Ecfrase
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1. “Sob a capa espessa da amnésia”: apagamentos visuais em Dora Bruder (1997), de Patrick Modiano
Resumo Este artigo objetiva buscar no romance Dora Bruder (1997), de Patrick Modiano, o significado e a relevância do apagamento visual como recurso narrativo, materializado na ausência das imagens fotográficas e no uso da écfrase para tratar do trauma deixado pela perseguição e morte de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A opção do autor por n
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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2. D’a terra devastada à tempestade: José Paulo Moreira da Fonseca e a recepção poética de Eliot na lírica brasileira dos anos 1950
RESUMO O marco significativo da primeira recepção, entre nós, de T. S. Eliot, seja como crítico, seja como poeta, data da geração de 45. Este artigo examina um dos momentos representativos do diálogo intertextual, em particular, com The waste land (1922): trata-se do poema “A tempestade”, do poeta-pintor José Paulo Moreira da Fonseca (1922-2004).
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2018-04
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3. Ecfrasis and evidence in Latin Letters: doctrine and praxis / Écfrase e evidência nas Letras Latinas: doutrina e práxis
The purpose of this paper is to study the ecfrase, known as description in Latin Rhetoric, which is normally confused with the evidence. The ecfrase contributes to cause a visualizations effect of the verbal speech. Therefore, the study of ancient theories approaches the verbal language to the visual, and works as basis for its comprehension. There is profus
Publicado em: 2010
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4. Some epigrams, some women: the misogyny in the "Epigrammata" of Martial (40 d.C - 104 d.C) / Uns epigramas, certas mulheres: a misoginia nos "Epigrammata" de Marcial (40 d.C - 104 d.C)
O presente trabalho tem por objetivos: em primeiro lugar, arrolar, traduzir e analisar epigramas de Marcial em que a mulher é objeto de invectiva; em segundo lugar, visa a rastrear, na tradição anterior ao poeta, o tema da misoginia, desde Hesíodo, no célebre episódio de Pandora (Teogonia, vv. 570- 612), passando pelos poetas iâmbicos arcaicos (Arquí
Publicado em: 2007
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5. Art and new media: Vermeer s work under different semiotic sistems
O século XX foi responsável pelo retorno das artes visuais, especialmente depois do advento do cinema que passa a emprestar técnicas para a literatura. Este retorno é ilustrado pelas traduções intersemióticas de Moça com Brinco de Pérola, uma vez que um filme britânico independente chama a atenção do público geral para um retrato feito no sécul
Publicado em: 2007