Dramaturgias
Mostrando 13-24 de 30 artigos, teses e dissertações.
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13. 5. Uma experiência de cartografia territorial do “corpo-em-arte”
Parte do livro:Práticas teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos
Autor(es): Ferracini, Renato; Lima, Elizabeth M. F. Araújo; Carvalho, Sergio Resende; Liberman, Flávia; Carvalho, Yara M. de
Editora da Unicamp. Publicado em: 2020
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14. Práticas teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos
Este livro traz reflexões sobre os meandros invisíveis da atuação, da presença e do treinamento em processos criativos. Faz uma análise cuidadosa do tema da presença do artista cênico, articula experimentação e conceitos filosóficos, revela a delicadeza do trabalho do ator enquanto ofício e a potência da relação entre corpos possibilitada pela presença simultânea dos atores e dos espectadores. A busca poética por parte do artista traz potenciais desdobramentos para além da cena, na direção de uma vida aumentada em seu vigor e em sua intensidade de ação. São escritas poéticas permeadas por pensamentos. Pensamentos permeados por conceitos. Conceitos permeados por metáforas. Não há como ser de outro modo ao falar de criação e do suor dos corpos na construção da cena poética no teatro.
Autor(es):
Editora da Unicamp. Publicado em: 2020
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15. NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE DUAS MANIFESTAÇÕES DE RUA DO ATIVISMO TRANS NO BRASIL
A partir da observação etnográfica da 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (4/5/2014) e do ato pelo Dia da Visibilidade Trans do Rio de Janeiro (29/1/2015), busco tecer relações entre os usos da internet, as produções de alianças políticas, a luta por visibilidade social e as dramaturgias políticas acionadas por ativistas trans. A opção por
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 05/03/2018
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16. Performance Negra e a Dramaturgia de Corpo no Batuque
Resumo: Uma importante contribuição da Etnocenologia e dos Estudos da Performance para o campo de estudo das Artes Cênicas é a ampliação do que pode ser considerado como cena, espetáculo ou performance, rompendo fronteiras, calcadas no colonialismo do saber, que separaram radicalmente arte e cultura popular, polarizando criação e tradição. Essa qu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
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17. Entre Escola e Universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada
Resumo: Este texto, escrito a seis mãos, insiste na não-dicotomia entre corpo e mente, ação e pensamento, objetividade e subjetividade, de modo a alcançar as férteis relações adulto-criança no âmbito da ficcionalidade. Defende o exercício da docência do teatro tanto na universidade quanto na escola, na chave de uma dramaturgia encarnada: modo de
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
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18. Planos de Composição em Ato: possibilidades poéticas do cotidiano
Resumo: Este artigo discute a noção de ação performativa como planos de composição em ato, deslocando a ideia de presença para processos relacionais, nos quais a intensidade da experiência vivida se atualiza no jogo construído a cada instante. Para tanto, apoiamo-nos na experiência de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo Fuga! como processo criat
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
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19. Cinema e contraluz: limiares da repressão na cultura midiática argentina
Este artigo busca examinar em filmes argentinos (notadamente valentín, Kamchatka e O segredo dos seus olhos) o procedimento da contraluz, entendido como um modo de composição narrativa em que eventos relacionados a ditaduras e outras formas de repressão movem-se no escuro, porém atuando agudamente sobre a trajetória das personagens. A partir de uma bre
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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20. Corpografias Urbanas
RESUMO O presente artigo explora um conceito de dramaturgia híbrida que se produz no fluxo intenso do corpo performativo com a/na cidade. Procura analisar, com base em algumas leituras recentes sobre o corpo e suas dramaturgias, aquelas produções cênicas que, apoiando-se nesta tríade corpo-cidade-performatividade, visam promover o encontro do ator-perfo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
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21. Dramaturgias de Ator: puxando fios de uma trama espessa
RESUMO Dramaturgia de ator é um termo que tenta dar conta do descentramento do discurso textual/verbal para processos de enunciação que emergem das interações complexas do corpo do ator com os demais elementos constitutivos da cena. O artigo lança um olhar sobre possíveis acepções dessa expressão. O texto dedica-se, ainda, a pensar recursos a serem
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-12
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22. A santa absolvição do crime: violência, revolta e religiosidade nas dramaturgias de Jean Genet e Plínio Marcos / The saint absolution of crime: violence, revolt and religiosity in Jean Genet and Plínio Marco s dramaturgies
A presente tese de doutorado analisa, em perspectiva comparada, as convergências e divergências entre as dramaturgias do francês Jean Genet e do brasileiro Plínio Marcos, sob o prisma de três tópicos inegavelmente presentes, nelas: a violência, a revolta e a religiosidade. As questões de margem, borda, periferia, ex-centricidade, dissenso etc são ab
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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23. Dramaturgias consensuais: a interação verbal no ato criativo / Consensuals dramaturgies: the verbal interaction in the creative act
Este trabalho se situa na fronteira entre as artes cênicas e a psicologia, particularmente o Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia. Nosso problema central é compreender como o estudo sobre narrativas alegóricas construídas em espaços intersubjetivos cênicos e a construção desses espaços podem nos auxiliar na proposição de novas estraté
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2011
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24. Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos / Texts for prose, dance and verse : traces of choreografic discourses
A presente tese dedica-se a uma reflexão sobre conceitos que foram se tornando fundamentais em meus processos de criação coreográfica. Ao invés de formalizar uma estética da memória fixa, o processo de escrita se permitiu ser um devir, reunindo experiências do passado, do presente, e expectativas futuras. Trançando as palavras, construiu-se uma core
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/02/2011