Desenvolvimento Orientado Por Modelos
Mostrando 13-24 de 55 artigos, teses e dissertações.
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13. Model Driven RichUbi processo dirigido a modelos para a construção de interfaces ricas de aplicações ubíquas sensíveis ao contexto
A Web 2.0 permitiu aos usuários maior interatividade com as aplicações Web. As chamadas Aplicações de Internet Ricas (RIAs Rich Internet Applications) transpuseram os limites das interfaces simples construídas apenas em Hypertext Markup Language (HTML). Através da adoção de tecnologias que permitem a criação de interfaces mais avançadas, as RIAs
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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14. Uma abordagem orientada a modelos para desenvolvimento de aplicações sensíveis ao contexto no ambiente de TV digital
Com a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, e com a possibilidade de criação de aplicações interativas, o domínio de Televisão Digital (TVD) é um ambiente a ser explorado por aplicações inovadoras, como é o caso das Aplicações Sensíveis ao Contexto. Aplicações Sensíveis ao Contexto utilizam informações contextuais do us
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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15. Caracterização da fertilidade do solo, distribuição do sistema radicular e índice de qualidade do solo no Ecossistema Restinga do Litoral Paulista
A Restinga é um conjunto de comunidades vegetais em mosaico, determinadas pelas características de seus substratos resultantes de processos deposicionais e idades. De todos os ecossistemas associados à Mata Atlântica, a restinga é a mais frágil e susceptível às perturbações antrópicas. Neste complexo mosaico encontram-se as fitofisionomias de flor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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16. Um modelo conceitual baseado em MDD e padrões para evolução de sistemas OA
O Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos (DSOA) é uma técnica que complementa o Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos (DSOO) modularizando diversos conceitos que as abordagens para suporte ao DSOO não conseguiam modularizar adequadamente. No entanto, o estado da arte atual do DSOA sofre com a evolução de software, principalme
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2010
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17. Gerência de Interfaces para Sistemas de Informação: uma abordagem baseada em modelos / Interfaces Management to Information Systems: an models based approach
Construir e manter uma Interface Gráfica com Usuário (GUI) para Sistemas de Informação (SI) demanda muito tempo e esforço da equipe de Engenharia de Software. Esta dissertação descreve uma abordagem dirigida por modelos para criar dinamicamente e gerenciar essas interfaces. Nessa abordagem, o Engenheiro de Software projeta um modelo conceitual do sist
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/04/2010
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18. Um modelo de programação orientado ao desenvolvimento de sistemas ubíquos / A programming model oriented to development of ubiquitous systems
O presente trabalho propõe o Ubiquitous Oriented Programming (abreviadamente UOP), um modelo de programação orientado ao desenvolvimento de sistemas ubíquos. UOP utiliza os conceitos de Serviços e Orientação a Objetos, integrando-os com os requisitos de aplicações ubíquas como contexto, sensibilidade ao contexto, adaptação ao contexto, mobilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2010
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19. Uma abordagem orientada por modelos para o desenvolvimento de software na computação ubíqua
Com o avanço da capacidade de hardware e de tecnologias chaves de software e de redes, a Computação Ubíqua está se tornando uma realidade. O termo Computação Ubíqua referese a ambientes saturados de dispositivos computacionais e redes de comunicação, que se integram naturalmente à atividade humana. Segundo Mark Weiser, o pai da computação ubíqu
Publicado em: 2010
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20. Evolução de esquemas em bancos de dados orientados a objetos utilizando versões / Schema evolution in object oriented data bases using versions
Este trabalho apresenta um mecanismo para evolução de esquemas para bancos de dados orientados a objetos. A necessidade de alteração do esquema conceitual de dados pode surgir em qualquer momento da vida de um sistema, por motivos como incorporar novas especificações e necessidades do usuário, reaproveitamento de classes em outros sistemas a correçã
Publicado em: 2010
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21. CrossMDA2: Uma abordagem para minimizar o problema da fragilidade de pointcuts na evolução de sistemas orientados a aspectos
Este trabalho propõe uma abordagem baseada em modelos para minimizar o problema da fragilidade de pointcuts na evolução de sistemas desenvolvidos segundo o paradigma de orientação a aspectos. A abordagem proposta, denominada pointcuts baseados em visões conceituais, é motivada pela constatação das deficiências das abordagens tradicionais de defini�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2009
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22. A model-driven software reuse approach / Uma abordagem orientada a modelos para reutilização de software
A reutilização de software busca aumentar a qualidade e produtividade no desenvolvimento de software, evitando a duplicação do esforço e reaproveitando o máximo possível das experiências de projetos passados. Apesar de simples, esta idéia não é facilmente colocada em prática, principalmente de maneira sistemática e controlada. Técnicas de engen
Publicado em: 2009
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23. CrossMDA-SPL: uma abordagem para gerência de variabilidades dirigida por modelos e aspectos
Este trabalho propõe uma abordagem sistemática para gerência de variabilidades dirigida por Modelos e Aspectos usando os mecanismos das abordagens de Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos (DSOA) e Desenvolvimento Dirigido por Modelos (DDM). O objetivo central da abordagem, denominada CrossMDA-SPL, é melhorar a gerência, modularização e isol
Publicado em: 2009
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24. Improving the search for refactoring opportunities on object-oriented and aspect-oriented software / Melhorando a busca por oportunidades de refatoração em software orientado a objetos e orientado a aspectos
Refatoração é o processo de melhorar o projeto de sistemas de software sem modificar seu comportamento externamente observável. O processo de refatoração pode auxiliar a incrementalmente melhorar a qualidade de software de um sistema através da aplicação de transformações que preservam comportamento chamadas de padrões de refatoração. O princip
Publicado em: 2009