Desenvolvedores
Mostrando 1-12 de 220 artigos, teses e dissertações.
-
1. Semantic portals from sociothecnical perspective of the actor-network theory
RESUMO Os portais semânticos, como artefatos sociotécnicos, envolvem diferentes atores que são alinhados para ofertar serviços de comunicação e de busca de informação de forma mais rápida e precisa. O objetivo desse estudo é descrever a rede de atores envolvidos na construção de portais semânticos e suas interrelações. Os preceitos da Teoria A
Perspectivas em Ciência da Informação. Publicado em: 2022
-
2. Validation of the RAND 36-Item Health Survey questionnaire in Brazil
RESUMO Contexto: A qualidade de vida relacionada à saúde é frequentemente usada como uma medida de resultado que melhora a qualidade da atenção à saúde. O SF-36 e o RAND-36 foram derivados do Medical Outcomes Study. Objetivo O presente estudo teve como objetivo validar o RAND-36 no Brasil, em indivíduos saudáveis e pacientes com doença hepática
Arquivos de Gastroenterologia. Publicado em: 2022
-
3. TRABALHO DIGITAL E EMPREGO: a reforma trabalhista e o aprofundamento da precariedade
Este artigo analisa as mudanças no trabalho decorrentes das novas tecnologias informacionais e as ocupações oriundas de sua utilização. Entre as ocupações analisadas encontram-se os desenvolvedores de software, os montadores de hardware nas fábricas de equipamentos informáticos, os atendentes de callcenter em serviços terceirizados, como também o
Cad. CRH. Publicado em: 10/10/2019
-
4. Controvérsias na padronização do middleware de interatividade da TV digital brasileira: democracia técnica à prova do dispositivo de normatização da inovação Ginga
Resumo O presente texto tem o propósito de reconstruir a cena da controversa normatização do middleware de interatividade da TV digital brasileira - Ginga - cuja arquitetura final resultou na combinação de duas linguagens NCL-Lua (código aberto) e Java-DTV (proprietária). Nosso objetivo é mostrar como, nos termos da democracia técnica, se deu a disp
Soc. estado.. Publicado em: 06/05/2019
-
5. E-baby integridade da pele: inovação tecnológica no ensino de enfermagem neonatal baseado em evidências
Resumo Objetivo: Desenvolver e validar o serious game e-Baby: integridade da pele junto a um painel de experts. Método: Pesquisa metodológica contemplando as etapas de desenvolvimento: definição de escopo, formato do jogo e suas funcionalidades, descrição do roteiro e comunicação com desenvolvedores, prototipagem com avaliação e produção; e val
Esc. Anna Nery. Publicado em: 23/07/2018
-
6. Comportamento do consumidor de jogos eletrônicos: um estudo sobre as intenções de jogar e pagar
Resumo O mercado de games é um dos mais rentáveis no quesito lazer, ultrapassando o mercado cinematográfico, e figura como o 11° do mundo e o 1° da América Latina em rentabilidade para as empresas. A despeito desta importância, poucas informações são conhecidas sobre quais as razões que motivam as pessoas a jogar. Este artigo teve como objetivo an
Rev. Adm. (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
7. Tradução e adaptação transcultural do Clinical Competence Questionnaire para uso no Brasil
RESUMO Objetivo: traduzir e adaptar transculturalmente o Clinical Competence Questionnaire aos estudantes brasileiros concluintes da graduação em enfermagem, bem como mensurar as propriedades psicométricas do questionário. Método: estudo metodológico realizado em seis etapas: tradução do instrumento Clinical Competence Questionnaire, consenso das t
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 05/06/2017
-
8. Robin Hood às avessas: software, pirataria e direito autoral
Resumo Como a pirataria influencia o mercado de programas de computador? A presente pesquisa visa analisar os efeitos respectivos da pirataria tanto para as grandes corporações quanto para os pequenos desenvolvedores de software. O plano teórico é composto pelas teorias de viver plenamente a lei e de luta por reconhecimento. A análise do tipo qualitativ
Rev. direito GV. Publicado em: 2017-04
-
9. Trabalhadores digitais: as novas ocupações no trabalho informacional
Resumo Este artigo traz uma análise dos trabalhadores da indústria de informática, bem como do trabalho que realizam, o qual denominamos aqui de "trabalho digital". São os trabalhadores de criação ou gestão de tecnologias informacionais, que desenvolvem softwares, aplicativos, jogos computacionais, criam e administram páginas web, analistas de sistem
Soc. estado.. Publicado em: 2017-04
-
10. O USO DA DISTÂNCIA DE HAUSDORFF COMO MEDIDA DE SIMILARIDADE EM SISTEMAS AUTOMÁTICOS DE ATUALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
A automação do processo de revisão e atualização da cartografia de áreas urbanas ainda constitui um desafio aos desenvolvedores de sistemas computacionais de alta produtividade. Uma das questões que permeia esse processo é a quantificação da similaridade entre objetos representados no espaço vetorial (bases cartográficas digitais) e segmentados n
Bol. Ciênc. Geod.. Publicado em: 2016-12
-
11. Recomendações de usabilidade e acessibilidade para interface de telefone celular visando o público idoso
Resumo Este trabalho estuda a relação do idoso com o telefone celular e estabelece algumas recomendações que podem auxiliar a melhorar essa interação. Investiga o uso do telefone celular, que é o equipamento eletrônico que mais cresce em vendas no mundo, pelo público idoso, a fim de identificar suas necessidades, dificuldades e compreensão quanto a
Prod.. Publicado em: 17/11/2015
-
12. O USO DE SOFTWARES PARA AVALIAÇÃO POSTURAL: REVISÃO INTEGRATIVA
Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os softwares de análise postural disponíveis na atualidade. Trata-se de uma revisão integrativa-narrativa, de cunho metodológico e natureza qualitativa, realizada no período de abril a julho de 2014. Como critérios de inclusão, os artigos deveriam ser de natureza bibliográfica ou de pesquisa origi
Coluna/Columna. Publicado em: 2015-09