Edu Lobo
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Marta Saré de Edu Lobo: memórias híbridas
Nos anos de 1960, Edu Lobo era reconhecido pela preocupação estética e social em sua música. Os elementos para elaboração destas composições eram oriundos da música nordestina, da bossa nova e posteriormente da música "erudita". A partir de alguns conceitos de hibridismo, buscou-se entender as fontes musicais reelaboradas por Edu Lobo, mais especif
Per musi. Publicado em: 2014-12
-
2. Memórias de Marta Sodré: Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri
Per musi. Publicado em: 2014-12
-
3. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência,
Per musi. Publicado em: 2014-06
-
4. O Modalismo em alguns compositores da música popular do Brasil pós Bossa Nova
Estudo sobre utilização de modalismo no período pós Bossa Nova na música popular brasileira da década de 1960. A partir da valorização da cultura popular via Canção de Protesto, aponta-se o uso comum de procedimentos modais em diversos compositores representativos da época (Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Baden Powell
Per musi. Publicado em: 2014-06
-
5. Procedimentos composicionais na música de Edu Lobo de 1960 a 1980 / Compositional procedures in the music of Edu Lobo 1960-1980
A presente dissertação aborda a música de Eduardo de Góes Lobo, Edu Lobo (1943-), no período de 1960 à 1980. A pesquisa visa a identificar as características das suas obras neste período de forma contextualizada, observando as fases composicionais e considerando as influências que o ajudaram a construir o seu estilo. Para isto foram transcritas e an
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2010
-
6. Procedimentos composicionais na música de Edu Lobo de 1960 a 1980 / Compositional procedures in the music of Edu Lobo 1960-1980
A presente dissertação aborda a música de Eduardo de Góes Lobo, Edu Lobo (1943-), no período de 1960 à 1980. A pesquisa visa a identificar as características das suas obras neste período de forma contextualizada, observando as fases composicionais e considerando as influências que o ajudaram a construir o seu estilo. Para isto foram transcritas e an
Publicado em: 2010
-
7. A saxophone analysis of quartets by Carlos Malta : the educator, the composer and the musician / Uma analise dos quartetos de saxofone de Carlos Malta : o educador, o compositor e o instrumentista
This study tries to study and understand the way that the Carlos Malta s actuation like composer /arranger, educational and musician is present in his play. We take like object of analysis the quartets of saxophones Ponto de Bala and Paradindonde, composed by Carlos Malta and Baião de Lacan and Catenga, by Guinga and Hermeto Pascoal respectively, arranged a
Publicado em: 2009
-
8. A MPB entre o nacional, o popular e o universal: Edu Lobo e Caetano Veloso, engajamento político e atualização musical em debate (1965-1968)
This dissertation is making an analyze of the relation established between the proposals of cultural intervention and musical creation of Edu Lobo e Caetano Veloso with the matter of the politician involvement artist and the musical up to date during 1965 and 1968. To leave of this, the project identify that the both artists had defined, by his musical creat
Publicado em: 2008
-
9. Chico Buarque : musica, povo e Brasil / Chico Buarque : music, people and Brazil
Chico Buarque de Hollanda s career as a songwriter began at the same time Brazil s concept of Música Popular Brasileira (MPB) -as we know it today - was being consolidated. Such concept arose in the mid-1960s, drawing together what was then considered representative concerning the authentic music of Brazilian culture. In this sense, MPB inherited the previo
Publicado em: 2007
-
10. Edu Lobo: o terceiro vértice
Este trabalho pretende situar a trajetória de Edu Lobo no cenárioda música popular brasileira. Partindo de uma possívelgenealogia que se inicia com Heitor Villa-Lobos, passa por TomJobim e alcança Edu Lobo, estabelecemos uma tríade seguindo aatitude modernista de cultivo e resgate de tradições,universalizando-as e recriando-as, no que veio a ser a mo
Publicado em: 20/02/2006