Documentary Cinema
Mostrando 1-12 de 91 artigos, teses e dissertações.
-
1. O poder de denúncia do cordel no cinema: O romance do vaqueiro voador, de João Bosco Bezerra Bonfim e Manfredo Caldas
Resumo O filme O romance do vaqueiro voador, de Manfredo Caldas, é construído a partir do cordel homônimo de João Bosco Bezerra Bonfim - que, por sua vez, foi inspirado no documentário Brasília segundo Feldman, de Vladimir Carvalho - com a finalidade de contar, denunciar e lembrar a tragédia que foi a construção de Brasília. O artigo pretende discu
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
-
2. Filmar os terreiros, ontem e hoje
Resumo A partir da crítica que as lideranças políticas e religiosas das comunidades de terreiro têm endereçado às representações ficcionais e documentais em torno das religiões afro-brasileiras, este artigo discute as novas modalidades de figuração do “povo de santo” no cinema, no momento em que ele assume sua auto-representação.Abstract Bas
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 05/09/2019
-
3. Narrative and database in “All that is Solid”, a desktop documentary
Resumo Este artigo propõe analisar “All that is Solid”, do artista e cineasta Louis Henderson, um filme-documentário que utiliza a área de trabalho de um computador como o pano de fundo para um novo tipo de estrutura narrativa a desdobrar-se. O filme é analisado, principalmente, através da noção de Lev Manovich de “banco de dados como uma forma
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
-
4. Elastic realities - documentary practices between cinema and art
RESUMO Recentemente, as práticas documentais, incluindo aquelas que lidam com imagens em movimento, experimentaram um aumento sem precedentes na área artística, o que provocou críticas mas também levou a férteis discussões entre o campo de práticas documentárias artísticas e os documentários cinematográficos mais tradicionais. Este artigo visa a
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
-
5. The Performative Force of Bodies: Affective Realism in Contemporary Brazilian Cinema
AbstractThis article traces the emergence of a younger generation of Brazilian filmmakers whose works bypass traditional themes in Brazilian cinema such as urban violence and historical revisionism to engage in post-identity politics avoiding narratives of nation, class and gender. One of the most prominent features in these recent works is a questioning of
Ilha Desterro. Publicado em: 2015-12
-
6. Cinema e realismo: Frederick Wiseman / Cinema and realism: Frederick Wiseman
O presente trabalho investiga, a partir da sociologia do cinema, uma seleção de filmes documentais do cineasta americano Frederick Wiseman (1930-). Trata-se de um documentarista com grande importância para o que ficou conhecido como cinema direto ou cinema vérité, uma corrente cinematográfica que, através de determinados artifícios formais ausência
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/09/2012
-
7. A paisagem narrativa do nordeste e dos nordestinos nos filmes de Vladimir Carvalho / The narrative landscape of Northeast and northeasterns in the movies of Vladimir Carvalho
A paisagem narrativa é um conceito abstrato de movimento que se concretiza na observação da paisagem física, histórica e geográfica, assim como na paisagem fílmica. Aqui, a paisagem geográfica é analisada sob o ponto de vista de uma geografia retrospectiva, numa leitura de narrativização, a partir das imagens de filmes documentários. Essa leitura
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
-
8. Werner Herzog, documentarista : figuras da voz e do corpo / Werner Herzog, documentarist : figures of voice and body
Este trabalho pretende analisar a obra de documentários do cineasta alemão Werner Herzog sob a ótica da autorreflexão do diretor, através de sua voz e de seu corpo, em seus documentários e da relação estabelecida entre Herzog e a narrativa em cada filme. Procura se estabelecer como a característica nasceu em sua filmografia e como evoluiu ao longo d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2012
-
9. Documentário, falso e ciência : ancoragens e decolagens / Documentary, mock and science : anchors and takeoffs
Essa pesquisa propõe uma investigação sobre o documentário audiovisual e sua interlocução com o conceito de "falso", a partir de alguns filmes que se utilizam de narrativas que mesclam "ficção" com "documentário". Ao final, há uma proposta de roteiro de um falso documentário cujo tema é a ciência, o terceiro elemento que dialoga com os conceitos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
-
10. A primazia da palavra e o refúgio da memória : o cinema de Eduardo Coutinho / The primacy of word and the refuge of memory : the cinema of Eduardo Coutinho
Esta pesquisa investiga como a memória e a oralidade, categorias importantes nas Ciências Sociais e em outros domínios do saber, pontuam a práxis cinematográfica de Eduardo Coutinho (constituem sua matéria-prima basilar), a partir de seu procedimento mais recorrente - a entrevista. Para tanto, delimitamos como recorte analítico os seguintes filmes de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/05/2012
-
11. Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/05/2012
-
12. A memória assombrada : Um estudo da autorrepresentação no documentário animado Valsa com Bashir
Esta dissertação tem como objetivo discutir processos de autorrepresentação em documentários animados, a partir da análise do filme Valsa com Bashir (Ari Folman, 2008). Com a análise deste longa-metragem, busca-se compreender modos de articulação entre o campo do documentário e o da animação, aproveitando elementos de ambos enquanto possibilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/05/2012