passou a direcionar mais seu trabalho para atividades educativas e políticas. O artista desejava ampliar os limites da arte a partir do Conceito ampliado de arte e da
ARS (São Paulo). Publicado em: 2011
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6. O uso de recursos na criação de vinhos ícones e a cocriação de valor
O mercado de vinhos no Brasil teve sua condição competitiva modificada, principalmente a partir da década de 1990 com a abertura comercial. Com isso, as vinícolas precisaram buscar formas mais eficientes de gerir seus recursos e capacidades, bem como de buscar a melhoria da qualidade de seus produtos por meio da inovação de produtos e processos e a tra
Publicado em: 2011
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7. A antiguidadde clássica na representação do feminino : pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (1890-1930)
A pesquisa intitulada A antiguidade clássica na representação do feminino: pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (1890-1930) analisa a influência da cultura greco-romana na representação das figuras femininas desta necrópole e apresenta um inventariado das pranteadoras. O estudo aborda também as duas marmorarias mais atuantes na capi
Publicado em: 2009
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8. Formação de sanitaristas : cartografias de uma pedagogia da educação em saúde coletiva
A tese estabelece uma cartografia da formação em saúde pública, explorando uma pedagogia da Educação em Saúde Coletiva como potência de composição de cenários de ensino e aprendizagem da formação de sanitaristas. A cartografia abarca 26 Cursos de Especialização em Saúde Pública, realizados pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul,
Publicado em: 2008
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9. Barro e conhecimento : por uma poética humana
O conhecimento sensível e criador com argila afirma a arte em sua função estética, social, política, ética e ecológica e se posiciona a partir de práticas educacionais e estéticas. Este trabalho relata o processo instituinte de uma oficina com barros desta região, junto à Secretaria de Cultura do Munícipio de Bagé/RS, que buscou vias de acesso a
Publicado em: 2007
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10. O PENSAMENTO DE JOSEPH BEUYS E SEUS ASPECTOS RITUAIS EM AÇÃO / THE JOSEPH BEUYS TROUGHTNULLS AND THE RITUALS ASPECTS IN ACTION
The works of the artist Joseph Beuys seems marked for the idea of rite, myth and shamanism at least is what it demonstrates most of the bibliography on the artist. To understand the works of Beuys, we will break of analisy of Cliford Geertz and Victor Turner. The first one in provides the approach to them of the artistic performance with the rite idea as a p
Publicado em: 2006
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11. O sepulcro de Julio II, de Michelangelo : a questão iconografica a luz das recentes investigações
Michelangelo spent 40 years both in his mature and productive life to build The Tomb of Pope Julius II between 1505 and 1545. Planned at the very beginning as a big mausoleum adorned with around 40 sculptures and pieces of bronze to be construct at Saint Peter Church, the sepulchral monument was reduced at each new project that was signed between Michelangel
Publicado em: 2006
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12. Coleção de bustos-relicários da antiga Igreja do Colégio de Jesus de São Salvador da Bahia: preservação de 30 esculturas do Século XVII
Study and restoration of the 30-sculpture collection (bust-reliquaries) from the 17TH century, named Virgin Saints Martyrs and Saints Martyrs, originally owned by the old church of Jesus School in Salvador, Bahia, Brazil. The collection constructive technology, ornamentation and iconography analysis allowed the internal sub-groups identification, the systema
Publicado em: 2003