Disposicoes Artisticas
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. Habitus e prática da dança: uma análise sociológica
O presente texto relata o estudo que consistiu em uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa cujo objetivo foi investigar quais disposições e capitais influenciam adolescentes para a prática da dança na cidade de Toledo - PR. A partir de um recorte específico procurou-se descrever os tipos de capitais que influenciam os agentes sociais para a pr�
Motriz: rev. educ. fis.. Publicado em: 2012-09
-
2. Evolução da musicalidade humana: seleção sexual e coesão de grupo / The evolution of human musicality: sexual selection and group cohesion
A musicalidade, concebida como o conjunto da capacidade cognitiva subjacente à dança e à comunicação sonora por meio de melodias harmonizadas e ritmadas, satisfaz vários critérios que caracterizam as adaptações biológicas. A música é muito antiga, universal e um importante aspecto em todas as culturas e épocas conhecidas. Ela provoca emoções e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
3. A construção social - discursiva de disposições artísticas :estudo a partir de alunos e alunas de um ateliê de pintura / A construção social - discursiva de disposições artísticas :estudo a partir de alunos e alunas de um ateliê de pintura / A construção social - discursiva de disposições artísticas :estudo a partir de alunos e alunas de um ateliê de pintura / The social/discursive construction of artistic inclinations: a study with students of a painting atelier. Blumenau / The social/discursive construction of artistic inclinations: a study with students of a painting atelier. Blumenau / The social/discursive construction of artistic inclinations: a study with students of a painting atelier. Blumenau
O que predispõe algumas pessoas a procurarem um ateliê livre de artes, em especial, um ateliê de pintura? O que as motiva a investirem tempo e esforços numa prática aparentemente não rentável? Como um ateliê, uma instituição educativa, se integra aos interesses e expectativas das pessoas que o procuram? Para responder a essas questões, esta pesqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2010
-
4. A construção social-discursiva de disposições artísticas: estudo a partir de alunos e alunas de um ateliê de pintura / The social/discursive construction of artistic inclinations: a study with students of a painting atelier
O que predispõe algumas pessoas a procurarem um ateliê livre de artes, em especial, um ateliê de pintura? O que as motiva a investirem tempo e esforços numa prática aparentemente não rentável? Como um ateliê, uma instituição educativa, se integra aos interesses e expectativas das pessoas que o procuram? Para responder a essas questões, esta pesqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2010
-
5. A (des)ordem doméstica : disposições, desvios e diálogos
A pesquisa de Doutorado em Poéticas Visuais, intitulada “A (des)ordem doméstica: Disposições, desvios e diálogos”, do PPGAV/IA/UFRGS, orientada pelo Prof. Dr. Hélio Fervenza desde 2005, partiu da visita a casas de colaboradoras, que registraram a disposição e o display dos objetos de seu lar. Na minha casa, comecei a desenvolver procedimentos tá
Publicado em: 2010
-
6. Entre o giz e o pincel: um estudo sobre os percursos educacionais de artistas plásticas e professoras de artes
Este estudo foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Poder, vinculada ao eixo Educação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau. A temática desta investigação são os percursos educacionais de artistas plásticas e professoras de Artes que atuam na dupla função,
Publicado em: 2009
-
7. Por que eu danço, por que tu danças, por que ele dança?: um estudo sobre estratégias sociais em contexto escolar de educação complementar
O estudo sobre o que predispõe certas pessoas a freqüentarem uma escola de dança é a temática central da presente pesquisa. Parte-se do pressuposto de que a cultura não é um privilégio natural, isto é, de que a prática cultural não é um dom ou uma questão de sensibilidade inata ligada à emoção, pois existem condições sociais que instilam o
Publicado em: 2008