Electroacoustic Music
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. Anamnesis
Este memorial consiste na reflexão estética e técnica do processo de composição musical realizado na peça Anamnesis, pertencente à área da Música Eletroacústica Mista, que configurou o trabalho artístico do curso de mestrado. O trabalho escrito está dividido em três partes: a primeira aborda a postura do compositor frente aos sons e a música, s
Publicado em: 2011
-
2. Um horizonte da interpretação: o concertista no universo digital.
This study deals with aspects of the relationship between electroacoustic music and its interpreter, taking the transverse flute repertoire as a basis for analysis. The study presents three kinds of specific repertoire: (1) music in which the electroacoustic resources are supported by audio reproduction; (2) eletroacoustic music controlled by the interpreter
Publicado em: 2010
-
3. Música eletroacústica no estado de São Paulo : segunda geração (anos 1981-2009) / Electroacoustic music in the state of São Paulo : the second generation (years 1981-2009)
A presente pesquisa objetiva realizar um panorama da produção de música eletroacústica paulista entre as décadas de 1990 e 2000, focando-se no trabalho desenvolvido por doze compositores desta que consideramos a primeira geração a empregar o computador como ferramenta básica de suporte à composição. Foi aqui estudada a produção dos compositores
Publicado em: 2010
-
4. The performance as a compositional element in electroacoustic interactive music / A performance enquanto elemento composicional na música eletroacústica interativa
This research aims at understanding and measuring the influence of performance as a compositional element in the electroacoustic interactive music concert, and its consequences in the process of composition, based on the concert music tradition. The research discusses interactive music and contextualizes it historically; explains the concept of interaction a
Publicado em: 2009
-
5. O gesto como princípio formador em composições eletroacústicas / The gesture as a formative principle in electroacoustic compositions
No contexto de produção musical eletroacústica, especialmente na versão acusmática, o gesto humano não irá desenvolver o seu papel primordial - o material utilizado, neste caso, não é mais obtido exclusivamente pela ação física de um agente que o produz. Nessa vertente, o discurso musical é construído a partir de sons e ruídos que não são ma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2007
-
6. Interpretação mediada e interfaces tecnologicas para percussão / Interpretação mediada &interfaces tecnologicas para percussão
This research studies the musician?s techniques when interpreting contemporary works in which he/she interacts with a musical instruments, live electronics and real-time computer processing. This study framework is called here as Mediated Interpretation. This dissertation presents this subject with a brief narrative on the origins of electroacoustic music, f
Publicado em: 2007
-
7. O gesto como princípio formador em composições eletroacústicas / The gesture as a formative principle in electroacoustic compositions
No contexto de produção musical eletroacústica, especialmente na versão acusmática, o gesto humano não irá desenvolver o seu papel primordial - o material utilizado, neste caso, não é mais obtido exclusivamente pela ação física de um agente que o produz. Nessa vertente, o discurso musical é construído a partir de sons e ruídos que não são ma
Publicado em: 2007
-
8. Sound art: a metamorphosis of the muses / Arte sonora: uma metamorfose das musas
Esta pesquisa tem o objetivo de realizar um mapeamento de questões presentes em um conjunto de obras que, a partir de meados da década de 1970, vêm se agrupando sob o termo - arte sonora. Para tanto, este trabalho parte de uma aproximação com o repertório, na medida em que realiza um levantamento e análise, por meio de bibliografia, discografia, catá
Publicado em: 2007
-
9. Structuring processes through the listening of electroacustic music / Processo de estruturação na escuta de musica eletroacustica
This work was born out of the need for tools for the description of listening experiences of electroacoustic music, this genre considered from the perspective of musique concrète as elaborated by Pierre Schaeffer in 1948. For this purpose, this research comprises a critical reading of the Traité des objets musicaux (Schaeffer, 1966) and of other more recen
Publicado em: 2005