Ensino Aprendizagem Pelo Computador
Mostrando 1-12 de 132 artigos, teses e dissertações.
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1. O PERCURSO GAMER COMO NOVO MODELO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESCRITA
RESUMO Neste artigo, buscamos refletir sobre as interfaces entre os games e o ensino de escrita, por meio do relato do desenvolvimento e da aplicação de um material didático com inspiração na lógica dos jogos eletrônicos, o qual chamamos de percurso gamer. O material criado é intitulado "Lara Croft nos templos do Camboja", em homenagem aos jogos da f
Trabalhos em Linguística Aplicada. Publicado em: 2023
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2. Assessment of behavior-related pain in school teachers during emergency remote teaching: cross-sectional study
RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Na atuação profissional do professor, há elevado nível de estresse, ansiedade e incidência de dor. Com o advento do COVID-19 e a emergência do ensino remoto, é possível que este cenário tenha sido agravado. O objetivo deste estudo foi avaliar quadros de dor crônica, sensibilização central e catastrofização da
BrJP. Publicado em: 2022
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3. Análise de jogos digitais em dispositivos móveis para aprendizagem de línguas estrangeiras
RESUMO A pesquisa objetiva analisar três aplicativos de dispositivos móveis orientados à aprendizagem de língua estrangeira, identificando suas potencialidades e limitações: Lingualeo, English Grammar All Levels e Learning 2 Talk. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa teve como fundamentação teórica os estudos sobre gamificação e aprendizagem de
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2017-09
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4. UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
RESUMO:O objeto central deste texto é a análise de parte das discussões sobre o Programa Um Computador por Aluno, denominado PROUCA, que faz parte das políticas públicas educacionais no Brasil. O artigo é um estudo específico da pesquisa realizada no Projeto Aulas Conectadas? "Mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa entre as escolas do proj
Educ. rev.. Publicado em: 2015-09
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5. Análise de um software educacional para aprendizagem de línguas: interpretação do ponto de vista da modificabilidade cognitiva estrutural e da interação Homem-computador
O estudo analisa um software para o ensino de inglês como língua estrangeira reportando (i) a interação entre o software e o aprendiz, (ii) as operações cognitivas/mentais requeridas para execução das tarefas propostas pelo software, e (iii) as estratégias pedagógicas implementadas pelo software. Aspectos de ergonomia de software também são anali
DELTA. Publicado em: 2014
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6. Fatores antecedentes da satisfação do aluno e do uso de sistemas virtuais de aprendizagem
A educação a distância tem passado por grandes transformações, principalmente após o advento da internet e das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Inúmeras perguntas sobre qualidade e resultados de aprendizagem em ambientes virtuais foram geradas com o crescimento da modalidade. Pesquisadores têm investigado métodos de avaliação do
Publicado em: 29/01/2013
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7. Planejamento de cursos online para professores de alemão: parâmetros em mapa conceitual
Os cursos de línguas a distância vêm ganhando força por se adequarem às demandas sociais contemporâneas e ampliarem as possibilidades de acesso a novos conhecimentos, favorecendo a interação entre pessoas com objetivos semelhantes, mas oriundas de regiões distantes do local no qual os cursos são constituídos e ministrados. Tomando como pressuposto
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
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8. Produção e avaliação de interfaces, segundo princípios da interação humano-computador / Production and evaluation of interfaces, according to the principles of Human-Computer Interaction
Com a expansão do uso de ferramentas tecnológicas, principalmente representadas pelo computador, por seus programas e pelo acesso à Internet, percebe-se a sua presença cada vez maior em diferentes setores da sociedade, inclusive, no meio educacional. No entanto, por ainda ser uma novidade no ambiente tradicional de ensino, essas ferramentas podem ser uti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
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9. A injunção ao novo e a repetição do velho : um olhar discursivo ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) = The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA) / The injunction to the new and the repetition of the old : a discursive view of the Program Um Computador por Aluno (PROUCA)
O presente trabalho se inscreve no domínio da Análise de Discurso e busca compreender as redes de filiações e os trajetos de sentidos constituídos no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), do governo federal brasileiro, que, na discursividade institucional do Estado, é significado como um programa de inclusão digital, com vistas à melhoria do ens
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
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10. Proposta de ontologia para busca de objetos de aprendizagem / Proposed ontology for search of learning objects
O computador tem provocado uma revolução na educação, trazendo para professores e alunos novas técnicas de ensino-aprendizagem. Dentre estas podem ser citados os Objetos de Aprendizagem (OAs) que possuem como principal característica a reusabilidade. No entanto, os sistemas de e-learning baseados em OA não são ainda preparados suficientemente para at
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2012
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11. Objeto digital no ensino da avaliação clínica do pré-termo: a aprendizagem de estudantes / Digital object in clinical evaluation teaching of preterm: students learning
O objeto digital de aprendizagem \"Semiotécnica e semiologia do recémnascido pré-termo\" apresenta gradativamente a complexidade e as especificidades do recém-nascido pré-termo. Para verificar o impacto deste objeto no processo ensinoaprendizagem, tem-se como objetivos deste estudo avaliar a aprendizagem cognitiva de estudantes sobre o tema, auxiliada p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2012
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12. Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut / Interlacing on-line and off-line : a study of the writing, rewriting and their practices on the communities of network Orkut
Neste trabalho, analiso enunciados publicados em fóruns on-line de quatro comunidades virtuais da rede social Orkut, a fim de investigar práticas letradas no meio digital e suas relações com/para contextos off-line, em especial, formados pelas instituições escolares. Para tanto, faço uso de metodologia qualitativa, de cunho etnográfico em que os regi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012