Ergonomia Produto
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1. A comparative study: use of a Brain-computer Interface (BCI) device by people with cerebral palsy in interaction with computers
RESUMO Este artigo apresenta um estudo comparativo entre pessoas com paralisia cerebral e pessoas comuns, de diferentes idades, utilizando um equipamento de Brain-computer Interface (BCI). A pesquisa é de abordagem qualitativa. Trabalhou-se com Estudo de Casos Obser vacionais. Foram avaliadas pessoas com paralisia cerebral e pessoas comuns em Portugal e no
An. Acad. Bras. Ciênc.. Publicado em: 30/10/2015
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2. Avaliação da carga mental de trabalho dos operadores dos centros de operação e controle de energia elétrica. / Evaluation of mental workload of operators of operation and control centers of electrical energy.
O conceito de carga mental do trabalho é um produto conceitual originado da noção de carga de trabalho, entendida genericamente como um campo de interação entre as exigências da tarefa e a capacidade de realização humana. Ela resulta do fato, do trabalhador executar a tarefa em si. Atualmente constata-se um aumento significativo das mudanças imposto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
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3. O trabalho dos operadores de máquinas colhedoras de cana-de-açúcar : uma abordagem ergonômica
O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, fazendo do setor sucroalcooleiro uma das atividades agrícolas mais importantes do país. Nos últimos anos, a mecanização do corte de cana-de-açúcar tem sido encarada como uma importante ferramenta para a expansão da produção e atendimento da demanda mundial. Com a mecanização, surgem diver
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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4. Uma abordagem centrada no usuário para o projeto de máquinas agrícolas de tração animal
Este artigo apresenta um estudo realizado como parte do projeto de uma semeadora-adubadora à tração animal, utilizando princípios relacionados a disciplinas como Usabilidade, Ergonomia e Antropotecnologia, dentro de uma perspectiva de Design para Sustentabilidade (DfS) e desenvolvimento de produtos adequados à Base da Pirâmide (BoP). O estudo forneceu
Gestão & Produção. Publicado em: 2012
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5. O design com segurança e conforto no projeto de camas para a terceira idade
A população idosa está em crescimento no Brasil segundo dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Com esta perspectiva é importante atentar-se para o fato de que durante o processo de envelhecimento ocorrem diversas mudanças físicas e psíquicas que influenciam a pessoa no uso dos espaços e dos pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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6. Aspectos linguístico-ergonômicos em rótulos: avaliação da linguagem verbo-visual de rótulos de embalagens para alimentos achocolatados
Vivemos num mundo de produtos embalados. A embalagem e os rótulos ajudam as empresas a se comunicarem com os consumidores e a fornecerem proteção, armazenagem e conveniência, à medida que os produtos se movimentam na cadeia de valor. Especialmente os rótulos adicionam um valor que auxilia as empresas a diferenciar seus produtos e a aumentar o valor da
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
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7. INDUSTRIALIZED APPAREL: USE OF ERGONOMICS IN ITS PHASES OF PRODUCT MANAGEMENT, CREATING, MODELLING AND PROTOTYPING. / VESTUÁRIO INDUSTRIALIZADO: USO DA ERGONOMIA NAS FASES DE GERÊNCIA DE PRODUTO, CRIAÇÃO, MODELAGEM E PROTOTIPAGEM
A indústria de confecção do vestuário faz parte de um dos setores da economia mundial com grande destaque em termos de volume de produção, faturamento e geração de empregos diretos e indiretos. Porém, o sistema educacional brasileiro voltado para o ensino em nível superior, nesta área é de formação recente e as bases de pesquisa em várias fase
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/09/2011
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8. Metodologia para o design de interface de ambiente virtual centrado no usuário
A presente pesquisa objetiva propor uma metodologia que oriente o design de interface de ambiente virtual centrado no usuário que seja sistematizada como processo de desenvolvimento de produto, com princípios de design de interação e considerando aspectos de usabilidade e ergonomia, de modo a favorecer o trabalho do usuário, permitindo a apropriação d
Publicado em: 2011
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9. Antropometria do pé feminino em diferentes alturas de salto como fundamento para conforto de calçados
O cenário brasileiro do mercado de calçados caracteriza-se cada vez mais por consumidores que procuram produtos com maior valor agregado. Para o universo feminino, é perceptível que o fator moda possui relevância vital, mas os requisitos de conforto do calçado ganham cada vez mais importância. Através da união de recursos tecnológicos e da experiê
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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10. A oficina como método de desenvolvimento de projeto do produto aplicado à atividade jangadeira de Ponta Negra Natal-RN
As jangadas são embarcações artesanais rudimentares intrínsecas ao Nordeste Brasileiro. A pescaria com jangadas é bastante representativa no Estado do Rio Grande Norte, sendo fonte de renda para várias famílias, além de ser um forte ícone cultural. Mantém-se viva apesar das dificuldades, trazendo consigo a história e os costumes dos pescadores e d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/12/2010
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11. Modelagem situada de metodologia da oficina de desenho de renda de bilros / Situated modeling of methodology of the workshop of design of bobbin lace
A renda de bilros, uma arte secular em processo de extinção na Vila de Ponta Negra, em Natal-RN, foi um dos principais meios de geração de renda para algumas famílias da localidade. Porém, ao longo do tempo, houve um crescente desinteresse das novas gerações em aprender e praticar esta arte, em função da elevada demanda de tempo para produção, re
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2010
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12. Avaliação da interface de desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ambiente HyperCAL online
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a interface de desenvolvimento de materiais educacionais digitais de um protótipo que se encontra integrado ao ambiente chamado HyperCal online. A metodologia deste protótipo foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, tendo como recurso o mapa conceitual que relaciona os conteúdos de determinada
Publicado em: 2010