Design Grafico
Mostrando 1-12 de 170 artigos, teses e dissertações.
-
1. Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes
RESUMO Objetivo: construir e validar tecnologia educativa voltada para prevenção de síndrome metabólica entre adolescentes. Método: pesquisa metodológica em que, inicialmente, por meio de revisão integrativa, foram analisadas as publicações disponíveis sobre a temática. Em seguida, utilizou-se tal conhecimento para construção do conteúdo teó
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 05/10/2017
-
2. Cultura visual japonesa: a intersecção entre arte e o design gráfico.
Neste artigo, será abordada a relação e as influências estéticas entre as artes tradicionais do Japão e a comunicação visual contemporânea, em especial o design gráfico japonês. A arte desenvolvida durante o período de isolamento do Japão tem notável influência na linguagem estética da comunicação comercial. Para investigar essa relação,
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
-
3. Design gráfico e arte urbana como ferramentas para o desenvolvimento social
Resumo: Este artigo discorre sobre as relações entre design gráfico socialmente orientado e intervenções urbanas na cidade de São Paulo. Entre trabalhos de artistas, designers e grafiteiros locais, destaca-se o projeto criado em 2011 por Thiago "Mundano" - o Pimp my Carroça, cujo objetivo é melhorar a vida dos catadores de lixo. O artigo descreve as
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2016-12
-
4. A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas
Resumo Nossa motivação surgiu da constatação de que uma das dificuldades, no estudo das funções trigonométricas, é a compreensão de conceitos como o do ciclo trigonométrico e da medida de um ângulo em radianos. Nosso objetivo foi investigar a contribuição de um ensino apoiado em construções com uma geometria dinâmica e em materiais concretos.
Bolema. Publicado em: 2016-12
-
5. Arquitetura da informação pervasiva
"Este livro é indicado não apenas para estudantes, profissionais e pesquisadores que trabalhem com Ciência da Informação e Arquitetura da Informação, mas também para todos que militem em áreas como a ciência da computação, comunicação, arquitetura, design gráfico e outras. Os autores, primeiramente, contextualizam as dinâmicas sociotecnológicas pertinentes ao mundo contemporâneo; posteriormente, apresentam a Arquitetura da Informação sob diversos aspectos – discutindo o tema por um viés epistêmico – e discutem a Arquitetura da Informação sob quatro diferentes abordagens – arquitetural, sistêmica, informacional e pervasiva. Por fim, analisam o tema que é objeto central da obra: a Arquitetura da informação pervasiva."
Autor(es): Oliveira, Henry Poncio Cruz de; Vidotti, Silvana Ap. Borsetti Gregorio; Bentes, Virgínia
Editora UNESP. Publicado em: 2015
-
6. Monteiro Lobato: editor gráfico (1918-1925) / Monteiro Lobato: publisher and visual communicator
This dissertation aims to show how was the involvement of Monteiro Lobato with graphic design as editor and manager of their publishers: Edições da Revista do Brasil, Monteiro Lobato e Cia. and Cia. Graphico-Editora Monteiro Lobato, from 1918 to 1925. The graphical analysis of publications issued by Lobato, meanwhile, served as guiding the research. Finall
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2013
-
7. O design gráfico editorial do papel ao tablet
O objetivo desta dissertação é identificar e analisar as estruturas gráficas, a linguagem visual e os discursos narrativos de revistas impressas quando traduzidas para meios digitais em dispositivos móveis, em forma de novos aplicativos para tablets. Pretende-se observar aqui em que medida as tecnologias digitais, vistas pelos seus aspectos sintáticos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
-
8. Imersão e presença nos jogos FPS: uma aproximação qualitativa
A pesquisa investiga os conceitos de imersão e presença nos jogos FPS (First-Person Shooters, Jogos de Tiro em Primeira Pessoa) a partir de uma perspectiva qualitativa. Realiza uma investigação tomando o fenômeno dos jogos FPS em duas décadas de sucesso na indústria dos jogos, dentro da qual observou-se transformações paradigmáticas que incluem map
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2012
-
9. O ensino paulistano de design: a formação das escolas pioneiras / São Paulo teaching design : the formation of the pioneer schools
O presente trabalho propõe uma investigação sobre as origens do ensino de design, no âmbito de bacharelado na cidade de São Paulo, tomandose como referências: documentação primária dos cursos (grades curriculares, ementas das disciplinas, projetos pedagógicos, trabalhos acadêmicos), bibliografia específica, contextos históricos e depoimentos dos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/04/2012
-
10. Aspectos próprios ao universo de noções e competências do design identificáveis, eventualmente, na atuação de indivíduos formados nesta área no desempenho de outras atividades profissionais / Aspects specific to the universe of design ideas and competencies that can be eventually identified, when design graduates carry out their activities in other professional areas.
Com a crescente oferta de cursos superiores de design no Brasil, considerou-se que parte dos egressos destes cursos não seguem atuando nesta área. Notou-se que, com o advento de publicações sobre o tema do design thinking e sobre o ensino de elementos do design na educação geral, há valorização dos atributos da formação do designer para resolver p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/04/2012
-
11. COMUNICAÇÃO E USABILIDADE: ESTUDOS SOBRE AS INTERFACES COMPUTACIONAIS
A pesquisa busca identificar as questões relacionadas aos estudos de Comunicação na Usabilidade de interfaces. O estudo é desenvolvido com revisão bibliográfica da Interação Humano-Computador e da Usabilidade. As revisões da interação humano-computador se dá considerando três principais eixos: Engenharia de software, Engenharia de Fatores Humano
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
-
12. O design grÃfico e a publicidade dos anÃncios de automÃveis da revista O Cruzeiro entre os anos de 1968 e 1972
Essa pesquisa busca aprofundar o conhecimento do design grÃfico atravÃs da sua atuaÃÃo no mercado publicitÃrio. Para isso serÃo analisados os anÃncios de automÃveis publicados na revista O Cruzeiro, entre os anos de 1968 e 1972. A discussÃo possibilita entender como o mercado publicitÃrio atuava no perÃodo sob influÃncias culturais e sociais nÃo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/02/2012