Design Da Experiencia Do Usuario
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. Modelagem sistêmica e simulação: estratégia de gestão no Processo de Projeto para a Experiência do Usuário (UXD)
Resumo A coleta, análise e avaliação de dados heterogêneos, provenientes da interação de usuários, com as mais diferentes tecnologias e soluções propostas, são de suma importância para o Processo de Projeto para a Experiência do Usuário (UXD). Entretanto, faz-se necessário representar mais claramente os delineamentos iniciais de equipes interdi
Gest. Prod.. Publicado em: 23/10/2017
-
2. Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
RESUMO É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) com estudantes de disciplinas do grupo de pesquisa Fatores Humanos na Interação e Comunicação da Informação (FHICI), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). O
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2016-09
-
3. Interfaces gráficas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem: a usabilidade e experiência do usuário como fatores de melhoria no processo de ensino e aprendizagem
Esta dissertação tem como objetivo examinar os conceitos projetuais utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e relacionálos com o campo de estudo do Design, no que se refere a Usabilidade e Design da Experiência do Usuário, com o intuito de fornecer informações relevantes para o aprimoramento do processo ensino/aprendizagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2012
-
4. Imersão e presença nos jogos FPS: uma aproximação qualitativa
A pesquisa investiga os conceitos de imersão e presença nos jogos FPS (First-Person Shooters, Jogos de Tiro em Primeira Pessoa) a partir de uma perspectiva qualitativa. Realiza uma investigação tomando o fenômeno dos jogos FPS em duas décadas de sucesso na indústria dos jogos, dentro da qual observou-se transformações paradigmáticas que incluem map
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2012
-
5. Um estudo sobre o design, a implementação e a avaliação de interfaces flexíveis para idosos em telefones celulares / A research on design, implementation and evaluation of flexible interfaces for the elderly in mobile phones
A população idosa cresce no Brasil e cada vez mais se faz necessário desenvolver tecnologias de informação e comunicação adequadas a esse público. Com o barateamento dos telefones celulares, muitas famílias gostariam que seus idosos fossem usuários desses dispositivos visando ter contato com os mesmos quando esses estão fora de suas casas. No enta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/04/2012
-
6. A framework for integrating interaction design and agile methods
Desenvolvimento Ágil tem estado em evidência no que diz respeito à processos de desenvolvimento de software. Juntamente com o crescimento da conscientização sobre a importância de uma boa Experiência de Usuário surgiu a necessidade de integrar estas duas áreas. Entretanto, o desenvolvimento Ágil possui uma cultura distinta que, num primeiro momento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2012
-
7. Uma taxonomia adaptativa por persona construída a partir da participação da comunidade brasileira de interação homem-computador / An Adaptive Taxonomy per Persona Built from the Participation of the Brazilian Community of Human-Computer Interaction
Os conceitos, técnicas, métodos de Interação Humano-Computador ainda não estão tão presentes no ambiente de desenvolvimentos de softwares interativos, pois há uma dificuldade para o entendimento e absorção de conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de IHC e também por não serem comuns nos ambientes de desenvolvimento de produtos interativos.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2012
-
8. Desenvolvimento e avaliação do objeto digital de aprendizagem sobre o aleitamento materno do prematuro / Development and evaluation of a digital learning object about breastfeeding of preterm babies
Em um esforço para auxiliar mães e famílias na prática e manutenção do aleitamento materno de bebês prematuros, motivamo-nos a realizar o presente estudo, visualizando a possibilidade de construir um instrumento educativo a fim de auxiliá-los neste cuidado com seus filhos prematuros. Neste sentido, os objetivos do presente estudo são: desenvolver um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/01/2012
-
9. Design de interação para TV Digital: convergência das mídias e o Sistema Brasileiro de TV Digital / Digital TV Interaction Design: media convergence and the Brazilian Digital Television System
O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), adotado como padrão de TV Digital no Brasil, traz consigo a alta resolução de imagens, mais canais, a transmissão para receptores móveis e a promessa de interatividade. Concomitantemente à sua implantação, vemos o crescimento da base de usuários do serviço móvel pessoal, assim como um aumento substancial
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
-
10. Metodologia para o design de interface de ambiente virtual centrado no usuário
A presente pesquisa objetiva propor uma metodologia que oriente o design de interface de ambiente virtual centrado no usuário que seja sistematizada como processo de desenvolvimento de produto, com princípios de design de interação e considerando aspectos de usabilidade e ergonomia, de modo a favorecer o trabalho do usuário, permitindo a apropriação d
Publicado em: 2011
-
11. ONTOLOGY-DRIVEN RIA INTERFACES GENERATION / GERAÇÃO DE INTERFACES RIA DIRIGIDA POR ONTOLOGIAS
Vivemos hoje na era da Web 2.0, onde os navegadores executam interfaces gráficas cada vez mais ricas, permitindo que virtualmente todo tipo de aplicação possa explorar a ubiqüidade dos navegadores Web sem comprometer a experiência do usuário. Os modelos utilizados no desenvolvimento de software, além de mecanismos de abstração e documentação, sob
Publicado em: 2010
-
12. As ações comunicacionais táteis no processo de criação do design de superfície
A presente dissertação tem por objetivo a investigação da identidade comunicacional tátil do design de superfície. Como ferramenta de aproximação comunicativa entre usuário e objeto, o design de superfície insere-se em um contexto mercadológico, cujos valores de compra se estendem para além do desempenho mecânico, englobando as esferas de conte�
Publicado em: 2009