Escultura Contemporanea
Mostrando 1-12 de 33 artigos, teses e dissertações.
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1. A partir de um lance de olhos ao Borba Gato (de Santo Amaro)
Resumo A partir dos acontecimentos envolvendo a escultura do Borba Gato (de Santo Amaro) em 2021, procura-se pensar tanto a especificidade quanto a complexidade das obras no espaço público da cidade contemporânea, suas relações com a História da Arte, a sociedade, e a multiplicação, dentro e fora dos circuitos artísticos mais restritos.
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Justaposição, repetição, dança
Resumo O ensaio aborda os trabalhos que Richard Serra apresentou em exposição realizada no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, em 2014, e discute o trânsito notável entre desenho e escultura presente em sua obra, do qual frequentemente resultaram desenhos marcados por qualidades escultóricas, tais como solidez, massa, peso, leveza, fluidez e, i
ARS (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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3. Tempo Fóssil: petróleo, arte e corpo na cosmopolítica do Antropoceno
Resumo: Uma investigação artística e teórica sobre os combustíveis fósseis, os agenciamentos industriais na natureza e seus reflexos nas estruturas sociais e sistemas de poder. Com o objetivo de examinar a atuação das artes nos embates cosmopolíticos do presente - especialmente diante da nova época geológica, Antropoceno - o artigo observa a perfo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-03
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4. Residuos de la violencia. Producción cultural colombiana, 1990-2010
Esta obra analiza los productos culturales contemporáneos del choque entre la globalización y la violencia a través de la literatura, del cine, de la arquitectura y de la escultura. Específicamente estudia las subjetividades que derivan de este contexto: los cuerpos residuales, es decir, remanentes de la generalizada violencia social, política, y económica inherentes a las sociedades consumo. El análisis está centrado específicamente en los textos La virgen de los sicarios de Fernando Vallejo, Rosario Tijeras de Jorge Franco y en sus adaptaciones cinematográficas. También examina las novelas Satanás y Scorpio City de Mario Mendoza, Perder es cuestión de método y Vida feliz de un joven llamado Esteban de Santiago Gamboa, El olvido que seremos de Héctor Abad Faciolince y Todo pasa pronto de Juan David Correa. A través del trabajo plástico de Doris Salcedo el texto examina como los cuerpos residuales están presentes como ausencia en la escultura contemporánea y esto, en última instancia, señala su condición marginal. Además, explora transformaciones urbanas recientes en Bogotá, particularmente en estructuras arquitectónicas como el Palacio de Justicia y el Parque Tercer Milenio. En este corpus diverso se analiza el contexto político e histórico en el cual los cuerpos residuales devienen parte del proceso de reciclaje de desechos. Este trabajo propone una lectura de la producción cultural reciente totalmente novedosa tanto en su forma como en el contenido, en tanto que rompe con las visiones tradicionales y propone una nueva comprensión no solo de la violencia sino de las prácticas culturales contemporáneas colombianas.
Autor(es): Fanta Castro, Andrea
Editorial Universidad del Rosario. Publicado em: 2015
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5. Conversa com Nelson Felix.
Resumo Entrevista realizada com o artista carioca Nelson Felix (1954), para a pesquisa de mestrado de Lucas Costa, sobre processos instáveis em arte. Nesta conversa, o artista comenta os elementos que constituem uma certa tensão em seu trabalho e da dificuldade em definir essas sensações, que são disparadas no processo criativo e inseridas no trabalho d
ARS (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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6. Seria o “Shaking Man” de São Francisco, Califórnia, uma representação urbana de parkinsonismo?
Arte e Medicina frequentemente interagem das mais inusitadas maneiras. Muitas condições médicas podem ser encontradas em pinturas acadêmicas. O mesmo pode ocorrer com esculturas; no entanto, encontrar uma escultura em um espaço público exibindo sinais clínicos de parkinsonismo é um achado único. Relatou-se como “The Shaking Man”, que é uma est�
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2013-04
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7. Circulação 7: uma proposta visual contemporânea
Esta dissertação trata de um levantamento teórico sobre as etapas do processo criativo, de uma proposta artística visual contemporânea, onde a máscara é o elemento deflagrador do projeto. O foco principal do trabalho plástico é a produção de uma poética, na qual se pretende, com a inserção da máscara, traduzir o mistério em uma obra de arte.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/12/2011
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8. A especificidade da arte pública na 5ª Bienal do mercosul - Porto Alegre
Este trabalho tem por objetivo investigar o significado das obras de arte pública permanentes, comissionadas pela 5.ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, entre 2004 e 2006, sob o prisma das questões da site-specificity e/ou place-specificity. As esculturas de Mauro Fuke, José Resende, Carmela Gross e Waltercio Caldas, são tomadas como estudo de caso pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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9. Joseph Beuys: o elemento material como agente social
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o papel social do elemento material na obra, ação e pensamento do artista alemão Joseph Beuys (1921-1986). A partir da década de 1970, Beuys passou a direcionar mais seu trabalho para atividades educativas e políticas. O artista desejava ampliar os limites da arte a partir do Conceito ampliado de arte e da
ARS (São Paulo). Publicado em: 2011
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10. Mulheres de Pedra : estudo das sensações de movimento presentes na obra da escultura francesa Camille Claudel / Women of Stone : study of senstions of moviment present in frech sculptress Camille Claudel s work
Esta pesquisa tem como foco central elaborar uma reflexão sobre o processo criativo em Dança nas possível interfaces entre as linguagens artísticas - Escultura e Dança - através da análise das relações de vizinhança presentes entre a obra da escultora Camille Claudel (França: 1864-1943) e a Dança Contemporânea. A exuberante presença de sensaç�
Publicado em: 2010
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11. Se for para se sentir melhor, cuspa! : o enunciado como plataforma de questionamento
Resumo não disponível
Publicado em: 2009
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12. O processo de descoberta na escultura : a desafeição, fluxos, fabulações e deriva
O trabalho considera a hipótese da escultura se constituir a partir da instauração de um litígio na matéria em operação pela coexistência de diferentes visões e interpretações prospectadas, de um lado nos processos mentais e interpretativos do autor, de outro lado na prospecção da matéria em operação. Para tanto este estudo estabelece o conju
Publicado em: 2009