Erwin Panofsky
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
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1. Santa Teresa e os fundadores: iconologia da pintura de João de Deus e Sepúlveda na Igreja da Ordem Terceira Carmelita do Recife (Séc. XVIII)
Resumo: O presente artigo realiza uma abordagem iconológica da pintura setecentista “Jesus consola Santa Teresa falando sobre os santos fundadores de ordens”, de autoria do pintor pernambucano João de Deus e Sepúlveda, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo do Recife. Utilizou-se como ferramenta metodológica a iconologia de Erwin Panofsky renovada pelo
Tempo. Publicado em: 21/10/2019
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2. Las amas del arte: sobre algunas cuestiones del trabajo doméstico en el arte contemporáneo del Nordeste argentino
This paper concerns the analysis of a set of artworks in which gender issues are identified. It aims to investigate how it is possible to interprete discomforts of gender in the aesthetic manifestations through the variable domesticity. Methodologically, the analysis is based on the concepts of iconography and iconology (Erwin PANOFSKY, 1987), which are enri
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2015-04
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3. A vida póstuma de Aby Warburg: por que seu pensamento seduz os pesquisadores contemporâneos da imagem?
A fama de Aby Warburg (1866-1929) sempre superou o conhecimento de sua obra. Mas, nas últimas duas décadas, alguns dos mais importantes pensadores da estética - como Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben - encontram neste obscuro historiador da arte alemão um precursor de suas próprias investigações. Partindo do debate sobre o legado de Warburg nas
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-08
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4. A herança simbólica na azulejaria barroca: os painéis do claustro da Igreja de São Francisco da Bahia
De forma surpreendente e inédita, esta obra analisa os 37 painéis de azulejos do claustro da Igreja de São Francisco da Bahia, e, assim, preenche a lacuna existente na vasta bibliografia a respeito da azulejaria portuguesa no Brasil. Os enigmáticos painéis com temas mitológicos e herméticos seduzem pela plasticidade barroca e pelos segredos neles contidos – que agora são revelados. O leitor é conduzido por meio dos mistérios da criação das cenas “traduzidas” por Otto van Veen. O método iconográfico de Erwin Panofsky auxilia na interpretação desse presente de D. João V aos franciscanos baianos. O ocultamento da verdade aguça o esclarecimento daquele período interpolado pelos poderes da Igreja, do Estado e dos filósofos na busca de conjugação entre paganismo, cristianismo e hermetismo.
Autor(es): Dugnani, Patricio
Editora Mackenzie. Publicado em: 2012
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5. O conceito de Habitus e a obra de Erwin Panofsky: teoria e metodologia da história da arte e da arquitetura na primeira metade do século XX
Este trabalho abrange o conceito de habitus, segundo a obra Arquitetura Gótica e Escolástica de Erwin Panofsky, visando o seu distanciamento das historiografias passadas como a de Wölfflin, Riegl, Warburg ou Cassirer , os debates que os trabalhos de Panofsky produziram, e a influência que sua teoria e metodologia exerceram sobre autores posteriores a ele
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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6. Da prática à teoria : o método iconológico de Erwin Panofsky (1921, 1939, 1955)
O presente estudo versa sobre o desenvolvimento do método iconológico de Erwin Panofsky a partir de dois ensaios desse autor: um que o aplica e outro que o formula. Trata-se de uma análise comparativa que traça as origens dos conceitos utilizados pelo autor no desenvolvimento de seu método para melhor compreensão do mesmo. Nesse sentido, são observada
Publicado em: 2011
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7. O verbo mais que perfeito: uma análise alegórica da cultura histórica carmelita na Paraíba Colonial
O presente trabalho está integrado à linha de pesquisa Ensino de História e Saberes Históricos, do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, cuja área de concentração é História e Cultura Histórica. A dissertação tem como objetivo principal analisar a cultura histórica barroca carmelita p
Publicado em: 2009
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8. O universo poético-mítico de Raimundo de Oliveira
Esta dissertação tem como objetivo central adentrar no universo poético-mítico da produção do artista plástico baiano Raimundo de Oliveira, nascido em Feira de Santana em 1930 e, morto em Salvador em 1966. No intuito de compreender seu processo criativo, analisar como se deu a construção de seu repertório de signos tão singulares e tão significat
Publicado em: 2009
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9. INCORPORAIS RPG: DESIGN POÉTICO PARA UM JOGO DE REPRESENTAÇÃO / INCORPORAIS RPG: POETIC DESIGN FOR A ROLE-PLAYING GAME
From a definition, based upon the media ecology, of role- playing game (RPG) as a media with narrative language, printed technology and an interactive form of reception, it is proposed that this game can be though as a narrative hypermedia with its componentes acting as links to other informations, promoting a creative reality refiguration. A proposition is
Publicado em: 2008
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10. THE INTERNET AND IMAGE: REPRESENTATIONS BY YOUNG UNIVERSITY STUDENTS / INTERNET E IMAGEM: REPRESENTAÇÕES DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Esta tese tem como objeto central as representações, por palavras ou imagens, que jovens recém ingressos na universidade fazem da Internet. O trabalho tomou como premissa básica a imagem como representação visual, seja ela desenho ou texto, apoiando-se em autores como Ave Appiano, Erwin Panofsky, Jacques Aumont, Lorenzo Vilches, W. J. T. Mitchell, entr
Publicado em: 2008
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11. A interpretação de imagens e o método documentário
O considerável desenvolvimento dos métodos qualitativos durante os últimos vinte anos está intrinsecamente relacionado à "virada lingüística" (linguistic turn). A presunção de que textos gravados constituem os dados básicos em todas as pesquisas científicas é conseqüentemente responsável por esta predominância dos métodos de interpretação d
Sociologias. Publicado em: 2007-12
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12. Entre cinema e pintura: o realismo plástico de Stanley Kubrick em Barry Lyndon
This investigation searches for the effects of meaning resultants from the use of plasticity as a method for creating the visuality in the movie Barry Lyndon, by Stanley Kubrick (1975), and, at the same time, the intersemioticity that emerges from the blending of the aesthetic languages of cinema, painting and literature here involved. Concerning the methodo
Publicado em: 2007