Digital Designer
Mostrando 1-12 de 27 artigos, teses e dissertações.
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1. Digital version of the Rapid Automatized Naming (RAN): a contribution to early detection of reading problems in children
RESUMO Objetivo: apresentar uma versão digital do teste de Nomeação Automática Rápida (RAN), construído para ser uma ferramenta auxiliar para detectar precocemente problemas de leitura em crianças. Métodos: o aplicativo foi elaborado visando fornecer recursos, como: a) cadastro de indivíduos; b) segurança da informação com o uso do sistema de a
Rev. CEFAC. Publicado em: 08/04/2019
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2. Arte/Arquitetura/Design: tecnologias atuais nas estações do metrô de São Paulo / Art/Architecture/Design: current technologies in the metro of São Paulo
This thesis investigates the art in the stations of the Metro Company of São Paulo and assesses the possibilities of using current technologies and their constraints, in proposals for permanent and temporary environmental intervention in the public space in question. Beginning with a conceptual, historical and technical repertoire, surveys in the field and
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2012
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3. Performance e imagem técnica: o processo criativo da "Rainha de Copas e suas 7 primas invejosas" / Performance and technical image: the creative process of "A Rainha de Copas e suas 7 primas invejosas"
The objective of this work is to research and produce a critical thinking about the use of technological apparatus to produce the technical image. The proposal of this research is to create and experiment a digital and technological game using the body and the technical basis of theatre and circus as receptive and interactive environments, through multimedia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/05/2012
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4. Novas formas de representação gráfica nos tablets
Esta dissertação analisa, sob a perspectiva da representacão gráfica, alguns aspectos da passagem dos textos para o meio digital e interativo dos tablets. Para tanto busca, em primeiro lugar, comentar, a partir da visão de Vilém Flusser, aspectos da codificação digital envolvida no processo de digitalização dos textos e situar historicamente o pape
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
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5. Análise quantitativa da ocorrência de imagens de produtos na bibliografia de design para verificação de fidedignidade do conjunto destas imagens como representação do campo de atividade do design de produto / A quantitative analysis of design products images apearing in design literature, verifiyng if they constitute the true picture of the field of product design
Since, presently, there is no consensus with regard to various definitions of the concepts of \"design\" and \"product design\", the boundaries of the product designers\ field are perceived and shaped, to a great extent, by visual examples supplied by books, magazines and newspapers that are accessible to the general public, as well as to students, designers
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/04/2011
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6. Uma perspectiva cognitiva sobre o design de artefatos digitais educacionais
No sistema produtivo contemporâneo, o design é uma atividade central, pois responde pelo projeto de bens e serviços. Design não está, todavia, relacionado apenas com as capacidades criativas ou com leituras estéticas do projetista – como faz crer o uso popular da palavra - englobando profissionais dos mais diversos domínios. Um engenheiro eletrônic
Publicado em: 2011
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7. A INSERÇÃO DO DESIGNER DE GAMES NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE JOGOS ELETRôNICOS / THE GAME DESIGNERS INSERTION IN THE BRAZILIAN INDUSTRY OF ELECTRONIC GAMES
O presente trabalho trata da inserção do Designer de Games na indústria brasileira de jogos eletrônicos que, como um setor em amadurecimento e crescimento no Brasil, apresenta-se como um campo de atuação ainda pouco investigado, no que se relaciona a esse profissional. O Designer de Games tem um papel central no processo de desenvolvimento de um jogo e
Publicado em: 2009
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8. A Visualização da Informação quantitativa em jornalismo televisivo: classificação de infográficos em vídeo / The quantitative information visualization in the news television - video infographics classification
Estudo da visualização da informação em telejornalismo, através da pesquisa da base teórica da visualização da informação, e da análise dos infográficos veiculados em vídeo no telejornalismo brasileiro, que fazem parte dos motion graphics. A pesquisa aborda diferentes visões da visualização da informação, o processo de produção dos infogr
Publicado em: 2009
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9. The visual dimension and the web environment design influenced by user s participation / A dimensão visual e o design dos ambientes na web sob influência da participação dos usuários
Ahead of the digital environments expansion which follows the principles of the web 2.0, one can notice a growing opening on the users participation that can be seen from the social interaction channels, production and shared management of the digital content. The proposal of this research is to reflect on how this scenario of participation is forging and st
Publicado em: 2009
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10. Design for experience: processes and digital systems / Design para experiência: processos e sistemas digitais
Esta pesquisa estuda o processo de design envolvido no desenvolvimento de proposições pautadas pelos conceitos do design para experiência. O intuito é elaborar abordagens possíveis sobre a relação entre indivíduo e objeto interativo, ou seja, aquele acrescido de instância digital de processamento de dados. Tais abordagens poderão se constituir no p
Publicado em: 2009
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11. Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade / Design and architecture of information to educational web sites: an useful studying
O design é abordado neste trabalho desde a sua criação com a Bauhaus, passando por suas definições e conceituações, assim como também aponta os avanços tecnológicos da informática em especial à computação gráfica como ferramenta salutar ao designer gráfico. O mundo digital traz ao designer novas segmentações de atuação como o interface de
Publicado em: 2008
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12. THE DIGITAL ACTOR: A CHARACTER DESIGN PERSPECTIVE / O ATOR DIGITAL: UMA PERSPECTIVA DE DESIGN DE PERSONAGENS
Esta dissertação tem como objetivo analisar os aspectos de design envolvidos na credibilidade de personagens geradas através de computação gráfica, que operam como efeitos especiais em filmes de ação ao vivo. Para isto, é apresentada a hipótese de que se trata de uma categoria ontologicamente discreta de personagens - propondo-se a nomenclatura ato
Publicado em: 2008